VÊNUS - O AMOR, A BELEZA, O PRAZER E OS VALORES
VÊNUS NA MITOLOGIA
Na mitologia, Vênus é a deusa do panteão romano, equivalente a Afrodite no panteão grego, representante do Amor e da Beleza. O mito de seu nascimento conta que ela surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, gerada por Urano nas espumas do mar (aphros, em grego). Logo após o seu nascimento foi arrebatada para o céu, em grande pompa, pelas deusas Horas, que presidiam às estações. Todos os deuses a acharam tão formosa, que a designaram deusa do amor e cada um deles queria desposá-la.
Foi Vulcano que a recebeu por mulher, por ter forjado os raios com que Júpiter combateu os Gigantes, que queriam apoderar-se do céu. Mas Vénus, não conseguia suportar o marido por causa de sua feiura. Entregou-se à vida dissoluta e teve muitos amantes, entre os quais Marte, filho de Juno e deus da guerra, com quem teve um filho - Cupido. Vulcano a surpreendeu com Marte, cercou o lugar com uma rede invisível e convocou todos os deuses para que presenciassem o espetáculo.
Vênus também desposou Anquises (príncipe troiano) com quem teve Eneias, que, já homem, partiu com uma grande armada para a Itália, para aí fundar um novo império. Ela presidia a todas as festas de prazer e divertimento, sempre acompanhada das três Graças.
É representada geralmente com Cupido, seu filho, sobre um coche puxado por pombos ou por cisnes. Aparece em muitas obras artísticas como um ideal de beleza, desde a clássica (greco-romana) até as modernas, passando pela renascentista.
Na astrologia, Vênus engendra as forças que nos levam à procura de prazer. Representa também a nossa busca pela harmonia, em todos os níveis. Rege o amor, a sensualidade, a alegria, a beleza, a doçura e os relacionamentos sentimentais. É o principio de atração entre os seres. Vênus emite ondas de simpatia que fazem com que as pessoas desejem estar juntas, serem agradáveis com os outros e amarem-se. Seus efeitos nos sensibilizam ante todas as manifestações da beleza.
De polaridade feminino-negativa, o planeta Vênus é magnético, sensível, fecundo, pertencente ao elemento ar, suas vibrações atingem a sensibilidade. Refina as sensações e emoções, estando associado à paz e à harmonia. Afeta as atividades artísticas e todas as manifestações de criatividade.
Simbolizando a atração recíproca dos seres e das aproximações sexuais, Vênus representa a esposa, a amante, a jovem, a mãe, a amiga, as artes e o prazer.
Em Libra e Touro encontra seu domicílio,. Em Touro, está mais ligado ao prazer sensorial, às posses, as finanças, ao conforto. Em Libra, está mais ligado às parcerias, relacionamentos e habilidades sociais.
Regência: Touro e Libra
Detrimento ou Exílio: Escorpião e Áries
Exaltação: Peixes
Queda: Virgem
Metal: cobre
Cristais: Malaquita, Turmalina Verde, Esmeraldas, Quarzto Verde, Quartzo Rosa, Kunzita, Crisocola.
Anatomia: Vênus governa especialmente sobre os rins e as paratireóides. Domina sobre o tato, a virilha e os órgãos genitais femininos.
VÊNUS NOS SIGNOS
VÊNUS EM ÁRIES
Quem possui Vênus nesse signo do zodíaco é ardente e impulsivo, podendo se apaixonar e desapaixonar de maneira quase instantânea. As paixões súbitas não duram muito, pois numa relação, a conquista é a parte mais estimulante para eles. Depois, quando o fogo da paixão começa a diminuir, eles podem perder o interesse.
Quem tem Vênus em Áries tende a buscar o prazer de forma imediatista. É caprichoso e inconstante. Quando se interessa por alguém quer sexo no primeiro encontro. Incapaz de esperar, não dá muitas voltas para dizer o que quer: vai direto ao assunto, de maneira franca e aberta, sem rodeios. É pegar ou largar!
Quem tem Vênus em Áries precisa se sentir livre, leve e solto. Gosta de brincar, dançar e mesmo que tenha seu par, é dono de si. Tem um jeito espontâneo de expressar afeto, gosta de ser paparicado, elogiado e valorizado no que faz. Mas se a graça estiver apenas na conquista, ela desaparece depois que o objetivo é alcançado.
O cuidado deve ser para compras impulsivas, para a busca do prazer inconsequente. Quem se relaciona intimamente com alguém que tem essa característica astrológica não pode se queixar de falta de sexo. Mas é muito difícil manter a chama acesa durante muito tempo. Portanto, num relacionamento de longo prazo é necessário contar sempre com algo novo e excitante. Quem tem Vênus em Áries deve aprender a ser criativo no amor, deve aprender a transcender seus desejos infantis e buscar outros valores, se quiser viver uma história duradoura.
VÊNUS EM TOURO
Quem possui Vênus neste signo alia o prazer e o conforto ao amor e aos sentimentos. Procura um amor seguro, de longo prazo, que seja aliado a um plano de vida comum. O nativo é naturalmente fiel. Além da amabilidade e da sensualidade, expressa seu amor proporcionando conforto e segurança. Necessita de demonstrações constantes de fidelidade.
Gosta de realização e satisfação sensorial: uma boa comida, um bom perfume, o conforto de casa. Um bom vinho, uma boa massagem, tratamentos estéticos, o namoro, as artes e a vida cultural. Tudo o que envolve sensibilidade e prazer, tudo que estimule os sentidos merece investimento especial.
Essa necessidade de segurança pode torná-lo excessivamente ciumento e possessivo. Por essa razão, o nativo costuma controlar cada passo do ser amado. Geralmente é belo, atraente, gosta de se vestir bem, com conforto e luxo. O amor é caloroso e sensual. Aprecia o luxo e pode gastar muito com seus cuidados pessoais, podendo até exceder no luxo para ostentar suas posses.
VÊNUS EM GÊMEOS
O nativo com Vênus em Gêmeos precisa de estimulo intelectual num relacionamento. Expressa seu amor de forma raciocinada, gosta de explicar constantemente aquilo que sente. Adora conversar com seu parceiro, manifestando curiosidade sobre emoções e sentimentos alheios.
O amor geminiano é racional, mas não por isso é menos intenso. Caso sinta necessidade de expressar aquilo que sente, o faz com muita sinceridade, diretamente e sem rodeios e quer a mesma sinceridade de seu parceiro. Sua mente é refinada e artística. Por isso, perde o estimulo se o parceiro for do tipo caseiro, possessivo, ou (pior ainda) grosseiro.
