Por Sri Swami Sivananda
PUBLICAÇÃO DA DIVINE LIFE SOCIETY Sexta edição: 1997 (2.000 cópias) World Wide Web (WWW) Edição: 1999 Site WWW: HTTP://WWW.SHIVANANDADLSHQ.ORG/ Esta reimpressão da WWW é para distribuição gratuita © The Divine Life Trust Society Publicado por A SOCIEDADE DA VIDA DIVINA PO Shivanandanagar — 249 192 Dist. Tehri-Garhwal, Uttar Pradesh, Himalaia, Índia. |
Cuide de seus mistérios e controle
1. Fatos sobre a mente
1. Fatos sobre a mente
1. A mente não é feita apenas diariamente, mas a cada hora. A cada minuto muda de cor e forma como um camaleão. É muito vacilante e instável (Chanchalam e Asthiram).
2. A mente tinha um hábito pernicioso de exteriorização desde tempos imemoriais. A expressão constante dos Santos Nomes de Deus como Hari Om, Narayana, Rama, Siva, etc., purifica a mente e ajuda a tornar a mente introspectiva (Antarmukha-vritti).
3. O tempo é apenas um modo de pensar. É Kala-Shakti. Também é ilusório como os objetos. Quando sua mente está profundamente concentrada, um período de duas horas aparece como cinco minutos. Se a mente estiver distraída e divagando, meia hora parecerá duas horas. Esta é a experiência de todos. No sonho também muitos eventos que duram cinquenta anos ocorrem em dez minutos. Através do jogo da mente, um Kalpa é considerado por ela como um momento e vice-versa.
4. A percepção através da mente finita ou cognição da experiência ocorre em série e não simultaneamente. O conhecimento simultâneo só pode ser obtido no Nirvikalpa Samadhi, onde o passado e o futuro se fundem no presente. Um Yogi só terá conhecimento simultâneo. Um homem do mundo com uma mente finita pode ter um conhecimento apenas em sucessão. Embora vários objetos possam entrar em contato simultaneamente com os diferentes órgãos dos sentidos, a mente age como um porteiro que só pode admitir uma pessoa de cada vez no portão. A mente pode enviar apenas um tipo de sensação de cada vez para a fábrica mental interna para a fabricação de uma percepção e conceito.
5. Existem secreções das glândulas endócrinas que não possuem dutos. isto é, tireóide, timo, parótida, pineal, supra-renal, etc. Essas secreções são absorvidas diretamente pelo sangue. Eles desempenham um papel vital na constituição do temperamento de cada indivíduo. O temperamento de um homem pode ser muito modificado por ambientes, educação e experiência. Dificilmente pode ser alterado in toto. Essa é a razão pela qual o Gita diz: “Sadrisham cheshtate svasya prakriter jnanavanapi – Até mesmo o homem de conhecimento se comporta de acordo com sua própria natureza” (Cap. 111-33).
6. Levei muitos anos para entender completamente o funcionamento secreto e sutil da mente. A mente destrói através do poder da imaginação. Medos imaginários de vários tipos, exageros, misturas, dramatizações mentais, construção de castelos no ar, são indícios do poder da imaginação. Mesmo um homem perfeito e saudável tem uma ou outra doença imaginária devido ao poder da imaginação da mente. Um homem pode ter um pouco de fraqueza ou Dosha (falha). Quando ele se torna seu inimigo, você imediatamente exagera e aumenta sua fraqueza e Dosha. Você até sobrepõe ou inventa muitas outras fraquezas e Doshas. Isso se deve ao poder da Imaginação. Muita energia é desperdiçada por causa de medos imaginários.
7. Crença, raciocínio, conhecimento e fé são quatro importantes processos psíquicos. Primeiro você acredita em um médico. Você vai até ele para diagnóstico e tratamento. Ele examina você e então prescreve certos medicamentos. Você os pega. Você raciocina: “Esta é a doença. O médico me deu ferro e iodeto. Ferro vai melhorar meu sangue. O iodeto estimulará o linfático e absorverá a exsudação e o crescimento no fígado.” Então a doença é curada por um curso dessas drogas por um mês. Então você obtém conhecimento e fé perfeita no remédio e no médico. Então você recomenda ao seu amigo este médico e drogas: “Dr. James é um homem inteligente. Ele é um especialista. O tônico de Huxley é um ótimo tônico para o sangue e para os nervos.
8. A mente quer estar sempre fazendo alguma coisa e quando se apega aos objetos que aprecia, sente-se divertida e feliz. Um jogo de cartas não tem nada a não ser o apego e a atenção dá prazer. É difícil desviar a mente que desde a infância caiu no hábito pernicioso de buscar prazer externamente e ela sempre persistirá em fazê-lo, a menos que você dê a ela algo superior para se divertir, uma forma maior de prazer para deleitar-se.
9. A mente da grande maioria das pessoas tem permissão para correr solta e seguir sua própria doce vontade e desejos. É como uma criança mimada que recebe muita indulgência de seus pais ou de um animal mal treinado. A mente de muitos de nós é como um zoológico de animais selvagens, cada um seguindo a tendência de sua própria natureza e seguindo seu próprio caminho. A restrição da mente é algo desconhecido para a grande maioria das pessoas.
10. Você conhece a experiência de uma árvore apenas através da mente. Você deve ter uma compreensão intelectual, convicção intelectual e compreensão abrangente de Brahman primeiro através da mente purificada. A ajuda da mente é sempre necessária para a perfeição de um objeto ou para a compreensão de Brahman. A meditação procede apenas da mente.
