terça-feira, 15 de novembro de 2022

A importância do Brahmacharya!

 A importância do Brahmacharya!



    A importância do Brahmacharya! Por Sri Swami Sivananda



  • O que é Brahmacharya?
  • Glória de Brahmacharya
  • Poder da luxúria
  • Como manter o Brahmacharya
  • Disciplina Mental
  • Sadhana para o Sucesso em Brahmacharya

    Prática de Brahmacharia! (versão completa)









    1. O que é Brahmacharya?

    1. Foi apenas nos últimos anos, praticamente nos últimos quarenta anos, que a atenção científica se concentrou no assunto da natureza e evolução do impulso sexual no homem. Psicólogos e estudantes clínicos fizeram investigações cuidadosas sobre os fenômenos da vida sexual normal e anormal entre as populações civilizadas dos dias atuais.

    2. A estreita ligação do tema do sexo com a religião, tanto na evolução social quanto na psicologia individual, torna o estudo da castidade um capítulo extremamente importante na sociologia passada e futura da raça.

    3. A satisfação de todo desejo mundano é pecaminosa. O homem foi criado para uma vida de comunhão espiritual com Deus. A bondade moral consiste em renunciar a todos os prazeres sensuais, em separar-se do mundo, em viver somente segundo o espírito, em imitar a perfeição e a pureza de Deus.  A sensualidade é inconsistente com a sabedoria e a santidade. O grande negócio da vida é evitar a impureza.

    4. O homem se degradou em grande medida ao se tornar um fantoche da paixão. Tornou-se uma máquina imitativa. Ele perdeu seu poder de discriminação. Ele se afundou na forma mais abjeta de escravidão. Que estado triste! Que situação lamentável, de fato! Se ele deseja recuperar seu estado divino perdido e a glória brâmane, todo o seu ser deve ser completamente transmutado por entreter pensamentos divinos sublimes e praticar meditação regular. A transmutação do desejo sexual é uma forma muito potente, eficaz e satisfatória de realizar a bem-aventurança eterna.

    5. Brahmacharya é o voto de celibato em pensamento, palavra e ação, pelo qual a pessoa atinge a auto-realização ou alcança Brahman. Significa o controle não apenas do Indriya reprodutivo, mas também o controle de todos os sentidos em pensamento, palavra e ação. A porta para o Nirvana ou perfeição é o Brahmacharya completo. O celibato completo é a chave mestra para abrir os reinos da bem-aventurança elísia. A avenida para a morada da Paz Suprema começa em Brahmacharya ou pureza.

    6. “Rasad raktam tato mamsam mamsanmedhah prajayate; Medasosthi tato majja majjayah sukrasambhavah – do alimento vem o suco ou quilo, do sangue do quilo, do sangue, da carne, da gordura da carne, da gordura dos ossos, da medula dos ossos e, finalmente, do sêmen da medula.” O sêmen é a quintessência do alimento ou do sangue. Uma gota de sêmen é fabricada a partir de 40 gotas de sangue de acordo com a ciência médica. Segundo a Ayurveda é elaborado a partir de 80 gotas de sangue. Assim como o açúcar permeia tudo na cana-de-açúcar, a manteiga no leite, assim também o sêmen permeia todo o corpo. Assim como o leitelho é fino depois que a manteiga é removida, também o sêmen é diluído por seu desperdício. Quanto mais desperdício de sêmen, maior é a fraqueza. Nos Yoga Sastras é dito: “Maranam bindupatanat jivanam bindu-rakshanat – a queda do sêmen traz a morte; a preservação do sêmen dá vida”. O sêmen é a verdadeira vitalidade no homem. É o tesouro escondido para o homem. Dá Brahma-Tejas ao rosto e força ao intelecto.

    7. Se a secreção espermática no homem for contínua, ela deve ser expelida ou reabsorvida. Como resultado das investigações científicas mais pacientes e perseverantes, sempre que as secreções seminais são conservadas e assim reabsorvidas no sistema, elas vão enriquecer o sangue e fortalecer o cérebro.  Dr. Dio Louis ensinou que a conservação deste elemento é essencial para a força do corpo, vigor da mente e agudeza do intelecto. Outro escritor, Dr. EP Miller, escreve: “Todo desperdício de secreções espermáticas, seja voluntário ou involuntário, é um desperdício direto de força vital. É quase universalmente aceito que o elemento mais escolhido do sangue entra na composição da secreção espermática. Se essas conclusões estiverem corretas, segue-se que uma vida casta é essencial para o bem-estar do homem”.

    2. Glória de Brahmacharya

    1. A abstinência ou continência é a pedra angular ou fundamento sobre o qual se ergue o pedestal de Moksha. Se a fundação não for muito forte, a superestrutura cairá quando chover forte. Mesmo assim, se você não estiver estabelecido em Brahmacharya, se sua mente estiver agitada por maus pensamentos, você cairá. Você não pode alcançar o cume da escada do Yoga ou o mais alto Nirvikalpa Samadhi.