No amor não pode haver rotina. O relacionamento deve ser leve e divertido, recheado de passeios, teatro, cinema, viagens e mudanças na rotina. Isso pode manter acesa a chama da paixão. Caso contrário, ocorre o risco de perder o interesse pelo outro sem justificativas razoáveis.
De qualquer forma, os envolvimentos fluem sem muitas complicações, pois é mais lógico, inteligente e, portanto, um bom negociador nas questões amorosas. É também um bom mediador, sabe evitar conflitos e possui mais jogo de cintura para lidar com impasses. Por outro lado, corre o risco de escapar de forma escorregadia em situações que precisam de enfrentamento. Se conseguir compreender que algumas situações devem ser encaradas, seu poder de negociação pode ajudá-lo a conseguir um bom desenlace.
VÊNUS EM CÂNCER
O nativo com Vênus em Câncer é, antes de tudo, um cuidador. Sonha com uma casa aconchegante, cheia de filhos, mesa posta, comida farta. Quem possui essa característica tem necessidade de se sentir amparado e procura sempre o conforto de seu lar, pois é naturalmente tímido e sentimental, apegado às lembranças do passado.
As relações amorosas podem não ser muito são muito fogosas, mas são românticas e podem proporcionar muito prazer quando estiverem envolvidos sentimentos sinceros. Existe certa carência afetiva (carência do útero materno) neste tipo de amor canceriano. Por causa disso, quem tem Vênus em Câncer nutre e cativa com pequenos cuidados maternais a pessoa amada, tornando-a dependente de seus cuidados.
Tanto Câncer quanto Vênus estão relacionados às qualidades femininas. Há sensibilidade, o uso da intuição e da imaginação, que podem enriquecer as trocas. Porém, a sua fragilidade emocional exagerada pode causar estragos num relacionamento, especialmente quando o parceiro não perceber a fragilidade de seus sentimentos, magoando-os, sem demonstrações de afeto ou envolvimento emocional.
VÊNUS EM LEÃO
O nativo com Vênus em Leão é muito ardente nas relações amorosas e precisa da admiração do seu parceiro para se sentir realmente amado. O seu afeto é sincero, mas requer atenções sem limites, mimos e presentes que o façam sentir exclusivos e únicos.
Quem nasce com esse posicionamento no mapa gosta de brilhar. Possui magnetismo para encantar, elogiar, seduzir. É caloroso e vibrante. Pode iluminar também nossos parceiros e amigos, enaltecendo-os. Mas se seu parceiro brilha mais, o nativo dá um jeito de recuperar o lugar de protagonista na relação. É preciso cuidado com a necessidade de aprovação a todo momento, com a aversão à críticas. Eis aí sua vulnerabilidade.
Essa Vênus de Fogo se inflama facilmente, mas também pode se apagar com a mesma rapidez se o outro não conseguir corresponder às altas expectativas. Quem possui essa Vênus sente atração pelo luxo e pelo belo. Apaixona-se por pessoas que demonstram força e autoridade. Não pode amar sem admirar.
Pode demonstrar uma vaidade exagerada e gostar demais dos prazeres mundanos, parecendo frívolo e superficial. Exigente, rende-se somente àquele amor que se ajoelhar aos seus pés. Gostam sempre de manter o comando na relação e usam do seu magnetismo para fazer valer suas vontades.
Feitas as ressalvas, a disposição para se apaixonar, amar e namorar é grande. Quando apaixonados, se entregam de corpo e alma. Pode dedicar um amor generoso e devotado e fiel, fazendo de tudo para oferecer o melhor de si ao seu parceiro.
VÊNUS EM VIRGEM
O nativo com Vênus neste signo é prestativo e devotado. Sente necessidade de relacionamentos estáveis e duradouros, onde a mútua compreensão e os pequenos cuidados diários são sinais de um amor racional e pragmático.
O nativo gosta de cultivar a prestatividade e o capricho em seus serviços, gosta de demonstrar amor e afeto em atitudes práticas. A experiência amorosa ganha uma atmosfera mais funcional. Com bom senso, cada detalhe, cada palavra e cada gesto minucioso é observado. É preciso cuidado para não se tornar crítico demais.
Não se deixa encantar por arroubos de afeto que sabe serem fogo de palha. Cuida, alimenta, promove a segurança do parceiro e dele deseja fidelidade e sinceridade. Pode fazer qualquer sacrifício para melhorar a vida do casal, tendo prazer nas pequenas coisas do dia-a-dia. Seu afeto é sincero, mas pode parecer frio pela ausência de demonstrações passionais, mesmo se é capaz de se expressar nas pequenas coisas do cotidiano. Necessita de rituais nos momentos mais íntimos, mas não tolera exageros.
VÊNUS EM LIBRA
Vênus está associada ao prazer, a tudo o que nos é agradável, ao que amamos e valorizamos. Em Libra, o signo das parcerias, Vênus quer se apresentar da melhor forma possível para agradar e seduzir. Mas também espera reciprocidade!
Vênus em Libra é discreta e refinada, não gosta de arroubos exacerbados, rudes e sexualmente primitivos. Ela quer estar junto de alguém para compartilhar a vida, deseja alguém que seja intelectual, igual, cúmplice e amigo. O amor deve ser esteticamente belo, doce e amável, cheio de pequenas atenções com o parceiro. Há necessidade de vivenciar um amor sofisticado e refinado. Adora receber aquelas atenções românticas que parecem tão fora de moda nos dias atuais.
Muitas vezes, porém, cede aos caprichos do seu parceiro somente para não desagradar. Pode haver certo distanciamento afetivo na tentativa de evitar conflitos, agressões, grosserias e situações desagradáveis. É preciso atenção: isso pode encobrir questões mais profundas nas relações.
Os nativos com Vênus em Libra são amantes da beleza e de qualquer demonstração artística. Possuem uma necessidade íntima instintiva que os impulsiona a procurar o par ideal, nem que isso resulte numa busca eterna. Capazes de uma sedução sutil e diplomática, atraem aquilo que desejam, sem imporem-se ao parceiro que escolheu.