11. Marque como um Sankalpa se expande em muitos Sankalpas (Vistara) em pouco tempo. Suponha que você consiga um Sankalpa para fazer um chá para seus amigos. Um pensamento de chá convida instantaneamente os pensamentos de açúcar, leite, xícaras de chá, mesas, cadeiras, toalha de mesa, guardanapos, colheres, doces, coisas salgadas, etc. Portanto, este mundo nada mais é do que a expansão de Sankalpas. A expansão dos pensamentos da mente em direção aos objetos é escravidão (Bandha). Renúncia de Sankalpas é liberação (Moksha). Você deve estar sempre atento ao cortar os Sankalpas pela raiz. Só então você será realmente feliz. Truques e jogadas mentais. Você deve entender sua natureza, maneiras e hábitos. Então só você pode controlá-lo com muita facilidade.
12. A mente assume a forma de qualquer objeto sobre o qual pensa atentamente. Se pensa em uma laranja, assume a forma de uma laranja. Se pensa no Senhor Krishna com a flauta na mão, assume a forma do Senhor Krishna. Você deve treinar a mente adequadamente e dar-lhe o alimento sáttvico adequado para assimilação. Tenha um fundo sátvico de pensamento ou imagem mental.
13. Se você provou Ovomaltine por um mês, a 'adesão mental' ao Ovomaltine vem à mente. Se você está na companhia de Sannyasins, se você lê livros sobre Yoga, Vedanta, etc., uma adesão mental semelhante ocorre na mente para alcançar a consciência de Deus. A mera adesão mental não o ajudará muito. Vairagya ardente, Mumukshutva ardente, capacidade para Sadhana espiritual, aplicação intensa e constante e Nididhyasana (meditação) são necessários. Então, somente a Auto-realização é possível.
14. A forma que o infinito Atman (Espírito Supremo) assume através de Sankalpa é Manas (mente). A mente atinge o estado quiescente de Para-Brahman através de seu inimigo da discriminação. Ele primeiro deu as costas à discriminação e, portanto, enredou-se nas dobras dos vasanas dos objetos.
15. A mente está sempre mudando e vagando. Esse hábito errante da mente se manifesta de várias maneiras. Você terá que estar sempre alerta para verificar esse hábito errante da mente. A mente de um chefe de família vagueia pelo cinema, teatro, circo, etc. A mente de um sadhu vagueia por Benares, Vrindavan e Nasik. Muitos Sadhus nunca se fixam em um lugar durante o Sadhana. O hábito errante da mente deve ser controlado fazendo com que ela se fixe em um só lugar, um método de Sadhana, um Guru e uma forma de Yoga. Uma pedra que rola não junta musgo. Quando você pega um livro para estudar, deve terminá-lo antes de pegar outro. Quando você assume qualquer trabalho, deve dedicar toda a sua atenção ao trabalho em mãos e terminá-lo antes de iniciar outro trabalho. “Uma coisa de cada vez e bem feita é uma regra muito boa, como muitos podem dizer.
16. Se todos os pensamentos forem eliminados, então não restará nada que possa ser chamado de mente. Portanto, os pensamentos são a mente. Mais uma vez, não existe um mundo independente e à parte dos pensamentos.
17. A mente é geralmente atraída por luz brilhante, beleza, inteligência, cores variadas e sons agradáveis. Não se deixe enganar por essas coisas insignificantes. Informe-se interiormente. Qual é o Adishthana ou fundo para todas essas coisas? Existe uma Essência no fundo da mente e todos os objetos deste aparente universo dos sentidos. Essa Essência é toda plena (Paripurna) e autocontida. Essa Essência é o Brahman dos Upanishads. Essa Essência verdadeiramente você é. 'Tat Tvam Asi', meus queridos leitores.
2. Cultura do pensamento
1. Quando você se senta para meditar, pensamentos sobre seus amigos e trabalho no escritório, a lembrança da conversa que teve na noite anterior com seus amigos e parentes perturbará sua mente e causará distração. Você terá que retirar a mente de novo e de novo, cautelosamente desses pensamentos mundanos estranhos e fixá-la de novo e de novo em seu Lakshya ou ponto. Você terá que desconsiderar e ignorar os pensamentos mundanos. Ser indiferente. Não dê boas-vindas a esses pensamentos. Não se identifique com esses pensamentos, ideias. Diga para si mesmo: “Não quero esses pensamentos. Não tenho nada a ver com esses pensamentos.” Eles desaparecerão gradualmente.
2. A mente é um diabinho travesso. É como um macaco saltitante. Deve ser disciplinado diariamente. Então, gradualmente, ficará sob seu controle. É somente pelo treinamento prático de sua mente que você pode prevenir o surgimento de pensamentos e ações ruins e pode prevenir pensamentos e ações ruins que surgiram da recorrência. É somente pelo treinamento prático de sua mente que você pode encorajar o surgimento de bons pensamentos e ações e pode manter bons pensamentos e ações quando eles surgirem.
3. Observe sua mente sempre com muito cuidado. Seja vigilante. Esteja alerta. Não permita que ondas de irritabilidade, ciúme, raiva, ódio, luxúria surjam da mente. Essas ondas escuras são inimigas da meditação, da paz e da sabedoria. Suprima-os imediatamente entretendo pensamentos sublimes e divinos. Os maus pensamentos que surgiram podem ser destruídos originando bons pensamentos e mantendo-os, repetindo qualquer Mantra ou Nome do Senhor, fazendo boas ações, concentrando-se na miséria que surge dos maus pensamentos, abstraindo a mente, analisando a origem dos pensamentos, pela indagação de 'Quem sou eu?' ou pela força da vontade resolvendo suprimir o mau pensamento. Quando você atingir o estado de pureza, nenhum pensamento maligno surgirá em sua mente. Assim como é fácil deter o intruso ou inimigo no portão, assim também é fácil vencer um mau pensamento assim que ele surge. Cortar o mal pela raiz. Não permita que crie raízes profundas.