    2. "Brahmacharyena tapasa deva mrityumupaghnata - Os Vedas declaram que por Brahmacharya e penitência os Devas conquistaram a morte." Como Hanuman se tornou um Mahavir? É com esta arma de Brahmacharya que ele adquiriu força e veludo insuperáveis. O grande Bhishma, o avô de Pandavas e Kauravas venceu a morte por Brahmacharya. É apenas Lakshmana, o Brahmachari ideal que derrotou o homem de bravura inestimável, o conquistador de três mundos, Meghanada, filho de Ravana. Mesmo o Senhor Rama não conseguiu enfrentá-lo. É pela força de Brahmacharya que Lakshmana foi capaz de derrotar a invencível Meghanada. O valor e a grandeza do imperador Prithviraj foram devidos à força de Brahmacharya. Não há nada nos três mundos que não possa ser alcançado por um Brahmachari.

    3. Os Srutis declaram: “Naayam Atma balaheenena labhyah – Este Atman não pode ser alcançado por um homem fraco.” No Gita você encontrará: “Yadichhanto brahmacharyam charanti—Aquele desejo que Brahmacharya é realizado” (Cap. VIII-11). “Trividham narakasyedam dvaram nasanamatmanah; kamah krodhastatha lobhastasmad etat trayam tyajet—Ó Arjuna! Triplo é o portão do inferno, destrutivo do Self; luxúria, ira e ganância: portanto, que o homem renuncie a estes três” (Cap. XVI-21). “Jahi satrum mahabaho kamarupam durasadam – Mate este poderoso inimigo, paixão, pela observância de Brahmacharya” (Cap. III-43).

    4. Assim como o óleo vem em um pavio queima com luz brilhante, assim também o Veerya ou sêmen flui pela prática do Yoga Sadhana e é convertido em Tejas ou Ojas. O Brahmachari brilha com Brahmic Aura em seu rosto. Brahmacharya é a luz brilhante que brilha na casa do corpo humano. É a flor da vida totalmente desabrochada em torno da qual as abelhas de força, paciência, conhecimento e pureza e Dhriti vagam zumbindo aqui e ali.  Em outras palavras, aquele que observa Brahmacharya será dotado com as qualidades acima. As escrituras declaram enfaticamente: “Ayustejo balam veeryam vidya shrih kirtireva cha; punyam cha satpriyatvam cha vardhate brahmacharyaya — Pela prática de Brahmacharya, longevidade, glória, força, vigor, conhecimento, riqueza, fama imorredoura, virtudes e devoção à Verdade aumentam.”

    5. Brahmacharya é a base para a obtenção de Kaya Siddhi. O celibato completo deve ser observado. Isso é de suma importância. Pela prática do Yoga, o sêmen se transmuta em Ojas-Sakti. O Yogi terá um corpo perfeito. Haverá charme e graça em seus movimentos. Ele pode viver o quanto quiser (Iccha Mrityu). Essa é a razão pela qual o Senhor Krishna diz a Arjuna: “Tasmat yogee bhava Arjuna – portanto, torne-se um Yogi, ó Arjuna.”

    6. As mulheres que são castas podem ser chamadas de Brahmacharinis. Somente pela força do Brahmacharya, muitas mulheres do passado realizaram feitos milagrosos e mostraram ao mundo o poder da castidade. Nalayani, pelo poder da castidade, impediu o nascer do sol para salvar a vida de seu marido. Anasuya transformou os Trimurtis - Brahma, Vishnu e Mahesvara como bebês quando eles queriam o Nirvana Bhiksha. É apenas pelo poder da castidade que ela foi capaz de transformar as Grandes Divindades em bebês. Savitri trouxe de volta a vida de Satyavan, seu marido, do laço de Yama por sua castidade. Tal é a glória da feminilidade. Tal é o poder da castidade ou Brahmacharya. As mulheres que levam uma vida de chefe de família com castidade também podem se tornar Anasuya, Nalayani ou Savitri.

    7. Cultura real é o estabelecimento de Brahmacharya físico e mental perfeito. A verdadeira cultura é a realização da identidade da alma individual com a Alma Suprema por meio da experiência direta. Para um homem de mente mundana apaixonado, os termos: 'Auto-realização', 'Deus, Auto Vairagya, renúncia, morte, cemitério' são muito revoltantes e aterrorizantes, porque ele é apegado a objetos. O termo cantar, dançar, falar de senhoras é muito agradável. A atração por objetos desaparecerá gradualmente se a pessoa começar a pensar seriamente na natureza irreal do mundo.

    8. Se alguém compreende claramente os sérios danos que advêm de uma vida impura e se ele determina atingir o objetivo da vida levando uma vida pura, ele deve manter sua mente ocupada em pensamentos Divinos, concentração, meditação, estudo e serviço de humanidade.

    3. Poder da luxúria

    1. Bhartrihari diz: “Para comer, eu tenho o que mendigar traz e isso é muito insípido e uma vez por dia; para a cama, a terra; e por atendente, o próprio corpo; para o vestido, usei um cobertor feito de cem remendos; ainda infelizmente! a luxúria não me abandona.”