VÊNUS EM ESCORPIÃO
Em Escorpião, Vênus quer intensidade e sedução, quer viver emoções fortes. A sexualidade fica evidenciada. A vontade é de se conectar com o outro num nível mais profundo. Vênus rege o signo de Touro, oposto a Escorpião, na verdade ela não se sente muito bem nesse signo. O planeta do amor no signo da metamorfose pode causar estranhamento, provocação, ciúmes, desconfiança, disputas de controle e poder. Os nativos costumam controlar o parceiro, ameaçando e espantando qualquer rival, mesmo que este exista somente em sua imaginação.
Vênus em Escorpião não gosta de coisas mornas. Vênus quer estabilidade e permanência, Escorpião denuncia a transitoriedade das coisas. Eis aí o conflito. O amor deve se transformar, se regenerar pra continuar existindo... e muita gente não gosta de sair da sua zona de conforto.
O cuidado deve ser com as paixões cegas, as ilusões, daqueles que esquecem de si mesmos e mergulham numa história, achando que o outro pode ser a tábua de salvação pra suas vidas.
De qualquer forma, o amor de quem tem essa Vênus em seu mapa é o mais quente do zodíaco. Passional, visceral, fogoso, enfim, é o amor paixão por excelência. Arrebatador, não conhece limites, nem na cama e nem fora! Ao se apaixonar, quem tem Vênus em Escorpião, requer absoluta dedicação de seu parceiro, já que sua paixão é tão profunda que não quer se arriscar a perder o objeto de seu desejo.
A sua sensualidade irá se expressar de maneira tão intensa que poderá se exceder nos jogos eróticos mais proibidos. Para manter a chama desta Vênus sempre acesa é necessária muita imaginação, pois sem sexo não haverá relacionamento.
VÊNUS EM SAGITÁRIO
O nativo com Vênus em Sagitário está sempre em busca de algo novo para conquistar e manterá acesa a chama do relacionamento somente se o parceiro não se deixar conquistar muito facilmente!
O desafio é equilibrar o amor, que quer apego, com a seta sagitariana que aponta rumos distantes. Como a aventura é o ponto forte desta Vênus, o amor precisará também ser uma aventura, com desafios, obstáculos e conquistas diárias. Os parceiros devem partilhar o desejo de serem livres, devem seguir juntos para novas aventuras e conhecer o mundo para que a relação se fortaleça.
Devem partilhar a cumplicidade e a sintonia em assuntos filosóficos, pois o mundo não precisar ser necessariamente uma divisa geográfica, mas também cultural, étnica e intelectual. O que atrai é a cultura do outro, sua inteligência, o que cada um tem a oferecer para a expansão da consciência.
Com a Vênus sagitariana, quando não há mais novidades no relacionamento, ou buscam novas experiências e aventuras juntos, ou a relação perde a potência. Esta Vênus detesta rotina e está sempre em busca de novas sensações, por essa razão o parceiro precisa ser interessante e cheio de recursos, físicos e intelectuais.
O fogo que acende a paixão expressa nesta Vênus não se apagará se a vida dos dois for uma constante aventura, excitante e cheia de surpresas. O seu parceiro deverá se manter inatingível e até distante... Caso contrário, a paixão se esvairá tão rapidamente como quando iniciou. As viagens e as aventuras em comum servirão como estímulo para manter a fogueira acesa.
VÊNUS EM CAPRICÓRNIO
O nativo com Vênus em Capricórnio ama de forma pragmática, pensada e realista. Pouco romântico e avesso a expressões sentimentais, se expressa através de avaliações e comparações, administrando seus relacionamentos e avaliando riscos, danos e perdas. Quanto mais tempo permanecer numa relação, tanto melhor saberá demonstrar seu afeto, sem grandes efusões.
Vênus em Capricórnio dá um tom mais sério e maduro às questões do amor e das finanças. O nativo gosta de tomar providências objetivas, realistas e práticas em relação às parcerias profissionais e amorosas. O amor fica menos imaginativo, menos açucarado, é verdade. Mas em compensação, o nativo parte pra realização dos desejos. Procurando um comprometimento sério, dentro dos moldes tradicionais, não hesita em investir no relacionamento, mas suas demonstrações de afeto visam sempre pautar a seriedade de suas intenções.
Acreditando que as relações se constroem no dia-a-dia, não cria ilusões inúteis e é capaz de investir no longo prazo, visando estabilidade e comprometimento, sempre em vista de conquistar objetivos comuns. O nativo com essa Vênus não cai sob as flechas de Cupido, mas prefere um amor pragmático e prático, capaz de criar alicerces sólidos para o futuro, dentro dos moldes da família tradicional.
VÊNUS EM AQUÁRIO
O nativo com Vênus em Aquário acredita que o amor, antes de tudo, significa liberdade e amizade. Sincero nos relacionamentos, acredita que quando se ama verdadeiramente alguém, é preciso respeitar a individualidade, sem demonstrar ciúme ou possessividade - atitudes que ela despreza profundamente.
Esta posição de Vênus inspira a amar e buscar o diferente, a cultivar ousadia, originalidade e inventividade, a fugir da mesmice e do que já foi estabelecido pela sociedade tradicional. A romper com os padrões estabelecidos e olhar para o futuro.
Pode amar alguém de outra classe social e até de outra cultura, ou até alguém do mesmo sexo, pois se sente estimulado ao desafiar o 'status quo', a sociedade tradicional. Avesso aos arroubos das paixões, pode romper bruscamente os relacionamentos que procuram cercear sua liberdade.
O nativo gosta de fugir de situações convencionais, de temperar o romance com situações insólitas e inesperadas. Aceitar as diferenças é também fundamental, sem tentar mudar o outro. O amor pode sobreviver mesmo à distância, pela internet, morando em casas separadas ou se encontrando sem prévio aviso, aleatoriamente. Até mesmo sem sexo! Não que ele não ame o sexo, mas procura intelectualizá-lo, racionalizá-lo, analisá-lo demais.
VÊNUS EM PEIXES
Essa é a posição de Vênus mais romântica e sonhadora do zodíaco. Vênus recebe de braços abertos as qualidades e toda a imensidão de Peixes: sensibilidade, inspiração, magia, encantamento, compaixão.
A intimidade com o outro, as experiências que envolvem prazer e sensibilidade, ganham ares sagrados. Nada do que se refere ao amor fica pequeno. Quando se apaixona, o nativo se entrega totalmente, fundindo-se com o outro e colocando-se aos seus pés. A anulação da personalidade no intuito de agradar o parceiro pode ser uma armadilha no longo prazo. Tudo emerge das profundezas, o bom e o ruim também. Anjos e demônios, sonhos e pesadelos, felicidades paradisíacas e sofrimentos do tipo "meu mundo caiu".