4. No início, todos os tipos de maus pensamentos surgirão em sua mente assim que você se sentar para meditar. Por que isso acontece durante a meditação quando você tenta entreter pensamentos puros? Os aspirantes deixam suas práticas espirituais de meditação por causa disso. Se você tentar dirigir um macaco, ele tentará se vingar de você. Mesmo assim, os velhos Samskaras viciosos e os velhos pensamentos malignos tentam atacá-lo com vingança e força redobrada apenas no momento em que você tenta despertar bons pensamentos divinos. Seu inimigo se esforça para resistir a você com veemência quando você tenta expulsá-lo de sua casa. Existe uma lei de resistência na natureza. Os velhos pensamentos maus afirmam e dizem “Ó homem! Não seja cruel. Você nos permitiu ficar em sua fábrica mental desde tempos imemoriais. Temos todo o direito de permanecer aqui. Nós os ajudamos até agora em todas as suas más ações. Por que você quer nos expulsar de nossa morada? Não vamos desocupar nossa morada. Não seja desencorajado. Continue com sua prática de meditação regularmente. Esses maus pensamentos serão diluídos. Eventualmente todos eles perecerão.
5. O positivo sempre supera o negativo. Esta é a lei da natureza. Os maus pensamentos negativos não podem ficar diante dos bons pensamentos positivos. A coragem supera o medo. A paciência supera a raiva e a irritabilidade. O amor supera o ódio. A pureza supera a luxúria. O próprio fato de você se sentir inquieto agora, quando um pensamento maligno vem à tona durante a meditação, indica que você está crescendo em espiritualidade. Naqueles dias você conscientemente abrigava todos os tipos de maus pensamentos. Você os acolheu e os alimentou. Persista em suas práticas espirituais. Seja tenaz e diligente. Você é obrigado a ter sucesso. Mesmo um tipo de aspirante obtuso notará uma mudança maravilhosa nele se ele mantiver a prática de Japa e meditação por 2 ou 3 anos em um fluxo contínuo. Agora ele não pode deixar a prática. Mesmo que ele interrompa sua prática de meditação por um dia, ele realmente sentirá que perdeu algo naquele dia. Sua mente ficará bastante inquieta.
6. Se você colocar um grande espelho na frente de um cachorro e colocar um pouco de pão na frente, o cachorro imediatamente late para seu reflexo no espelho. Ele tolamente imagina que existe outro cachorro. Mesmo assim, o homem vê seu próprio reflexo apenas através de seu espelho mental em todas as pessoas, mas tolamente imagina como o cachorro que todas são diferentes dele e briga por causa do ódio e da inveja.
7. Você só conseguirá entrar em meditação profunda se levar uma vida moral. Depois de levar uma vida moral, você pode tentar desenvolver a discriminação e os outros passos em sua mente. Você pode cultivar a mente em concentração e finalmente se dedicar à meditação. Quanto mais você leva a vida moral, quanto mais você medita, maior será a probabilidade de você entrar no Nirvikalpa Samadhi, que pode libertá-lo do ciclo de nascimentos e mortes e pode conferir a você a bem-aventurança e a imortalidade eternas.
3. Controle do Pensamento
1. A mente é como uma roda que gira sem parar com uma velocidade tremenda. Gera novos pensamentos a cada revolução. Esta roda é acionada pela vibração do Prana psíquico ou Prana sutil. A prática de Pranayama diminui a velocidade da mente e desacelera a roda gradualmente. O controle perfeito do Prana fará com que a roda pare.
2. Álcool, carne, alimentos rajásicos, cinema, leitura de romances, canções obscenas, visões obscenas, más companhias, conversas obscenas farão a roda da mente girar muito rapidamente, enquanto frutas, comida sáttvica, companhia de Mahatmas, estudo de livros religiosos, solidão, Japa, Kirtan, concentração, meditação, indagação de 'Quem sou eu?' desacelerará a roda e, eventualmente, fará com que ela pare.
3. Identifique-se com o Ser Imortal. Pergunte 'Quem sou eu?' sempre que pensamentos surgem em sua mente. Todos os pensamentos morrerão gradualmente.
4. Menos desejos, menos pensamentos. Torne-se absolutamente sem desejos. A roda irá parar completamente. Se você reduzir seus desejos, se não tentar satisfazer seus desejos, se tentar erradicar seus desejos um por um, seus pensamentos diminuirão em frequência e duração. O número de pensamentos por minuto também diminuirá. Menos os pensamentos, maior a paz. Lembre-se disso sempre. Um homem rico que faz especulação em uma cidade grande e que tem um grande número de pensamentos tem uma mente inquieta, apesar de seus confortos, enquanto um Sadhu que vive na caverna do Himalaia e que pratica o controle do pensamento é muito feliz apesar de sua pobreza.