    2. Um cavalheiro que parou de fumar e beber, embora casado, quer praticar Brahmacharya. Sua esposa não tem objeções, mas ele mesmo acha difícil essa disciplina, especialmente o problema parece estar no controle da visão. “A rua é meu principal inimigo”, ele me disse recentemente. Isso significa que os olhos são atraídos por mulheres bem vestidas. Um aspirante diz: “Enquanto eu praticava vigorosamente Pranayama, Japa e meditação, minha mente não era poluída, mesmo que eu visse jovens seminuas. Mas quando saí da prática não conseguia controlar minha visão e fui atraído por mulheres bem vestidas nas ruas e fotos seminuas que são coladas na frente das casas de cinema. A praia do mar e a Mall Road são minhas inimigas.

    3. Jerônimo escreve à virgem Eustóquio sobre sua luta pela abstinência e o poder da luxúria: “Oh, quantas vezes quando no deserto, na vasta solidão que, queimada pelo calor do sol, oferece apenas uma morada horrível para os monges , imaginei entre as delícias de Roma: eu estava sozinho. Meus membros estavam cobertos por um saco miserável e minha pele era negra como a de um etíope. Todos os dias eu chorava e gemia, e se eu fosse involuntariamente dominado pelo sono, meu corpo magro jazia na terra nua. Não digo nada sobre minha comida e bebida, pois no deserto até mesmo os inválidos não bebiam senão água fria. Bem, eu que por medo do inferno me condenei a esta prisão, companheiro de escorpiões e feras, muitas vezes pareci na imaginação entre um bando de garotas. Meu rosto estava pálido de jejum; minha mente dentro do meu corpo gelado ardia de desejo; o fogo da luxúria ainda arderia em um corpo que já parecia estar morto. Tal é o poder da luxúria.

    4. Não há esperança para você ter auto-realização ou conhecimento do Ser se você não estiver bem estabelecido em Brahmacharya. Brahmacharya é a chave mestra para abrir os reinos da bem-aventurança eterna. Brahmacharya é o próprio fundamento do Yoga. Assim como uma casa construída sobre um alicerce podre certamente cairá, você também cairá de sua meditação se não tiver estabelecido um alicerce adequado, isto é, a obtenção do Brahmacharya perfeito. Você pode meditar por um período de doze anos e, ainda assim, não terá sucesso em Samadhi se não tiver destruído a luxúria sutil ou a semente do desejo que permanece no recesso mais íntimo do seu coração. Você terá que procurar cuidadosamente esse terrível inimigo - a luxúria, que está escondida nos vários cantos do seu coração. Assim como a raposa se esconde no mato, assim também esta luxúria se esconde no substrato e nos cantos da mente. Você pode detectar sua presença apenas se estiver vigilante. O auto-exame intenso é muito necessário. Assim como inimigos poderosos só podem ser conquistados se você os atacar de todos os lados, você também pode manter os sentidos poderosos sob controle se você os atacar de todos os lados, de dentro e de fora, de cima e de baixo.

    5. Você não deve trabalhar sob a ilusão de que erradicou completamente a luxúria ajustando um pouco a dieta, praticando Pranayama e fazendo um pouco de Japa, e que não tem mais nada para fazer. A tentação ou Mara pode vencê-lo a qualquer momento. Vigilância eterna e Sadhana rigoroso são muito essenciais. Você não pode atingir o Brahmacharya perfeito por esforço limitado. Assim como uma metralhadora é necessária para matar um inimigo poderoso, também é necessário um Sadhana constante, rigoroso e poderoso para aniquilar esse poderoso inimigo, a luxúria. Você não deve se orgulhar de sua pequena conquista no celibato. Se você for posto à prova, fracassará irremediavelmente. Você deve estar sempre consciente de suas deficiências e deve se esforçar constantemente para se livrar delas. O maior esforço é necessário.

    6. É fácil domesticar um tigre selvagem, um leão ou um elefante. É fácil brincar com a cobra. É fácil caminhar sobre o fogo. É fácil devorar o fogo e beber as águas do oceano. É fácil desenraizar o Himalaia. É fácil obter a vitória no campo de batalha. Mas é difícil erradicar a luxúria. Mas você não precisa se desesperar nem um pouco. Tenha fé em Deus, em Seu Nome e em Sua graça. A luxúria não pode ser completamente extirpada da mente, exceto pela graça do Senhor. Você está fadado ao sucesso se tiver fé Nele. Você pode destruir a luxúria em um piscar de olhos. O Senhor faz um mudo falar e um coxo subir uma colina íngreme. O mero esforço humano por si só não será suficiente. A Graça Divina é necessária. Deus ajuda aqueles que se ajudam. Se você se entrega totalmente, a Própria Mãe faz o Sadhana. Meditação regular e Japa de Mantra, dieta Sattvica, Satsanga, prática de Pranayama, Sirsha e Sarvanga Asanas, estudo de livros religiosos, Vichara ou investigação sobre a natureza de Atman ou 'quem sou eu', reclusão por três meses nas margens de qualquer rio sagrado, aniquilará completamente a luxúria, por mais poderosos que sejam os antigos Samskaras e Vasanas. O positivo sempre supera o negativo. Você não precisa desanimar de forma alguma. Mergulhe seriamente na meditação, mate Mara e saia vitorioso da luta. Brilhe como um Yogi brilhante. Tu és sempre o puro Atman. Sinta isso, ó Visvaranjan! aniquilará totalmente a luxúria, por mais poderosos que sejam os antigos Samskaras e Vasanas. O positivo sempre supera o negativo. Você não precisa desanimar de forma alguma. Mergulhe seriamente na meditação, mate Mara e saia vitorioso da luta. Brilhe como um Yogi brilhante. Tu és sempre o puro Atman. Sinta isso, ó Visvaranjan! aniquilará totalmente a luxúria, por mais poderosos que sejam os antigos Samskaras e Vasanas. O positivo sempre supera o negativo. Você não precisa desanimar de forma alguma. Mergulhe seriamente na meditação, mate Mara e saia vitorioso da luta. Brilhe como um Yogi brilhante. Tu és sempre o puro Atman. Sinta isso, ó Visvaranjan!