Com Vênus em Peixes é bom ter cuidado pra não idealizar o outro, ou o amor em si. Criar fantasias tão grandes que ninguém se torna capaz de satisfazê-las. Ao ver o outro como uma tábua de salvação pra sua vida, pode se dar mal ao embarcar em ilusões. É preciso cuidado para não se envolver em paixões impossíveis e fadadas a causar dor e sofrimento! Idealizando demais o amor, o nativo pode sofrer decepções e frustrações assim que a rotina natural de uma relação duradoura se instalar. Os sonhos se desfazem e o príncipe voltará a ser um sapo ao amanhecer.
A imaginação é fértil. O nativo precisa dar vazão às suas fantasias que são mais sensuais que sexuais. Precisa de uma união completa com o outro e irá fugir dos relacionamentos passionais que visam somente a satisfação sexual. Essa Vênus inspira o amor universal, com nossos semelhantes e com Deus. O amor deve ser compreendido como uma libertação psíquica e espiritual, como uma troca consciente e equilibrada a ser construída com quem partilha os mesmos anseios filosóficos e espirituais.
VÊNUS NAS CASAS
VÊNUS NA CASA 1
Vênus na Primeira Casa indica pessoas que possuem graça pessoal, modos agradáveis e um comportamento amigável. Esta posição é especialmente favorável no horóscopo de uma mulher, porque confere beleza física.
Geralmente, a infância é feliz, o que conduz a uma opinião favorável sobre a vida. Vênus na casa 1 também mostra que a pessoa é socialmente expansiva e ativa nos seus esforços para desenvolver amizades e romances.
As pessoas com esta posição gostam de roupas bonitas e de tudo o que realce sua aparência pessoal. Sua capacidade natural para se relacionar socialmente provavelmente resulta em oportunidades românticas, matrimoniais e nos negócios. O talento pode manifestar-se na arte, na música ou noutro tipo de expressão artística.
VÊNUS NA CASA 2
Vênus na Segunda Casa indica amor à riqueza, a coisas belas, objetos de arte e adornos pessoais. Em geral, todas as coisas adoráveis que o dinheiro pode comprar.
Os nativos também buscam a riqueza para atingir status social. No romance ou casamento, procuram parceiros ricos, que possam proporcionar-lhes os confortos materiais que desejam. Esta posição confere talento nos negócios, especialmente naqueles relacionados à arte.
Os artistas com Vênus nesta casa têm boa chance de ganhar dinheiro com a sua arte. As mulheres com esta posição de Vênus geralmente são extravagantes e os homens tendem a gastar muito dinheiro com as suas amizades femininas. O nativo pode receber ajuda dos amigos e dos contatos sociais, levando a acordos em negócios e a posições que trazem riqueza.
VÊNUS NA CASA 3
Vênus na Terceira Casa indica interesse intelectual em atividades artísticas e culturais. Há um amor especial pela literatura e pela poesia. Capacidade de se comunicar harmoniosamente por meio da fala e da escrita. As pessoas com esta posição podem ser bons artistas, eruditos e escritores.
Há muita movimentação e viagens curtas, por prazer e obrigação social. As pessoas com Vênus na casa 3 tendem a analisar os relacionamentos românticos e contatos sociais de maneira intelectual. Geralmente se comunicam facilmente com os seus cônjuges e amigos íntimos. Têm bom relacionamento com irmãos, irmãs e vizinhos.
Os contatos sociais e românticos são realizados com vizinhos ou pessoas conhecidas em atividades comunitárias e intelectuais. São pessoas que escrevem lindas mensagens de amor e poemas românticos. As relações sociais e românticas estabelecidas por intermédio de jornais ou redes sociais provavelmente são resultado de Vênus na casa 3.
VÊNUS NA CASA 4
Vênus na Quarta Casa indica ligação emocional com o lar e o cenário doméstico. Os relacionamentos com os membros da família tendem a ser harmoniosos. Os nativos gostam de receber seus amigos íntimos e namorados em casa, onde podem cozinhar para eles e criar um ambiente aconchegante, acolhedor e pessoal.
O lar desses nativos é sempre artisticamente decorado, de maneira tão bela quanto suas posses lhes permitam. A proximidade emocional com os pais está favorecida e muita alegria pode vir por intermédio deles. Heranças podem vir dos pais.
Há a promessa de beleza e conforto no final da vida. Há amor pela terra, flores, jardinagem e vegetação exuberante e um amor patriótico pelas belezas naturais da terra natal.
VÊNUS NA CASA 5
Vênus na Quinta Casa indica uma forte inclinação para o prazer e uma natureza romântica. Há amor pela vida, com um ponto de vista otimista. O romance é de importância fundamental. Pode haver felicidade e prazer no romance, com muitas oportunidades românticas.
Os nativos com esta posição geralmente são populares e queridos. Amam as artes e podem ser muito talentosos, especialmente nas artes dramáticas. Gostam de frequentar teatros e assistem a apresentações musicais em suas atividades sociais e românticas.
Esta posição de Vênus proporciona amor pelas crianças. Ela também cria pais amorosos, professores e psicólogos infantis. Os filhos desses nativos provavelmente serão meninas com talento artístico e beleza física.
VÊNUS NA CASA 6
Vênus na casa 6 indica a possibilidade de atividades sociais e envolvimentos românticos estabelecidos no trabalho. O trabalho geralmente está ligado a atividades artísticas, eventos ou acontecimentos sociais. É importante cultivar o amor pelo trabalho, relacionamentos harmoniosos e amigáveis com colaboradores, empregados e patrões.
As condições de trabalho podem ser belas e harmoniosas. As pessoas com esta posição com frequência se casam com alguém que conhecem no seu trabalho, ou desenvolve projetos de trabalho em comum com seu amor.
Esta posição oferece o gosto por roupas bonitas e habilidade na criação e confecção de roupas. O afeto com frequência é dedicado a animais de estimação. A saúde é boa, porém, não muito resistente. Essas pessoas podem ter boa saúde se não abusarem. Após o casamento, muitas vezes a saúde melhora.
VÊNUS NA CASA 7
Vênus na Sétima Casa pode indicar habilidade social e um casamento feliz. Os nativos têm muita popularidade devido às suas maneiras agradáveis e consideração pelos outros.