5. A concentração aumentará diminuindo o número de pensamentos. Certamente é um trabalho árduo reduzir o número de pensamentos. No começo, isso será muito desgastante para você. A tarefa será muito desagradável. Mais tarde, porém, você se alegrará, pois obterá imensa força mental e paz interior pela redução dos pensamentos. Armado com paciência, perseverança, vigilância, determinação ardente e vontade de ferro, você pode esmagar os pensamentos facilmente, assim como esmaga um limão ou uma laranja com facilidade. Após o esmagamento, será fácil erradicá-los. O mero esmagamento ou supressão não será suficiente. Pode haver novamente ressurreição de pensamentos. Eles devem ser totalmente erradicados, assim como um dente frouxo é arrancado.
6. Quando você dá um golpe na cabeça de uma cobra com um pedaço de pau e esmaga sua cabeça, ela permanece absolutamente imóvel por algum tempo. Você acha que está morto. De repente, levanta a cabeça e corre velozmente. Mesmo assim, os pensamentos que antes eram esmagados e reprimidos por você recuperam força e levantam suas cabeças. Eles devem ser totalmente destruídos além da ressurreição.
7. É muito difícil fixar a mente em um pensamento no começo. Diminua o número de pensamentos. Tente ter pensamentos sobre um assunto. Se você pensar em uma rosa, poderá ter todos os tipos de pensamentos relacionados apenas com a rosa. Você pode pensar em diferentes tipos de rosas que são cultivadas em diferentes partes do mundo. Você pode pensar nas várias preparações feitas de rosas e seus usos. Você pode permitir que pensamentos de outros tipos de flores entrem; mas não pense em frutas e vegetais. Verifique a divagação sem rumo da mente. Não tenha pensamentos aleatórios quando pensar em uma rosa. Gradualmente, você pode fixar a mente em um pensamento. Você terá que disciplinar a mente diariamente. A vigilância eterna é necessária no controle do pensamento.
8. Menos pensamentos, maior força mental e concentração. Suponha que o número médio de pensamentos que passam pelo seu cérebro em uma hora seja cem. Se você conseguir reduzi-los a noventa por meio da prática constante de concentração e meditação, terá ganho dez por cento do poder de concentração da mente. Cada pensamento reduzido adiciona força e paz à mente. A redução de um único pensamento lhe dará força mental e paz de espírito. Você pode não ser capaz de sentir isso no começo, pois não possui um intelecto sutil; mas há um termômetro espiritual dentro para registrar a redução de um único pensamento. Se você reduzir um pensamento, a força mental que você ganhou com essa redução o ajudará a reduzir facilmente o segundo pensamento.
9. Na plantação de seringueiras, os plantadores recorrem ao método de desbaste das seringueiras cortando as pequenas árvores excedentes que ficam nas proximidades das árvores grandes. Ao fazer isso, eles podem extrair mais leite ou suco de borracha das grandes árvores. Mesmo assim você deve diluir os pensamentos destruindo-os um a um para beber o leite ambrosial ou néctar da Imortalidade.
10. Quando o rabo de um lagarto é cortado, a ponta cortada se agitará por algum tempo, pois ainda há um pouco de Prana residual no rabo. Após um ou dois minutos, todos os movimentos cessarão. Mesmo assim, mesmo após o afinamento e redução dos pensamentos, alguns pensamentos se moverão como o rabo do lagarto. Mas eles são impotentes. Eles não podem causar nenhum estrago sério. Não há vitalidade neles. Assim como o homem que está se afogando tenta pegar qualquer coisa para se salvar, também esses pensamentos sem vida tentam ao máximo voltar ao estado anterior de vida e vigor. Se você continuar com sua prática diária de concentração e meditação regularmente, eles morrerão sozinhos como uma lâmpada sem ghee.
11. No início de sua prática de controle do pensamento, você experimentará grandes dificuldades. Você terá que travar uma guerra com eles. Eles terão que lutar pelo seu melhor nível para sua própria existência. Eles dirão: “Temos todo o direito de permanecer neste estado de espírito. Temos um monopólio exclusivo desde tempos imemoriais para ocupar esta área. Por que deveríamos desocupar nosso domínio agora? Lutaremos por nosso direito de primogenitura até o fim”. Eles vão atacar você com grande ferocidade. Quando você se senta para meditar, apenas todos os tipos de maus pensamentos irão surgir. Enquanto você tenta suprimi-los, eles querem atacá-lo com força e vigor redobrados. Mas o positivo sempre supera o negativo. Assim como a escuridão não pode ficar diante do sol, assim como um leopardo não pode ficar diante do leão, também todos esses pensamentos negativos e sombrios, esses invasores invisíveis, inimigos da paz, não podem resistir aos sublimes pensamentos divinos. Eles devem morrer sozinhos.
12. Assim como o guerreiro corta as cabeças de seus inimigos um por um, quando eles saem de uma fortaleza através de um alçapão, também corta os pensamentos um por um quando eles emergem do alçapão para a superfície da mente. .
13. O método de substituição é muito fácil e eficaz na destruição dos maus pensamentos. Cultive pensamentos virtuosos positivos de misericórdia, amor, pureza, perdão, integridade, generosidade, humildade, etc., no jardim de sua mente. Os pensamentos viciosos negativos de ódio, luxúria, raiva, ganância, orgulho, etc., morrerão por si mesmos. É difícil destruir os maus pensamentos atacando-os diretamente. Você terá que sobrecarregar sua vontade e desperdiçar sua energia.
14. Suponha que os maus pensamentos permaneçam em sua mente por doze horas e se repitam a cada três dias. Se você puder fazê-los permanecer por dez horas e se repetir uma vez por semana pela prática diária de concentração e meditação, isso é uma melhoria decidida. Se você continuar sua prática, o período de permanência e recorrência diminuirá gradualmente. Eventualmente, eles desaparecerão completamente. Compare seu estado de espírito atual com o do ano passado ou do ano retrasado. Você será capaz de descobrir o seu progresso. O progresso será muito lento no começo. Será difícil para você avaliar seu crescimento e progresso.