    4. Como manter o Brahmacharya

    1. Um Brahmachari deve evitar olhar para uma mulher com olhos lascivos. Ele não deve ter o desejo de tocá-la ou chegar perto dela com más intenções. Ele não deve brincar, fazer piadas ou conversar com ela. Ele não deve elogiar as qualidades de uma mulher dentro de si ou para seus amigos. Ele não deveria falar com ela secretamente. Ele não deveria pensar em uma dama. Ele não deve ter um desejo carnal de ter prazer sexual. Um Brahmachari deve, sem falta, evitar relações sexuais. Se ele quebrar qualquer uma das regras acima, ele viola o voto de Brahmacharya.

    2. Para proteger o sêmen, é fundamental usar sempre uma tira de pano (preto) sobre a parte íntima; pois não haverá emissão noturna e crescimento de testículos. Convém ao celibatário usar sempre sandálias de madeira, pois assim o sêmen será conservado, os olhos serão beneficiados, a vida prolongada e a santidade e o brilho aumentarão.

    3. O voto de celibato lhe dará proteção segura contra a tentação. É uma arma forte para atacar a luxúria. Se você não fizer voto de celibato, a mente o tentará a qualquer momento. Você não terá forças para resistir à tentação e se tornará uma vítima certa. Aquele que é fraco e efeminado tem medo de fazer o voto. Ele apresenta várias desculpas e diz: “Por que devo estar vinculado a um voto? Minha vontade é forte e poderosa. Posso resistir a qualquer tipo de tentação. Estou fazendo Upasana. Estou praticando a cultura da vontade.” Ele se arrepende a longo prazo. Ele não tem controle sobre os sentidos. Somente aquele homem em quem o desejo sutil do objeto a ser renunciado espreita nos cantos de sua mente traz esse tipo de desculpa. Você deve ter compreensão correta, discriminação e desapego. Só então sua renúncia será duradoura e permanente. Se a renúncia não for resultado de discriminação e desapego, a mente estará simplesmente esperando por uma oportunidade de recuperar o objeto que foi renunciado.

    4. Se você for fraco, faça voto de celibato por um mês e depois estenda-o para três meses. Você vai ganhar alguma força agora. Você será capaz de prolongar o período de seis meses. Gradualmente, você poderá estender o voto por um, dois ou três anos. Durma separadamente e faça Japa, Kirtan e meditação rigorosos diariamente. Você vai odiar a luxúria agora. Você experimenta liberdade e alegria indescritível. Seu parceiro na vida também deve fazer Japa, meditação e Kirtan diariamente.

    5. Você pode interromper a cópula por meses e anos, mas não deve haver desejo ou atração sexual por mulheres. Maus pensamentos também não devem surgir quando você olha para uma dama, quando está na companhia de damas. Se você for bem-sucedido nessa direção, estará estabelecido no Brahmacharya perfeito. Você cruzou a zona de perigo. Não há mal nenhum em olhar para uma mulher, mas você deve ter um olhar casto. Você deve ter Atma Bhava. Quando você olha para uma jovem, pode pensar consigo mesmo: “Prostrações a ti, ó mãe. Tu és uma imagem ou manifestação da Mãe Kali. Não me provoque. Não me seduza. Eu entendi agora o segredo de Maya e Sua criação. Quem criou essas formas? Há um Criador onipotente, onipenetrante e misericordioso por trás desses nomes e formas. Isso tudo é falsa beleza decadente. O Criador ou Deus é a Beleza das belezas. Ele é a personificação da beleza imperecível. Ele é a fonte da beleza. Deixe-me perceber esta Beleza das belezas pela meditação.” Você terá que cultivar sentimentos de devoção, admiração e reverência quando olhar para uma bela forma, lembrando-se do Criador desta forma. Então você não será tentado. Se você é um estudante de Vedanta, pense e sinta: “Tudo é apenas o Eu. Os nomes e formas são ilusórios. São imagens maias. Eles não têm existência independente separada do Ser.” admiração e reverência quando você olha para uma bela forma ao se lembrar do Criador dessa forma. Então você não será tentado. Se você é um estudante de Vedanta, pense e sinta: “Tudo é apenas o Eu. Os nomes e formas são ilusórios. São imagens maias. Eles não têm existência independente separada do Ser.” admiração e reverência quando você olha para uma bela forma ao se lembrar do Criador dessa forma. Então você não será tentado. Se você é um estudante de Vedanta, pense e sinta: “Tudo é apenas o Eu. Os nomes e formas são ilusórios. São imagens maias. Eles não têm existência independente separada do Ser.”

