O Ritual do Hexagrama na Aurora Dourada
O Ritual do Hexagrama dentro da Golden Dawn por Spartakus FreeMann.
No sistema da Golden Dawn , os rituais do hexagrama fornecem um meio de trabalhar na magia planetária. Eles podem ser usados para invocar ou banir planetas, individualmente ou em conjunto.
“ O hexagrama é um símbolo poderoso que representa o trabalho dos sete planetas sob a presidência das Sephiroth e do Nome de sete letras, ARARITA . O hexagrama às vezes é chamado de Selo Estelar ou Símbolo do Macrocosmo, assim como o pentagrama é chamado de Selo Estelar ou Símbolo do Microcosmo. » [1] .
Para fazer isso, os planetas são associados aos pontos do hexagrama. As correspondências são derivadas da colocação do hexagrama na Árvore da Vida, que alinha uma Sephirah e seu planeta associado com cada ponto do hexagrama. Há duas exceções: o Sol, colocado em Tiphereth, está no centro geométrico do hexagrama e Saturno está colocado em Binah, no ponto mais alto representando a unidade das três Sephiroth Superiores. Que podemos representar da seguinte forma [2] :
“ Em todos os rituais do hexagrama como nos do pentagrama, você completará o círculo do lugar. Você não desenhará um círculo externo ao redor de cada hexagrama, a menos que deseje confinar a força em um lugar – como carregar um Símbolo ou Talismã.
A partir da atribuição dos planetas, um em cada ângulo do hexagrama, você descobrirá a razão da simpatia existente entre um planeta superior e um planeta inferior. Em outras palavras, o que exatamente se opõe no hexagrama. E é por esta razão que o Triângulo de seus Hexagramas – de invocação ou de banimento – é permutado. Os planetas superiores são Saturno, Júpiter, Marte. Os planetas inferiores são Vênus, Mercúrio, a Lua. E no meio está colocado o Fogo do Sol. Portanto, Saturno superior e Lua inferior são simpáticos, assim como Júpiter e Mercúrio, Marte e Vênus . » [3] .
Se o pentagrama representa o plano dos elementos terrestres , o hexagrama representa o plano dos planetas, centrado no Sol. O pentagrama simboliza assim a dominação do Microcosmo equilibrado sobre seus elementos constituintes (água, terra, ar, fogo, quintessência). O hexagrama simboliza o Macrocosmo:
" E porque o Hexagrama é o Selo Estelar do Macrocosmo ou do Grande Mundo, deve, portanto, ser empregado em todas as invocações das Forças das Sephiroth: embora o Selo Estelar do Pentagrama represente sua operação no Mundo Lunar, nos Elementos e no homem. Se você quiser lidar com as Forças da Tríade Superna das Sephiroth, você usará os Hexagramas de Saturno. » [4] .
Para enfatizar o simbolismo dos planetas como aspectos primordiais ou emanações da Unidade divina, cada planeta é associado a uma letra da fórmula cabalística ARARITA (אראריתא). Esta palavra, que começa a aparecer nos textos cabalísticos do século XVII , é um notariqon [ 5] formado a partir das iniciais da frase hebraica: "Achad Rayshethoh, Achad Resh Yechidathoh, Temurathoh Achod". O que significa, como escreve Regardie: "Um é Seu começo, Um é Sua individualidade, Sua permutação é Um". »
A Golden Dawn também associou os pontos do hexagrama e seu planeta com as seguintes cores:
Nos escritos de Regardie sobre a Golden Dawn, a atribuição dos planetas às letras é a seguinte:
- Saturno – Aleph (א)
- Júpiter—Resh (ר)
- Marte – Aleph (א)
- Sol – Yod (י)
- Vênus – Resh (ר)
- Mercúrio — Tav (ת)
- Lua – Aleph (א)
Se colocarmos as letras de acordo com as atribuições planetárias, obtemos isso:
Substituindo o hexagrama na Árvore da Vida, obtemos o seguinte diagrama:
Como acabamos de ver, os pontos do hexagrama estão associados às Sephiroth:
- A Lua em Yesod ;
- Mercúrio em Hod;
- Vênus em Netzach;
- O Sol em Tiphereth;
- Marcha para Gebourah ;
- Júpiter em Hesed
- Saturno a Binah (Sephirah da Tríade Superior).