15. Os pensamentos ganham força pela repetição. Se você tiver um pensamento mau ou um pensamento bom uma vez, esse pensamento mau ou bom pensamento tende a se repetir novamente. Os pensamentos se aglomeram. Assim como os pássaros da mesma plumagem voam juntos, também se você entretém um pensamento maligno, todos os tipos de pensamentos malignos se unem e o atacam. Se você entretém qualquer pensamento bom, todos os bons pensamentos se unem.
16. Semelhante atrai semelhante. Se você entretém pensamentos malignos, esse pensamento atrai todos os tipos de pensamentos malignos dos outros. Você passa esse pensamento para os outros também. O pensamento se move. O pensamento é uma força dinâmica viva. O pensamento é uma coisa. Se você permitir que sua mente se detenha em um pensamento sublime, esse pensamento atrairá bons pensamentos dos outros. Você passa bons pensamentos para os outros. Você polui o mundo com seus maus pensamentos. Você ajuda o mundo com seus bons pensamentos.
17. Quando você atingir o ápice espiritual da ausência de pensamentos, você alcançará a morada da imortalidade, da paz eterna e da bem-aventurança suprema. Ó Ramo! Comece sua jornada de volta para casa. Marche corajosamente no caminho espiritual. Não tenha medo das dificuldades. Seja ousado. Subir pico após pico. Atravesse as profundas ravinas do sutil Moha e orgulho que aparecem em seu caminho. Dê um salto longo e atravesse a fronteira mística de Avyaktam. Corte fora os pensamentos que travam repetidamente uma guerra de guerrilha. Entre agora no domínio infinito da pura bem-aventurança e do conhecimento mais elevado. Recupere sua antiga glória divina imaculada. Descanse em seu Sat-chit-ananda Svarupa.
4. Purificação da Mente
1. Você deve ter uma mente pura se quiser realizar o Ser. A menos que a mente seja libertada e jogue fora todos os desejos, ânsias, preocupações, delusões, orgulho, luxúria, apego, gostos e desgostos, ela não pode entrar no domínio da Paz Suprema e da felicidade imaculada da Morada Imortal.
2. A mente é comparada a um jardim. Assim como você pode cultivar boas flores e frutos em um jardim arando e adubando a terra e removendo ervas daninhas e espinhos e regando as plantas e árvores, você também pode cultivar a flor da devoção no jardim de sua mente removendo as impurezas. da mente, como luxúria, raiva, ganância, ilusão, orgulho, etc., e regando-a com pensamentos divinos. Ervas daninhas e espinhos crescem na estação chuvosa, desaparecem no verão; mas suas sementes permanecem debaixo da terra. Assim que chove, as sementes voltam a germinar e brotar. Mesmo assim, os Vrittis ou modificações da mente se manifestam na superfície da mente consciente, então desaparecem e assumem um estado-semente sutil, a forma de Samskaras ou impressões. Os Samskaras tornam-se novamente Vrittis através de estímulos internos ou externos. Quando o jardim está limpo, quando não há ervas daninhas e espinhos, você pode obter bons frutos. Assim também, quando a mente está pura, quando a mente está livre de luxúria, raiva, etc., você pode obter o fruto de uma boa meditação profunda. Portanto, primeiro limpe a mente de suas impurezas. Então a corrente da meditação fluirá por si mesma.
3. Se você quiser manter um jardim sempre limpo, você terá que remover não só as ervas daninhas e espinhos e outras plantas pequenas, mas também as sementes que ficam debaixo do solo e que germinam repetidamente durante a estação chuvosa. Mesmo assim, você terá que destruir não apenas as grandes ondas ou Vrittis da mente, mas também os Samskaras que são as sementes para nascimentos e mortes, que germinam os Vrittis repetidas vezes, se você quiser entrar em Samadhi e alcançar a liberação ou liberdade perfeita.
4. Se você aplicar fogo a uma madeira verde, ela não queimará, mas se você aplicar fogo a um pedaço de madeira seca, ela imediatamente pegará fogo e queimará. Mesmo assim, aqueles que não purificaram suas mentes, não poderão acender o fogo da meditação. Eles estarão dormindo ou sonhando ou construindo castelos no ar se sentarem para meditar. Mas aqueles que removeram as impurezas de suas mentes por Japa, serviço, caridade, Pranayama, etc., entrarão em meditação profunda assim que se sentarem para meditar. A mente pura e madura arderá imediatamente com o fogo da meditação.
5. Se você não limpar um prato diariamente, ele perderá o brilho. É o mesmo com a mente também. A mente se torna impura se não for mantida limpa pela prática regular da meditação. A meditação remove a escória da mente de maneira eficaz. Portanto, pratique meditação no início da manhã regularmente.
6. Não cause dor ou sofrimento a nenhum ser vivo por ganância, egoísmo, irritabilidade, aborrecimento. Abandone a raiva ou a má vontade. Desista do espírito de luta, debates acalorados. Não discuta. Se você brigar com alguém ou se tiver um debate acalorado com alguém, não poderá meditar por 3 ou 4 dias. Seu equilíbrio mental ficará perturbado. Muita energia será desperdiçada em canais inúteis. O sangue ficará quente. Os nervos serão destruídos. Você deve tentar o seu melhor nível para manter apenas uma mente serena. Uma mente serena é um bem espiritual valioso para você.