    6. Os aspirantes não devem falar sobre mulheres. Eles não devem pensar em senhoras. Traga a imagem ou seu Ishta Devata em sua mente, se o pensamento de uma senhora surgir. Repita o Mantra vigorosamente. Se sentimentos sexuais surgem em sua mente quando você olha para o acasalamento de animais e pássaros ou para os corpos nus de mulheres, isso indica que a luxúria ainda está à espreita em sua mente.

    7. Mesmo os aspirantes avançados que fizeram grandes progressos no Yoga devem ter muito cuidado. Eles não devem se misturar livremente com mulheres. Eles não devem imaginar tolamente que se tornaram grandes adeptos do Yoga. Um grande santo de renome teve uma queda. Ele se misturava livremente com damas, fazia discípulas e permitia que lavassem suas pernas. Como a energia sexual não foi completamente sublimada e transformada em Ojas, como a luxúria estava à espreita de forma sutil em sua mente, ele se tornou uma vítima. Ele perdeu sua reputação. O desejo sexual foi apenas suprimido nele e, quando surgiu uma oportunidade adequada, ele novamente assumiu uma forma grave. Ele não tinha força ou força de vontade para resistir à tentação.

    8. Outra grande alma que era considerada por seus discípulos como um Avatara tornou-se um Yoga-bhrashta. Ele também se misturou livremente com mulheres e cometeu crimes graves. Ele se tornou uma presa da luxúria. Que triste desgraça! Os aspirantes sobem com grande dificuldade pela escada do Yoga e ficam irremediavelmente perdidos para sempre por causa de seu descuido e orgulho espiritual.

    9. A lembrança do esqueleto e do cadáver de uma mulher induzirá Vairagya em sua mente. O corpo saiu do corrimento imundo. Está cheio de impurezas. No final, é reduzido a cinzas. Se você se lembrar disso, Vairagya surgirá em sua mente. A atração por mulheres desaparecerá gradualmente. Se você colocar diante de sua mente a figura doentia de uma senhora, ou a imagem de uma senhora muito velha, você desenvolverá Vairagya. Lembre-se das dores do Samsara, a irrealidade dos objetos e a escravidão que vem do apego à esposa e aos filhos. Tente qualquer método que melhor lhe convier.

    10. Deve-se tentar obter Viveka ou discriminação entre o Eu real e o corpo irreal e impuro. Ele deve martelar a mente e apontar para a mente os defeitos de uma vida sexual, a saber, perda de energia, inovação dos sentidos, doença, nascimento e morte, apego e vários tipos de misérias, etc., as partes do corpo de uma mulher, isto é, carne, sangue, osso, excreta, urina, pus, fleuma, etc. Ele deve sempre pensar no sempre puro e imortal Atman e na glória da vida espiritual, isto é, a obtenção da imortalidade, bem-aventurança eterna, paz suprema. Gradualmente, a mente será desmamada de olhar para uma mulher, por mais bonita que ela seja. A mente estremecerá ao olhar para ela com maus pensamentos.

    11. Um aspirante reclama: “Enquanto continuo a meditação. camada após camada de impurezas estão subindo da mente subconsciente. Às vezes, eles são tão fortes e formidáveis ​​que fico confuso sobre como controlá-los. Não estou perfeitamente estabelecido na verdade e no Brahmacharya. Os velhos hábitos de falar mentiras e luxúria ainda estão à espreita em mim. A luxúria está me incomodando vigorosamente. A própria ideia de mulheres agita minha mente. Minha mente é tão sensível que não sou capaz de ouvi-los ou pensar neles. Assim que o pensamento vem à mente, meu Sadhana fica perturbado e também a paz do dia inteiro é estragada. Aconselho minha mente, persuadi-la, assustá-la, mas não adianta. Minha mente se revolta. Não sei controlar essa paixão. Irritabilidade, egoísmo, raiva, ganância, ódio, apego, etc., ainda estão à espreita em mim. A luxúria é meu principal inimigo e é muito forte também. Peço que você seja gentil o suficiente para aconselhar sobre como destruir o mesmo.”

    12. Quando as impurezas emergem da mente subconsciente e vêm à superfície da mente consciente com força formidável, não tente resistir a elas. Repita seu Ishta Mantra. Não pense muito em seus defeitos ou más qualidades. Basta você fazer uma introspecção e descobrir seus defeitos. Não tente atacar as más qualidades. Então eles mostrarão seus rostos compridos. Não se preocupe com frequência: “Tenho tantos defeitos e fraquezas”. Cultive virtudes sátvicas. Através da meditação e do desenvolvimento de qualidades positivas, através do método Pratipaksha Bhavana, todas as qualidades negativas morrerão por si mesmas. Este é o método certo.