Há habilidade para lidar com o público, favorável para aqueles que se dedicam à psicologia, vendas, relações públicas e artes dramáticas. O casamento e amizades íntimas são muito importantes para essas pessoas. Elas procuram o casamento para sua satisfação romântica e pela felicidade que ele oferece.
Geralmente se casam cedo e obtém prosperidade social e financeira por intermédio do casamento. Manifestam amor nos seus relacionamentos pessoais e, consequentemente, recebem amor de volta. Essas pessoas raramente precisam se envolver em ações judiciais, porém, quando o fazem, tentam resolver o assunto sem recorrer a um tribunal.
VÊNUS NA CASA 8
Vênus na Oitava Casa indica lucros financeiros por intermédio do casamento, outras sociedades e relações sociais. Com frequência, esta posição indica uma herança ao longo da vida. O casamento também pode ser motivado pela possibilidade de ganhos financeiros.
Há tendência a uma natureza sensual. A posição de Vênus na casa 8 proporciona emoções excessivamente intensas. É preciso cuidado com o ciúmes e a possessividade, porque aqui Vênus está na casa relacionada a Escorpião, o signo de seu detrimento.
VÊNUS NA CASA 9
Vênus na Nona Casa indica amor pela filosofia, pela religião e pela arte. As pessoas com esta posição com frequência fazem longas viagens por prazer. Os parceiros no casamento e outros importantes contatos sociais e românticos podem acontecer por intermédio de universidades e igrejas, durante longas viagens ou em países estrangeiros.
Podem ocorrer fortes ligações com estrangeiros ou pessoas de outras raças e religiões. Os nativos possuem ideais elevados sobre o amor. Podem tentar converter as pessoas amadas às suas próprias opiniões religiosas ou filosóficas.
Essas pessoas geralmente são bem informadas no que se refere à história cultural e artística. Em alguns casos, tornam se especialistas nessas áreas. Vênus nesta casa muitas vezes proporciona amor à música e à arte religiosas. Pode haver relacionamentos harmoniosos e lucrativos com pessoas da família.
VÊNUS NA CASA 10
Vênus na Décima Casa indica ambição social e artística. O indivíduo provavelmente irá escolher uma profissão relacionada às artes e, se possuir talento artístico, tem boa chance de reconhecimento.
É provável que procure se casar com alguém capaz de lhe proporcionar status e riqueza. Podem existir boas relações e amizade com patrões e pessoas em posições de poder.
Esta posição de Vênus proporciona aos nativos sucesso nos contatos com o sexo oposto, o que pode favorecer as suas carreiras. É preciso cuidado para não se tornar socialmente interesseiro ou alguém que esquece os seus velhos amigos assim que realiza suas ambições sociais.
VÊNUS NA CASA 11
Vênus na Décima Primeira Casa indica amizades sinceras e relacionamentos estabelecidos por meio de atividades em grupo. A generosidade com os amigos assegura que receberá bom retorno deles. Por essa razão, as esperanças e desejos têm boa chance de se realizarem.
O nativo com Vênus nesta casa cultiva muitos amigos do sexo oposto. As amizades também são estabelecidas com artistas e músicos. O parceiro no casamento com frequência é apresentado por amigos ou conhecido em atividades de grupo. Os amigos com frequência se tornam namorados. E os namorados, amigos.
VÊNUS NA CASA 12
Vênus na Décima Segunda Casa indica amor pela tranquilidade isolamento e solidão. Os contatos pessoais e sociais com frequência são mais reservados. Podem ocorrer casos secretos de amor. A timidez social pode levar à solidão ou à frustração romântica.
Há harmonia emocional com a mente inconsciente, que pode proporcionar profunda inspiração artística. Grande parte do comportamento social é motivado por um nível inconsciente. As pessoas com esta posição são gentis e compreensivas com aqueles que se encontram em dificuldades. Possui grande sensibilidade e podem se magoar com facilidade. Há muita compaixão nesta posição, porque ela corresponde ao signo de Peixes, no qual Vênus está exaltado.
VÊNUS RETRÓGRADO
Vênus retrógrado num mapa astral anuncia uma vida amorosa difícil. A pessoa age com o ser amado de maneira contraditória. Procuram programar a sua relação amorosa com ele, seguindo uma linha demasiado dura, demasiado exigente ou não o bastante! Há um desacordo entre os objetivos amorosos das pessoas e a sua maneira concreta de viver o amor.
As suas dificuldades com o sexo oposto devem-se a uma falta de segurança interior. Padecendo de uma grande solidão afetiva, aspiram de tal maneira à felicidade, que bloqueiam neles mesmos as forças que lhes permitiriam atingi-la.
Vênus retrógrado indica um carma no campo afetivo: as pessoas não haviam entendido sobre o amor em suas vidas passadas. O seu comportamento inadequado lhes havia acarretado grandes sofrimentos. Na vida atual, a lembrança dessa dor os impede de se darem plenamente.
As pessoas pertencentes aos dois sexos sem se darem conta, podem suspeitar que aqueles que os amam tenham intenções egoístas ou interesseiras, mesmo quando não é este o caso. A maioria das vezes não é. Essa suspeita leva-os a recusar o amor, muitas vezes sem razão, pois assim se privam de uma oportunidade de felicidade.
O aprendizado é sair de sua prisão afetiva. Desbloquear-se e entregar-se verdadeiramente ao ser amado.
VÊNUS RETRÓGRADO NOS SIGNOS
VÊNUS RETRÓGRADO EM ÁRIES
O nativo desconfia dos outros: tem dificuldade em assumir o casamento, em virtude de uma grande desconfiança em relação ao amor. Ficará feliz quando compreender as virtudes do diálogo: ouvir mais, deixar o ser amado se expressar, sem lhe impor sempre uma direção ou um comando.
Essa Vênus imediatista, impulsiva, autoritária e exigente deve aprender a paciência. Deve aprender a transcender seus desejos infantis e buscar outros valores, se quiser viver uma história duradoura.
VÊNUS RETRÓGRADO EM TOURO
Esta situação planetária evoca uma ligação que não pudera desabrochar numa vida passada. O nativo pode reencontrar atualmente esse amor. Amar alguém que já conhece há várias vidas lhe dará um extraordinário sentimento de segurança.
Entretanto, o nativo deve evitar ser obsessivamente possessivo, o que o impedira outrora de ser feliz. Deve aprender a não exigir dos seres mais do que podem dar.