7. Você deve praticar a austeridade no discurso se realmente deseja alcançar um rápido progresso na meditação. Você deve sempre falar palavras doces e amorosas. Você deve falar a verdade a qualquer custo. Você não deve falar nenhuma palavra áspera ou indecente que seja calculada para ferir os sentimentos dos outros. Você deve pesar bem suas palavras antes de pronunciá-las. Você deve falar apenas algumas palavras. Isso é austeridade de fala ou Vak-Tapas que conservará energia e lhe dará paz de espírito e força interior.
8. Examine seu personagem. Pegue os defeitos nele. Descubra o seu oposto. Digamos que você sofra de irritabilidade. O oposto da irritabilidade é a paciência. Tente desenvolver essa virtude meditando na virtude abstrata da paciência. Regularmente, todas as manhãs, sente-se às 4 da manhã em Padma ou Siddha Asana em uma sala solitária por meia hora e comece a pensar na paciência, seu valor, sua prática sob provocação, tomando um ponto em um dia, outro em outro dia e pensando o mais firmemente que puder, lembrando-se da mente quando ela vagueia. Pense em si mesmo como perfeitamente paciente, um modelo de paciência e termine com um voto: “Esta paciência que é o meu verdadeiro Eu, eu sentirei e mostrarei a partir de hoje.”
9. Por alguns dias provavelmente não haverá nenhuma mudança perceptível. Você ainda sentirá e mostrará irritabilidade. Continue praticando constantemente todas as manhãs. No momento em que você vê uma coisa irritável, o pensamento surge em sua mente: “Eu deveria ter sido paciente”. Ainda continuar na prática. Logo surgirá o pensamento de paciência com o impulso irritável e a manifestação externa será controlada. Continue praticando. O impulso irritável ficará cada vez mais fraco, até que você descubra que a irritabilidade desapareceu e que a paciência se tornou sua atitude normal em relação aos aborrecimentos. Dessa maneira, você pode desenvolver várias virtudes, como simpatia, autocontrole, pureza, humildade, benevolência, nobreza, generosidade, etc.
10. São as ações da mente que são verdadeiramente denominadas Karmas. A verdadeira libertação resulta do desprendimento da mente. Aqueles que se libertaram da flutuação de suas mentes passam a possuir o supremo Nishtha (meditação). Se a mente for purgada de todas as suas impurezas, ela se tornará muito calma e todas as ilusões samsáricas que acompanham seus nascimentos e mortes serão logo destruídas.
11. A concentração da mente em Deus após a purificação pode lhe dar verdadeira felicidade e conhecimento. Você nasceu apenas para este propósito. Você é levado para objetos externos através de Raga e Moha. Mergulho profundo. A Chama Divina, a Luz das luzes está queimando lá. Mergulhe fundo. Funda-se dentro.
5. Como estabilizar a mente
1. Os objetos externos estão continuamente agindo sobre o cérebro. As impressões sensoriais chegam ao cérebro através das vias sensoriais e produzem estímulos mentais. Agora você está consciente dos objetos externos. A consciência pode ser causada por um despertar por estímulo externo, isto é, estímulo de uma impressão sensorial ou um estímulo interno através da memória. Cada impressão sensorial simples é um feixe altamente complexo de estímulos aferentes. 'Estímulos aferentes' significam estímulos que são levados de fora para o cérebro. Um estímulo é um despertar no substrato da mente. As associações de despertares que surgem de uma única impressão sensorial são muito complexas.
2. Ao meditar, desconsidere os despertares do substrato na mente que surgem dos sentidos. Evite cuidadosamente as comparações com todas as outras referências cruzadas e memórias de ideias. Concentre toda a energia da mente na única ideia de Deus ou do próprio Atman sem qualquer comparação com qualquer outra ideia.
3. Evite todas as outras impressões sensoriais e ideias. Evite as complicações que surgem da ação correlata no substrato da mente. Abstraia a mente e a única ideia sozinha. Feche todos os outros processos de mentalização. Agora toda a mente será preenchida com apenas uma ideia. Nishtha acontecerá. Assim como a recorrência ou repetição de um pensamento ou ação leva à perfeição desse pensamento ou ação, também a recorrência do mesmo processo na mesma ideia leva à perfeição da abstração, concentração e meditação.
4. Você encontrará frequentemente estes termos no Gita: “Ananya-chetah, Machitta, Nitya-yukta, Manmanah, Ekagram Manah, Sarva-bhava.” Esses termos denotam que você terá que dar toda a sua mente, inteiramente 100 por cento da mente a Deus. Só então você terá a Auto-realização. Mesmo que um raio da mente corra para fora, é impossível atingir a consciência de Deus.
5. Você não pode desfrutar de paz de espírito e não pode praticar meditação se houver Vikshepa (jogar) em sua mente. Vikshepa é a oscilação da mente. Vikshepa é Rajas. Vikshepa e desejo coexistem na mente. Se você realmente deseja destruir Vikshepa, você deve destruir todos os desejos e anseios mundanos por meio do desapego e da auto-entrega ao Senhor.
6. Praticar meditação ou contemplação com a mente despreparada pela não adesão aos preceitos morais é como construir uma casa sobre alicerces podres. Você pode edificar a casa, mas ela certamente cairá. Você pode praticar meditação por muitos anos, mas não obterá nenhum resultado ou fruto tangível, se não tiver fundamento ético. Você vai cair. Portanto, a pureza mental por meio do treinamento ético é de suma importância, se você deseja obter sucesso na meditação e no samadhi. Antes de tentar praticar a meditação, você deve levar a necessária vida moral correta. Você deve ter o entendimento correto necessário. Só então você terá sucesso sangüíneo na meditação. Muito mais tempo é necessário na preparação da mente para a meditação do que para a prática real.