    13. A paixão diminuirá por Japa prolongado e meditação e Chintana em Atman. Não tente fugir das senhoras. Então Maya irá persegui-lo terrivelmente. Tente ver o Ser em todas as formas e repita a fórmula 'Om Eka Satchidananda Atma' frequentemente. Lembre-se de que o Atman é assexuado. A repetição mental desta fórmula lhe dará força.

    14. Você deve ficar longe das mulheres no início de sua prática. Depois que você estiver perfeitamente moldado e bem estabelecido em Brahmacharya, você deve testar sua força movendo-se com mulheres com muita cautela por algum tempo. Se sua mente é muito pura agora também, se não há idéia de sexo, se a mente deixa de agir através da prática de Uparati, Sama e Dama, lembre-se de que você ganhou força espiritual real e fez um progresso considerável em seu Sadhana. Você está seguro agora. Você não deve parar seu Sadhana pensando que você é um Jitendriya Yogi. Se você parar, você terá uma queda sem esperança. Mesmo se você for um Jivanmukta e um Yogi dinâmico, você deve ter muito cuidado ao se mover com pessoas mundanas.

    15. Os aspirantes sedentos que estão trilhando o caminho da Auto-realização, que são chefes de família e com quarenta anos de idade, devem desistir do contato com os parceiros na vida. Eles devem observar o Brahmacharya físico perfeito, se quiserem progresso espiritual rápido e auto-realização neste mesmo nascimento. Não há meio termo no caminho espiritual.

    5. Disciplina Mental (Bhava)

    1. É a mente que realmente realiza todas as ações. Um desejo surge em sua mente e então você pensa. Então você passa a agir. A determinação da mente é colocada em ação. Primeiro há Sankalpa ou pensamento e depois vem a ação. Portanto, não permita que os pensamentos sexuais entrem na mente. Nenhum espaço está vazio em nenhum momento. Esta é a lei da natureza. Se uma coisa é removida de um lugar, imediatamente outra vem ocupar seu lugar. A mesma lei vale também no caso do mundo mental interior. Portanto, é necessário entreter pensamentos divinos sublimes para substituir os maus pensamentos. Como você pensa, assim você se torna. Esta é a lei psicológica imutável. A mente viciosa é gradualmente divinizada por entreter pensamentos divinos.

    2. Vasanas crescem a partir de um olhar lascivo. Você não tem um olhar lascivo quando vê sua mãe ou irmã, embora elas estejam bem vestidas e decoradas com ornamentos e flores. Você olha para eles com carinho e puro amor. Este é Suddha Bhavana. Não há ideias luxuriosas. Você terá que desenvolver um amor tão puro ou Bhavana quando olhar para outras mulheres também. Olhar para uma mulher com um coração lascivo equivale ao prazer sexual. É uma forma de Maithuna. Essa é a razão pela qual o Senhor Jesus diz: “Se você olhar para uma mulher com coração lascivo, você já cometeu adultério em seus ouvidos”. Embora os primeiros sete tipos de Maithuna não causem a perda real de sêmen, ainda assim o sêmen é separado do sangue e tenta escapar quando surge a oportunidade, seja em sonhos ou de outras maneiras. Nos primeiros sete tipos, o homem desfruta mentalmente.

    3. Você deve ter o Bhava de que as mulheres são manifestações da Mãe do Mundo. Eles devem ser adorados. Esta prática é para um iniciante no caminho espiritual. Mais tarde ele deve desenvolver o Atma Bhava, ou seja, que tudo é Self. Caso contrário, ele começará a odiar as mulheres e não desenvolverá o amor cósmico. A imagem mental acima é mantida para aniquilar a luxúria. É uma disciplina mental.

    4. Quando estiver na companhia de mulheres, tente se identificar com a Alma assexuada e onipresente. Constantemente fazer o esforço. A ideia de sexo gradualmente desaparecerá e com ela a atração e a luxúria também.

    5. Você deve entreter a mãe Bhava ou Isvari Bhava ou Atma Bhava em relação às mulheres. A irmã Bhava não será suficiente. Você pode falhar. As senhoras também devem entreter Pitru Bhava ou Isvara Bhava ou Atma Bhava em relação aos homens. Pergunte 'quem sou eu?' Não há luxúria no Atman assexuado.

    6. Um aluno me escreve: “A carne e a pele impuras me parecem muito puras e boas. Eu sou muito luxurioso. Eu tento desenvolver o Bhava da mãe. Eu me prostro diante de uma senhora mentalmente, pensando que ela é uma imagem da Deusa Kaali e ainda assim minha mente é externamente luxuriosa. O que devo fazer agora? Eu quero ter um vislumbre de uma bela dama. Obviamente, Vairagya e discriminação não surgiram em sua mente. Os velhos e cruéis Samskaras e Vasanas são muito poderosos.

    7. O cultivo do Bhava é muito difícil. Você pode falhar em desenvolver o Bhava de que todas as mulheres são suas mães e irmãs cento e uma vezes. Isso não importa. Atenha-se à sua prática tenazmente. Você é obrigado a ter sucesso eventualmente. Você terá que destruir a velha mente e construir uma nova mente. Mas você terá que fazer isso se quiser alcançar a imortalidade e a bem-aventurança eterna. Você certamente terá sucesso se for impetuoso em sua determinação e se tiver uma determinação de ferro. O Bhava se manifestará gradualmente pela prática constante. Você logo estará estabelecido naquele Bhava. Agora você está seguro.