VÊNUS RETRÓGRADO EM GÊMEOS
Neste signo da adolescência, em que o ser ainda não atingiu sua polaridade sexual, Vênus retrógrado indica uma instabilidade afetiva nas existências anteriores, nas quais a pessoa vivia o amor como um jogo leviano.
O nativo deve agora aprender a se comprometer seriamente, a cultivar responsabilidade e integridade. Resistindo à tentação da inconstância, à tendência de falar demais e de jogar seus parceiros um contra o outro com fofocas ou intrigas.
VÊNUS RETRÓGRADO EM CÂNCER
Em Câncer, signo da tradição e da família, Vênus retrógrado demora-se na infância e na imaturidade de um comportamento mais exigente de atenções do que generoso. Muito dependente das suas experiências anteriores, o nativo procura reconstituir sua família de uma encarnação precedente.
Essa posição de Vênus indica um "complexo de Édipo" tanto mais difícil de liquidar quanto é herdado de uma vida passada. O nativo se esforça para reconstituir sua vida presente sobre o modelo das suas infâncias passadas: quer amar sem correr riscos. Poderá se libertar quando amadurecer suas emoções e assumir a fundo sua paternidade (ou maternidade).
VÊNUS RETRÓGRADO EM LEÃO
Em suas vidas passadas, o nativo ficava constantemente preocupado em deslumbrar suas futuras conquistas - daí uma busca de luxo, de dinheiro, de esnobismo. Na intimidade, fazia medo aos que amava, por seu autoritarismo. Superprotetor, queria assumir tudo.
Pode demonstrar uma vaidade exagerada e gostar demais dos prazeres mundanos, parecendo frívolo e superficial. Exigente, rende-se somente àquele amor que se ajoelhar aos seus pés. Gostam sempre de manter o comando na relação e usam do seu magnetismo para fazer valer suas vontades.
Deve agora ser mais generoso, procurar relações simples e amistosas com o ser amado, deixando-lhe o direito de existir por si mesmo. Deve ser devotado e fiel, fazendo de tudo para oferecer o melhor de si ao seu parceiro.
VÊNUS RETRÓGRADO EM VIRGEM
Esta posição do planeta indica um ser muito crítico, que traz essa tendência de vidas passadas. O nativo, antes de amar, procurava sempre o defeito da pessoa, o que lhe dava um pretexto para não se comprometer numa relação afetiva com ela.
Deve agora aprender a ser mais tolerante e compassivo para sair da sua atitude destrutiva e egoísta. Deve aprender também a fazer pequenos sacrifícios para melhorar sua convivência diária, encontrando prazer nas pequenas coisas do dia-a-dia.
VÊNUS RETRÓGRADO EM LIBRA
Pode haver certo distanciamento afetivo na tentativa de evitar conflitos, agressões, grosserias e situações desagradáveis. É preciso atenção: isso pode encobrir questões mais profundas nas relações.
Em suas vidas passadas, o pior inimigo do nativo foi ele mesmo. Demasiado romântico, demasiado perfeccionista, deve aprender a amar com indulgência, equilibrando amor e firmeza. Ser condescendente, mas ao mesmo tempo aprender a colocar limites de forma saudável.
VÊNUS RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO
Em vidas passadas, o nativo foi insatisfeito, sequioso de novidades, intensas experiências, emoções e paixões destrutivas. Suas dificuldades com o sexo oposto têm origem nas outras vidas: o nativo viveu experiências amorosas que lhe haviam provocado um profundo desprezo por si próprio. Seu "comportamento de fracasso" tende a provar que o amor é digno de desprezo.
Deve essencialmente aprender a perdoar e a esquecer para que possa se abrir ao amor. Deve também buscar uma perspectiva espiritual mais elevada.
VÊNUS RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO
O indivíduo dá valor antes de tudo à sua independência e à sua liberdade. Por causa disso sacrificou o amor em suas vidas passadas. Incapaz de estabilidade afetiva, vive muitas vezes sozinho e não suporta o casamento por muito tempo.
A necessidade de mudança impele o nativo para uma vida amorosa agitada, com múltiplas experiências que duram apenas um certo tempo. Ele se estabilizará, se consentir em sacrificar parcialmente sua liberdade em nome de um relacionamento duradouro e bem sucedido.
VÊNUS RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO
Essa posição de Vênus impele o nativo para um cônjuge mais idoso, que simboliza a autoridade que conheceu e que vivenciou no passado. Tem uma tendência a não esquecer nada, a nada perdoar e a se comportar de forma austera. Isso pode ser frustrante para ele e para os outros.
Este é precisamente um dos casos em que a família é para ele uma prova cármica. Nesta vida o nativo deve cultivar generosidade, amorosidade e afetividade. Superar o medo de dar, de se dar.
VÊNUS RETRÓGRADO EM AQUÁRIO
O nativo demonstra mais boa vontade para com os amigos, em detrimento de sua família. É mais generoso com os amigos do que com os seus amores. Demasiado independente, reluta em aceitar qualquer compromisso afetivo. Foge assim que fareja a menor obrigação ou necessidade de comprometimento.
Por isso se torna solitário. Interessa-se no fim da vida pela História, pois procura inconscientemente compreender porque, em suas encarnações precedentes, os outros fugiam dele assim que aparecia. Não pede nem procura uma total intimidade com os outros, pois já fica muito feliz em sentir-se aceito, ou mesmo simplesmente tolerado.
O nativo deve agora se envolver em causas mais solidárias e humanitárias. Assim encontrará um grupo com o qual possa efetivamente colaborar para a comunidade.
VÊNUS RETRÓGRADO EM PEIXES
Muito solitário, o nativo tem a tendência a buscar de novo os fantasmas românticos das vidas anteriores. Impressionável, imaginativo e sensível, seu equilíbrio emotivo e nervoso deixa a desejar.
Deve procurar libertar-se de um de ilusões (como, por exemplo, buscar de novo a alma irmã perdida em cada encontro amoroso). O auxílio aos outros lhe ensinará a amar de maneira positiva.
VÊNUS RETRÓGRADO NAS CASAS
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 1
A casa 1 descreve a pessoa tal como o percebem os outros. Vênus nesta casa indica que a pessoa gosta de si mesma. Quando o planeta esta retrógrado, é provável que a pessoa, em suas vidas anteriores, tenha levado esse amor ao excesso: era Narciso, deslumbrado consigo mesmo.