7. Afaste os pensamentos negativos. Torne-se positivo sempre. O positivo supera o negativo. Você pode fazer uma boa meditação quando estiver positivo.
8. Se a mente se detiver constantemente em objetos sensuais, a concepção da realidade do universo certamente aumentará. Se a mente pensa incessantemente em Atman (Absoluto), o mundo parece um sonho.
9. Liberte-se dos pensamentos básicos da mente, dos vários Sankalpas (imaginações) inúteis. Faça perguntas incessantes a Atman. Marque a palavra 'incessante'. Isso é importante. Só então haverá a aurora do conhecimento espiritual. O Jnana Surya (o sol do conhecimento) surgirá no firmamento de Chidakasa (espaço do conhecimento).
10. Assim como você torna a água turva pura pela adição de noz-clara (strychnos batatarum), também você terá que tornar a mente turva preenchida com Vasanas e falsos Sankalpas, pura por Brahma-chintana (pensamento e reflexão sobre o Absoluto). Só então haverá verdadeira iluminação.
11. Assim como o homem que corre tolamente atrás de dois coelhos não conseguirá pegar nenhum deles, também um meditador que corre atrás de dois pensamentos conflitantes não obterá sucesso. Se ele tiver pensamentos Divinos por dez minutos e depois pensamentos mundanos conflitantes pelos próximos dez minutos, ele não conseguirá alcançar a Consciência Divina. Você deve correr atrás de um coelho apenas com vigor, força e concentração. Você tem certeza de pegá-lo. Você deve ter apenas pensamentos Divinos em todos os momentos. Só então você tem certeza de realizar Deus em breve.
12. Assim como você satura a água com sal ou açúcar, você terá que saturar a mente com pensamentos de Deus e Brahman, com glória divina, presença divina, com pensamentos espirituais sublimes que despertam a alma. Só então você estará sempre estabelecido na Consciência Divina.
13. Em Nididhyasana (meditação) você terá que desenvolver o Sajatiya-vritti-pravaha. Faça os pensamentos de Brahman ou Presença Divina fluir como inundação após inundação. Faça Vijatiya-vritti-tiraskara. Renuncie aos pensamentos de objetos. Expulse-os com o chicote de Viveka e Vichara. Há luta no começo. Está tentando mesmo. Mais tarde, porém, à medida que você fica cada vez mais forte e cresce em pureza e Brahma Chintana, o Sadhana se torna fácil. Você se alegra na vida da unidade. Você obtém força de Atman. A força interior cresce quando todos os Vishaya Vrittis são diluídos e a mente se torna unidirecionada (Ekagrata).
14. Durante a meditação, observe quanto tempo você consegue afastar todos os pensamentos mundanos. Observe a mente com muito cuidado. Se for por vinte minutos, tente aumentar o período para trinta ou quarenta minutos e gradualmente para duas ou três horas. Encha a mente com os pensamentos de Deus repetidas vezes.
15. A mente pode ser controlada pela prática contínua. Você deve mantê-lo sempre ocupado na contemplação divina. Se você diminuir seus esforços, pensamentos ociosos entrarão imediatamente. A prática contínua pode trazer a mente sob controle, com bastante facilidade. Samadhi é possível pela prática de meditação contínua com uma dieta leve.
16. Coloque um pedaço de barra de ferro na fornalha ardente. Torna-se vermelho como um fogo. Remova. Perde a cor vermelha. Se você quiser mantê-lo sempre vermelho, você deve mantê-lo sempre no fogo. Mesmo assim, se você quiser manter a mente carregada com o fogo da sabedoria brâmane, você deve sempre mantê-la em contato ou contato com o fogo brâmane do conhecimento através da meditação constante e intensa. Você deve manter um fluxo incessante da consciência brâmane. Só então você terá o Sahaja Avastha (estado natural).
17. Sente-se à vontade. Feche seus olhos. Olhar para dentro. Retire os raios da mente. Silencie os pensamentos. Medite no Atman ou no Absoluto. Cante Om. Cante Om. Sinta Om. Repita mentalmente Om. A mente se moverá agora para seu centro ou fonte lentamente. Você vai esquecer o corpo e o mundo. A respiração ficará muito lenta. A respiração se moverá dentro das narinas. Seu coração será inundado de alegria e bem-aventurança. O néctar divino escorrerá. Beba o quanto quiser e alcance a imortalidade. A paz divina, a tranquilidade eterna rolará sobre sua cabeça, onda após onda. Mergulhe profundamente no oceano da paz. Nade livremente e regozije-se. Que estado magnânimo e feliz! Que liberdade feliz! Que maravilhosa perfeição e independência!
18. A luta entre os velhos e maus Samskaras e os novos Samskaras Sáttvicos chegará ao fim agora. A guerra eterna entre Sattva, Rajas e Tamas cessará. A mente e os sentidos rebeldes serão cativos obedientes agora. O conflito entre pensamentos maus e sublimes terminará. Impulsos e emoções desaparecerão totalmente. Quão agradável e deliciosa é a vida eterna no Atman! Quão doce e agradável é esta Vida Divina! Perceba isso e seja livre.