    8. A mente tentará novamente fazer alguma maldade interiormente. É muito diplomático. É muito difícil descobrir seus caminhos e operações subterrâneas secretas. Exige intelecto sutil, introspecção cuidadosa e repetida e vigilância vigilante. Sempre que a imagem mental de uma senhora surgir em sua mente com maus pensamentos, repita mentalmente: “Om Durga Devyai Namah” e faça prostração mental. Gradualmente, velhos pensamentos maus morrerão. Sempre que você vir uma dama entretendo este Bhava e repita mentalmente este Mantra. Seu Drishti ou aparência se tornará casto. Todas as senhoras são manifestações da Mãe do Mundo. Eu desejo que você pratique o mesmo Sadhana com sua esposa também. Faça prostração mental e repita o mesmo Mantra mentalmente. Você deve desistir da ideia de esposa. Já é hora. Então você terá um rápido progresso na espiritualidade. Você deve se tornar um Brahmachari perfeito agora. Ela também deve observar rápido no Ekadasi. Não diga agora: “Swamiji, o que vou fazer? Eu sou um chefe de família.” Esta é uma desculpa esfarrapada. Quanto tempo você deseja permanecer como um chefe de família apaixonado? É até o fim da vida? Não existe missão mais nobre na vida do que comer e dormir? Você não quer desfrutar da felicidade eterna do Ser? Você já experimentou o suficiente dos prazeres mundanos. Você passou do estágio de chefe de família. Posso desculpá-lo se você for jovem, mas não agora. Assim que nasce um filho ou filha, a esposa se torna sua mãe, porque você mesmo nasce como filho ou filha. Agora prepare-se para o estágio de Vanaprastha e Sannyasa mental enquanto permanece no mundo. Pinte seu coração primeiro. Esta será realmente uma vida nobre. Se prepare. Disciplina a mente. O verdadeiro Sannyasa é o desapego mental. O verdadeiro Sannyasa é a destruição de Vasanas, 'eu', 'meu', egoísmo e Moha para filhos, corpo, esposa e propriedade. Você não precisa se retirar para as cavernas do Himalaia. Alcance o estado de espírito acima. Viva no mundo com família e filhos em meio a paz e fartura. Esteja no mundo, mas esteja fora do mundo. Desista do mundanismo. Este é o verdadeiro Sannyasa. Isso é o que eu realmente quero. Então você se tornará um Rei dos reis. Estou gritando a plenos pulmões assim há muitos anos. Mas apenas algumas pessoas seguem meus ensinamentos. Viva no mundo com família e filhos em meio a paz e fartura. Esteja no mundo, mas esteja fora do mundo. Desista do mundanismo. Este é o verdadeiro Sannyasa. Isso é o que eu realmente quero. Então você se tornará um Rei dos reis. Estou gritando a plenos pulmões assim há muitos anos. Mas apenas algumas pessoas seguem meus ensinamentos. Viva no mundo com família e filhos em meio a paz e fartura. Esteja no mundo, mas esteja fora do mundo. Desista do mundanismo. Este é o verdadeiro Sannyasa. Isso é o que eu realmente quero. Então você se tornará um Rei dos reis. Estou gritando a plenos pulmões assim há muitos anos. Mas apenas algumas pessoas seguem meus ensinamentos.

    9. Tu és muito querido por mim, ó Krishna, porque estás trilhando o caminho da Verdade. Você está lutando sinceramente. Tu também estás no caminho da Auto-realização. Por isso estou lhe dando este conselho.

    6. Sadhana para o Sucesso em Brahmacharya

    1. Brahmacharya é a liberdade de pensamentos e desejos sexuais. É o controle de todos os Indriyas em pensamento, palavra e ação. É para homens e mulheres. Bhishma, Hanuman, Lakshmana, Mira Bai, Sulabha, Gargi são todos Brahmacharins. Sri Sankara diz: “Brahmacharya ou castidade imaculada é a melhor de todas as penitências. Tal celibatário é realmente Deus.”

    2. Através de Brahmacharya supere as misérias da vida mundana e alcance saúde, força, paz de espírito, resistência, bravura, progresso material, avanço psíquico, cérebro claro, força de vontade gigantesca, compreensão ousada, memória retentiva, energia abundante, poder para enfrentam dificuldades na batalha diária da vida e da imortalidade. Aquele que tem controle perfeito sobre a energia sexual alcança poderes inatingíveis por qualquer outro meio.

    3. Pela prática de Siddhasana, Sirshasana, Sarvangasana, Mula Bandha, Uddiyana Bandha, Maha Mudra, Yoga Mudra, Nauli, etc., um Hatha Yogi transmuta sua energia seminal em Ojas-Sakti. Pela prática de Navavidha Bhakti (Sravana, Kirtana, Smarana, Padasevana, Archana, Vandana, Sakhya, Dasya, Atmanivedana) e Japa, um Bhakta destrói a impureza de sua mente e a fixa em Deus.