O nativo não se sente satisfeito, procura atenção dos outros, tende a não ter medida de dar e receber afeto. Quer viver a própria vida, mas pode ser tornar possessivo com os outros. A pessoa não se dedica aos afetos, mas absorve muito das outras pessoas para alimentar sua autoconfiança.
Na vida atual, ele tem demasiada tendência a querer agradar. Procura atrair para si o amor dos outros, ao invés de dar amor àqueles que dele têm necessidade. É preciso cultivar mais generosidade. O nativo deve aprender a transcender seus desejos infantis e buscar outros valores, se quiser viver uma história duradoura.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 2
Sequioso de segurança, o nativo permanece apegado demais aos objetos, pessoas e instituições que oferecem segurança, para ele tranquilizadoras. Pode ser, com frequência, um excelente artesão, ou artista, mas as suas criações nunca são de vanguarda: ele ficou preso à sensibilidade artística de épocas passadas.
O nativo tenta reciclar experiências passadas para ter sentimentos de segurança. É possessivo, quer absorver o universo à sua volta. Pode ser muito materialista, enquanto procura restabelecer e fortalecer todos os sentimentos passados de autovalor. Tem forte tendência a repetir todas as coisas de que gosta e se torna uma pessoa de muitos hábitos.
A necessidade por segurança no plano físico e material pode ser tão grande, que o nativo se torna apegada, não é generoso. Não é muito competitiva, pois há preguiça. Experimenta dificuldades com o sexo oposto como resultado da possessividade ou do medo de ser possuído.
Gosta de fazer as coisas à sua maneira e se aborrece quando sente que os outros estão invadindo seus métodos de fazer as coisas. Pode haver um carma de ligação ao amor de uma vida passada e de bem-estar com respeito a pessoas, objetos e circunstâncias. O nativo deve cultivar o desapego, transformar o medo de empobrecer com mais fé, espiritualidade e generosidade, para abandonar suas tendências materialistas.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 3
Neste signo o nativo tem algo a aprender no campo da comunicação com os outros: em vidas passadas, seus discursos agressivos, canhestros ou indelicados haviam afastado os que o cercavam, particularmente seus irmãos e irmãs, primos e, na escola, seus colegas.
Há tendência de não se sincronizar na maioria de seus relacionamentos. Ama demais ou de menos em relação ao amor recebido. Ou, então, seu amor se torna fora de sintonia na dimensão do tempo. Pode sentir um grande amor por uma pessoa enquanto se prepara para estar com ela, mas se desanima durante o contato pessoal e depois olhando para trás e o recria em sua mente. Assim, cria problemas afetivos sem viver os relacionamentos no aqui e no agora.
Passa muito tempo analisando tudo que sente. As qualidades mutáveis da casa 3 dificultam pessoa da sintonia mental com seus próprios sentimentos. Sente-se inseguro, especialmente com pessoas da própria idade. Para sentir-se aceito, pode dizer ou fazer coisas que sabe não serem suas.
Deverá aprender a se amar, a se controlar, usar de integridade e sinceridade. Sobretudo a usar de mais tato nas relações faladas ou escritas com seus parentes e pessoas próximas.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 4
Em suas vidas passadas, o nativo não soube criar um ambiente satisfatório no seu lar (ou a sua pátria, se tinha responsabilidades políticas ou administrativas). Seus familiares não se sentiam felizes em sua casa. Isso se deve ao fato de que seu lado afetivo estava subdesenvolvido.
Gosta de ter alguém do sexo oposto em quem possa se apoiar. Seu conceito de amor sempre envolve um grau de proteção dos pais, dos quais, embora possa se ressentir exteriormente, interiormente precisa demais.
É infantil, recriando continuamente o tipo de amor que experimentou em seus primeiros anos de vida, por não ter amadurecido seu amor e a ligação com um dos pais. Assim, continua tentando voltar ao útero materno. Algumas vezes sente medo das pessoas e, como resultado, tem mais dificuldade para expressar seus gostos para o mundo exterior do que para os de sua intimidade.
Inconscientemente, limita o número de pessoas e de situações exteriores com as quais possa se sentir confortável. Está aprendendo através de um Carma que continua repetindo o começo das experiências de amor até que tenha confiança suficiente para acreditar que, através delas, ganhará a segurança que precisa para expressar seu amor no mundo exterior.
Em suma: Eterna criança, apavorado com o mundo exterior, não tendo liquidado outrora seu Édipo, deve aprender agora a sair de sua concha para dar ternura e proteção aos seus.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 5
Em suas vidas anteriores, a pessoa estava quase que exclusivamente voltado para o prazer, para o lazer e para os amores inconstantes. Era provavelmente um jogador. Pode ter sido pouco ortodoxo em seu comportamento sexual. E possível também que tenha negligenciado os seus filhos em vidas passadas.
O nativo geralmente tem um ego muito forte, que se manifesta através do processo criativo. Algumas vezes, pode dominar as pessoas pela confiança interior que tenta transparecer. Faz uma encenação para os outros e tende a projetar seus sentimentos nos outros porque não tolera rejeição e pode rejeitar os outros antes de perceber que eles a rejeitarão, quando sente que pode não estar à altura dos padrões alheios.
Em alguns casos traz consigo o orgulho, que os outros precisam reforçar antes que os admita em seu círculo social. Sente-se melhor quando é capaz de ajudar os outros, considerando-os menos competentes.
Uma das dificuldades nesta posição são as frustrações quando se prende a expectativas irrealistas. É incapaz de achar a pessoa perfeita que possa preencher tudo que acha que precisa. Está aprendendo a lição cármica da satisfação. A insatisfação que sente pelos outros é sempre a insatisfação que criou em si. A lição é esperar menos da vida e realizar a felicidade que está procurando.
Deverá tentar, na vida atual, amar sinceramente e também assumir seus compromissos paternos.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 6
Em vidas passadas, o nativo foi negligente com as leis naturais da higiene. Sua falta de disciplina na alimentação pode ter acarretado má saúde ou ainda (segundo as indicações do resto do mapa astral) teria feito mau uso de sua boa saúde - que lhe havia sido dada para que se colocasse a serviço dos outros. Cuidar do próximo, ministrar-lhe ensinamentos e prestar serviços - eis o que deveria ter feito, e não fez.