6. Controle dos Sentidos
1. Muitos aspirantes falham em entrar em Samadhi ou Bem-aventurança Brâhmica devido à inquietação de qualquer um dos Indriyas (sentidos). O controle dos Indriyas é um requisito indispensável para o Sadhana espiritual.
2. Desenvolva Vairagya. Sem Vairagya e restrição de Indriyas nenhuma meditação ou Samadhi é possível. A energia vazará se Vairagya diminuir. Vairagya é o desapego aos objetos sensuais. É um estado mental.
3. Controle os Indriyas. Por meio da introspecção, descubra qual Indriya está incomodando você e controle-o impiedosamente. Desista dos objetos que o Indriya particular tenta agarrar. Destrua a sede de objetos e prazeres dos sentidos. Então você será estabelecido em Samadhi ou Paz Suprema.
4. Discipline os Indriyas. Fale verdade. Fale pouco. Observe Mouna por duas horas diárias. Fale palavras doces, amorosas e suaves. Não pronuncie palavras duras. Não abuse de ninguém. Esta é a disciplina de Vak-Indriya, o órgão da fala.
5. Não vá ao cinema. Não olhe para as mulheres com um olhar lascivo. Quando você se movimentar nas ruas, olhe para a ponta do nariz ou para o dedão do pé e caminhe. Não olhe para cá e para lá. Esta é a disciplina do olho, o órgão da visão.
6. Não vá a festa nautch e não ouça música vulgar. Desista dos entretenimentos musicais. Não ouça tópicos mundanos. Esta é a disciplina do ouvido, o órgão da audição.
7. Não use perfumes. Esta é a disciplina do nariz, o órgão do olfato. Desista de sal e açúcar por uma semana. Viva de comida simples. Jejue nos dias de Ekadasi ou viva de leite. Esta é a disciplina da língua, o órgão do paladar.
8. Observe Brahmacharya. Esta é a disciplina do órgão reprodutivo. Durma em um tapete duro. Ande descalço. Não use guarda-chuva. Esta é a disciplina da pele, o órgão do tato.
9. Fixe a mente em seu Ishta Devata. Traga-o de volta repetidamente quando ele vaguear e fixe-o na imagem. Este é o Sadhana para controlar a mente errante e desenvolver a concentração. Pela prática constante e regular, você pode fixar a mente em Deus de forma constante.
10. Você pode pensar ou conjeturar falsamente que os sentidos estão sob seu controle. Você pode ser enganado. De repente, você se tornará uma vítima ou um escravo. Você deve ter não apenas o controle de um Indriya, mas também Parama Vasyam ou controle supremo de todos os Indriyas. Os sentidos podem ficar turbulentos a qualquer momento. A reação pode ocorrer. Cuidado!
Que o Senhor conceda a você Vairagya, Viveka e força espiritual interior para controlar os sentidos e entrar em Samadhi.
7. Conquista da Mente
1. A mente pode ser controlada por Abhyasa e Vairagya. Abhyasa é um esforço constante para fixar a mente em Deus ou Atman. Vairagya é desapego ou desapego aos objetos sensuais.
2. Pergunte 'Quem sou eu?' Faça Vichara. Faça Japa mental de Om e medite em Atman. Todos os pensamentos morrerão por si mesmos. Você descansará em Sat-chit-ananda Atman.
3. Sente-se sozinho e observe os Vrittis da mente. Ser indiferente. Permaneça como um Sakshi. Não se identifique com os Vrittis. A mente ficará sob seu controle.
4. Destrua o combustível do desejo; o fogo do pensamento será extinto. Com a aniquilação de Sankalpa, a realidade de Brahman brilhará.
5. Cultive qualidades divinas como amizade, misericórdia, alegria e indiferença em relação à felicidade, dor, virtude e vício. Você terá paz de atolado.
6. Não pense no passado. Não planeje o futuro. Não permita que a mente construa imagens. Viva no presente sólido.
7. Faça uma coisa que a mente não quer fazer. Não faça uma coisa que a mente quer fazer.
8. Não tente realizar seus desejos. Não espere. Não espere nada. Destrua os desejos viciosos por meio de desejos virtuosos e destrua os desejos virtuosos também por meio de um forte desejo de liberação.
9. A prática de Pranayama destrói Rajas e Tamas; tornar a mente estável e focada.
10. O estudo de livros religiosos, Tapas, caridade e Satsanga com Mahatmas, Sadhus e Sannyasins revisa Samskaras viciosos mundanos e abre um longo caminho no controle da mente.
11. Japa de qualquer Mantra e Upasana destroem as impurezas da mente, tornam a mente interior, induzem Vairagya, ajudam na concentração e eventualmente conduzem ao controle da mente e à obtenção da consciência de Deus.
12. 'Kalau Kesava-kirtanat.' Neste Kali Yuga, a maneira mais fácil de controlar a mente e atingir Moksha é Kirtan ou cantar o Nome do Senhor.
13. A comida tem influência sobre a mente. A comida sáttvica (leite, frutas, etc.) acalma a mente. Comida rajásica (carne, álcool, etc.) excita a mente. Tome comida sáttvica. Ter Mitahara (moderação na dieta).
14. Destrua maus hábitos estabelecendo novos bons hábitos. Controle a mente instintiva inferior por meio da mente sátvica superior.
15. O serviço altruísta constante com Atma Bhava é altamente eficaz na purificação e controle da mente.
16. Não lute ou brigue com a mente. Seja regular em sua concentração e meditação. Que a paz, a alegria, a bem-aventurança e a imortalidade permaneçam em você para todo o sempre! Om Santi, Santi, Santih!