    4. Pela prática de Yama, Niyama, Asana, Pranayama, Pratyahara, Dharana e Dhyana, um Raja Yogi conquista a luxúria e atinge Kaivalya. Um Jnana Yogi torna-se puro por Viveka, Vairagya, Vichara, Sama, Dama e Titiksha. Pense constantemente no Atman assexuado. Destrua o Vasana sexual. Veja Atman em tudo. Rejeite os nomes e formas e aceite a Essência subjacente - Sat-chit-ananda.

    5. Qualquer coisa que traga pensamentos impuros à mente é má companhia. Fuja das pessoas de mentalidade mundana. Você estará longe da zona de perigo. A aura magnética e as poderosas correntes de pensamento dos adeptos desenvolvidos produzem uma tremenda influência nas mentes das pessoas lascivas. Tenha Satsanga constante.

    6. Dê a devida atenção à alimentação. Tenha Mitahara. Tome comida sáttvica. Artigos pungentes, alho, cebola, carne, peixe, álcool. etc., acendem a paixão. O jejum controla a paixão, acalma as emoções, controla os Indriyas e ajuda o Brahmacharya. Evite longos jejuns.

    7 Lembre-se das dores do Samsara. Pense nas partes componentes do corpo, isto é, carne, osso, sangue, excrementos, urina, pus, etc. Tenha um forte desejo de liberação. Isso definitivamente o ajudará a destruir a luxúria. Desenvolva 'Mãe' Bhava para todas as mulheres.

    8. Tome um banho de quadril frio. Levante-se às 4 da manhã. Não pense em uma senhora. Não olhe para uma senhora. Evite os pensamentos sexuais por pensamentos divinos sublimes. Mantenha a mente totalmente ocupada. Torne sua vontade pura, forte, irresistível. Quando o Veerya é perdido, ele nunca pode ser recuperado tomando qualquer quantidade de Badam, tônicos nervino, leite, queijo, etc. Veerya, quando preservado, serve como uma chave mestra para abrir os reinos da Bem-aventurança Divina e obter todos os tipos de realizações mais elevadas na vida.

    9. Lembre-se constantemente: “Pela Graça de Deus, estou me tornando cada vez mais puro a cada dia, em todos os sentidos”. “Os prazeres vêm, mas não para ficar. A carne mortal é apenas argila. Tudo passará. Brahmacharya é o único caminho.”

    7. Guirlanda de Brahmacharya

    1. Brahmacharya é abster-se de todos os tipos de Maithuna ou gozo sexual para sempre, em todos os lugares e em todas as condições, física, mental e verbalmente.

    —Yajnavalkya

    2. Pensar em uma mulher ou em sua foto, elogiar uma mulher ou em sua foto, brincar com uma mulher ou em sua foto, olhar para uma mulher ou sua foto, conversar secretamente com uma mulher, pensar em uma ação pecaminosa contra uma mulher motivada pela sensualidade , determinar a ação pecaminosa e a ação corporal resultando na descarga de sêmen são as oito características da cópula; e Brahmacharya é totalmente contrário a todas essas oito indicações.

    —Daksha Smriti

    3. Saiba que neste mundo não há nada que não possa ser alcançado por aquele que permanece desde o nascimento até a morte um perfeito celibatário Em uma pessoa, conhecimento dos quatro Vedas, e em outra, perfeito celibato - destes, o último é superior a o primeiro que está querendo no celibato.

    — O Mahabharata

    4. Brahmacharya ou castidade imaculada é a melhor de todas as penitências; um celibatário de castidade tão imaculada não é um ser humano, mas sim um deus. Ao celibatário que conserva o sêmen com grandes esforços, o que há de inatingível neste mundo? Pelo poder da compostura do sêmen, alguém se tornará como eu.

    —Lorde Sankara

    5. E aqueles estudantes que encontram aquele mundo de Deus através da castidade, deles é aquele país celestial; deles, seja qual for o mundo em que estejam, é a liberdade.

    — Chhandogya Upanishad

    6. Um homem sábio deve evitar a vida de casado como se fosse um poço de brasas vivas. Do contato vem a sensação, da sensação a sede, do apego à sede; ao cessar disso, a alma é liberta de toda existência pecaminosa.

    -Senhor Buddha

    7. Essas propensões sexuais, embora a princípio sejam como ondulações, adquirem as proporções de um mar por causa das más companhias.

    — Narada

    8. A sensualidade destrói a vida, o brilho, a força, a vitalidade, a memória, a riqueza, a grande fama, a santidade e a devoção ao Supremo.

    —Senhor Krishna

    9. A morte é acelerada pela liberação do sêmen do corpo; a vida é salva e prolongada preservando-a.

    10. Não há dúvida de que as pessoas morrem prematuramente por deixar o sêmen sair do corpo; sabendo disso, o Yogi deve sempre preservar o sêmen e levar uma vida de estrito celibato.

    — Shiva Samhita

    11. A cautela na dieta é de valor triplo, mas a abstinência de relações sexuais é de valor quádruplo. O Sannyasi tinha, e tem, uma regra de nunca olhar para uma mulher.

    —Atreya

    12. Que um brâmane não veja uma mulher nua.