A associação do ponto superior do hexagrama com Binah parece, à primeira vista, confusa se observarmos o diagrama acima. De fato, o ponto superior de Saturno é encontrado em Daath e, portanto, no lugar de Urano. E isso é perfeitamente compreensível quando sabemos que Daath é a porta da Tríade Superior e, portanto, concentra sua influência. Assim, o hexagrama respeita a "proibição" de alcançar as Sephiroth Superior tal como contém, mas não toca o Sol em Tiphereth. Encaminhamos o leitor aos ensinamentos da Golden Dawn e da Cabalá para aprofundar o simbolismo de Daath.
“ARARITA é um Nome Divino de sete letras formadas pelas iniciais hebraicas da frase: “um é o seu começo. Uma é a sua individualidade. Sua permutação é uma”. Quanto ao Pentagrama, cada ângulo do hexagrama emite um raio que representa um esplendor do divino. Por isso é chamado de Hexagrama Flamejante, ou Selo de Seis Raios. Geralmente é desenhado com o único ponto no topo. Não é um símbolo do mal com as duas pontas para cima, e isso é uma diferença com o Pentagrama ” [6] .
A versão original do Ritual Menor do Hexagrama Golden Dawn
Por uma questão de simplificação, discutiremos aqui apenas o ritual menor de invocação de Saturno. O leitor poderá encontrar facilmente o layout dos hexagramas de invocação e banimento dos demais planetas.
Deve-se notar que este ritual é praticado após a realização da Cruz Cabalística do ritual menor do pentagrama.
1/ Ritual do Hexagrama Menor [7]
Trace o hexagrama invocando o Fogo para Saturno, no Leste. Visualize o sigilo em uma chama dourada e brilhante.
Inspire, atraindo a energia da Luz Divina que flui através de você, e faça o Sinal de Entrar, como você fez no ritual do pentagrama menor, com os dedos no meio dos dois triângulos do Hexagrama, enquanto você vibra: ARARITA e o Nome Divino do planeta: YHVH ELOHIM (יהוה אלהים) [8] .
Mantenha o braço direito estendido e desenhe uma linha branca brilhante do hexagrama que acabou de desenhar, movendo-se para o sul no sentido horário. Trace o hexagrama de invocação da Terra para Saturno, vibrando ARARITA.
Mova no sentido horário para o oeste. Trace o Hexagrama do Ar para Saturno, dizendo ARARITA.
Mova para o norte no sentido horário. Trace o hexagrama da Água para Saturno, vibrando ARARITA.
Retorne ao centro, voltado para o leste. Faça uma análise de palavras-chave.
2/ Proceda à análise da palavra-chave.
De frente para o leste (se estiver usando uma varinha ou outra ferramenta, segure-a em frente).
Diga: INRI [9]
Diga: Yod, Nun, Resh, Yod (traçando essas letras no ar enquanto você as diz).
י נ ר י
Diga: Virgem, Ísis, Mãe Poderosa (trace o sinal da Virgem no ar à sua frente).
♍︎
Diga: Escorpião, Apófis, Destruidor (trace o signo de Escorpião).
♏︎
Diga: Sol, Osíris, Assassinado e Ressuscitado (Desenhe o signo do Sol. Desenhe o círculo no sentido horário, começando no topo, depois faça o ponto central apontando a varinha para o centro do círculo).
☉
Diga: Ísis, Apófis, Osíris, IAΩ (pronunciando cada um dos três primeiros nomes, repita os signos de Virgem, Escorpião e Sol).
Faça o sinal de Osíris assassinado (de pé com os pés juntos e os braços estendidos para formar uma cruz). Olhe para frente.
Diga: O sinal de Osíris assassinado.
Faça o sinal de luto de Ísis (aponte o braço direito para cima, mantendo o cotovelo reto. Aponte o braço esquerdo para baixo, novamente mantendo o cotovelo reto. Olhe para baixo e para a esquerda, para a mão esquerda).
Diga: O sinal de luto por Ísis.
Faça o sinal de Apophis e Typhon (levante os braços acima da cabeça em forma de "V". Olhe para cima).
Diga: o sinal de Apophis e Typhon.
Faça o sinal de Osíris ressuscitado (cruze os braços sobre o peito. Olhe para baixo).
Diga: O sinal do Osíris ressuscitado.
Repita os sinais de Osíris morto e Osíris ressuscitado dizendo, LVX, a luz da cruz.