Há uma tendência a experimentar relacionamentos decepcionantes, particularmente nas áreas associadas ao trabalho. Costuma se afastar dos outros porque não entende como lidar com as imperfeições que vê neles. Assim, sua aproximação com as pessoas é muito mecânica e todo pensamento e ação que recebe de outra pessoa são vistos como parte de muitos movimentos em seu planejado jogo de xadrez da vida. Pode fazer muitos favores para os outros, mas se satisfaz apenas quando sabe que estes podem ser devolvidos.
Tende a julgar os outros pelo que eles fazem, medindo suas realizações e atos em comparação com seus próprios ideais. Assim, tem dois padrões, não percebendo que os ideais de todas as pessoas que conhece podem ser tão elevados quanto os seus e que a falta de habilidade deles para viver de acordo com estes ideais, em sua presença, é um reflexo de suas próprias fraquezas humanas.
Usa a maior parte de sua energia sublimando e reprimindo muitas de suas necessidades. É preciso aprender a admitir a necessidade que tem dos outros. O nativo deve, agora, para liquidar seu carma, respeitar uma higiene de vida, cultivar hábitos saudáveis e uma disciplina alimentar sem projetar isso nos outros. Colocar sua experiência a serviço da humanidade sofredora.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 7
O nativo pode viver dissabores no casamento (ou nas associações) por causa das vidas passadas demasiado individualistas. O nativo aceitava o amor que lhe era oferecido e não o retribuía. Não respeitava os compromissos assumidos em contratos e "puxava a brasa para a sua sardinha" em todas as circunstâncias.
Seu humor e seus sentimentos são desviados pelo mundo ao seu redor. Pode assumir diferentes identidades. Seus sentimentos são como um pêndulo, balançando de um lado para outro conforme os ventos dos sentimentos de outras pessoas, sempre passando pelo centro mas raramente ficando lá. Nunca tem certeza se é visto ou não como sendo adequado aos olhos dos outros.
Muito sensível ao seu meio ambiente externo, inicialmente se submete e se perde nele e então foge para recobrar seu equilíbrio. Contudo, não gosta de fazer as coisas sozinho. Está vivendo um Carma de experimentar as partes desequilibradas de si mesmo através dos caminhos nos quais os outros o veem.
É preciso aprender a ver seu verdadeiro reflexo através dos olhos daqueles a quem ama. Entretanto, se lutar contra o fato de que muitas de suas ideias, pensamentos e sentimentos parecem ser rejeitados e não compreender o porquê disto, então continuará repetindo o desequilíbrio.
Deve aprender também a respeitar os direitos dos outros e a desenvolver a harmonia conjugal. A se conduzir de maneira generosa e construtiva em todas as associações nas quais esteja envolvido.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 8
Em suas vidas passadas tudo acabava mal para o nativo, por causa de certos traços de carácter negativos, dos quais ele deve agora se livrar. O nativo se complicava nas relações humanas, deixava-se levar a situações inverossímeis por sua necessidade de sexo e de dinheiro.
É possível que tenha tido faculdades mediúnicas, dons ocultos que tenha utilizado mal (para fins materiais e pessoais). É possível também que tenha vivido mortes muito dolorosas.
A natureza do desejo energiza a necessidade de criar uma satisfação futura. A emoção do amor é frequentemente ligada a uma raiva ou a um ressentimento do passado, a lembranças dolorosas. Sexualmente, oscila de períodos de intensa necessidade a períodos de completa falta de interesse. Seu impulso sexual está relacionado a um forte desejo de possuir. Às vezes, pode secretamente ter ciúmes dos outros ou inveja dos que parecem ter mais do que ela.
Há tendência de esconder de seus próprios sentimentos. Há muita impaciência, uma vez que está experimentando a profundidade de suas próprias necessidades e sentindo a influência das necessidades de outras pessoas. Isto frequentemente provoca um conflito entre a maneira como se relaciona com a sociedade e o modo como verdadeiramente se sente. Muitas vezes existe grande ressentimento, porque se sente enganada ou privada de muitas coisas que ela acredita serem suas.
Tende a passar a vida fazendo as coisas da maneira mais difícil, invejando o modo com os outros podem atingir as mesmas metas com menos esforço. Experimenta um sentimento de isolamento do mundo. Há um resíduo de vida passada, de amor perdido. Como resultado, acha difícil confiar inteiramente nas pessoas que encontra na vida atual porque, inconscientemente, vê em cada uma delas, uma das partes simbólicas do amor do qual foi privado no passado.
Lições cármicas: fazer bom uso do dinheiro dos outros, aprender a perdoar para se abrir ao amor, buscar uma perspectiva espiritual mais elevada, que permitirá a pessoa não temer a morte, as perdas e as transformações da vida.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 9
Esta posição de Vênus sugere que o nativo tenha sido um beato nas vidas passadas, praticando uma religião conformista, puramente social. Ao mesmo tempo, permitia-se inúmeras distorções da lei que pretendia honrar.
Além disso, o nativo tem uma grande necessidade por liberdade pessoal e não permite que os outros dificultem ou obstruam o seu espaço. Em algumas pessoas esta posição se manifesta num grande amor pela vida espiritual. Há necessidade por um sentido de amplidão da vida e sacrifica a intimidade com outras pessoas a fim de preencher esta necessidade.
É independente e não gosta de ser colocado no molde dos desejos dos outros. Pode ser uma posição difícil para o casamento ou qualquer outro relacionamento de natureza duradoura, pois não aceita compromissos permanentes. Carmicamente traz consigo para esta vida um resíduo muito forte de fazer o que gosta e quando gosta de fazê-lo.
O nativo deve, portanto, buscar um real progresso espiritual. Praticar amplamente a tolerância religiosa e a abertura para o relacionamento sem medo de perder sua liberdade.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 10
O nativo traz frustrações de vidas passadas, o que desejara lhe fora recusado. Almejara particularmente o prestígio, as honras, a glória - ou, pelo menos, a aprovação dos seus chefes. O fracasso vem de certos traços negativos de sua personalidade, particularmente a falta de tato e de diplomacia. Por um orgulho mal colocado, o nativo deseja ser aceito por seus superiores, mas não faz nada para isso. É capaz, mas não se deve deixar bloquear por um excessivo sentimento de superioridade.
Gosta de olhar para trás, para as realizações de seus desejos e necessidades, para saber que é aceito por aqueles que anteriormente admirou como sendo superiores. Deseja a aceitação social, mas não procura por ela. Assim, sua expressão exterior de criatividade é dificultado pela expectativa de ser ou não ser rejeitada pelos outros.
Pode se tornar excessivamente preocupado sobre como está se integrando com os outros e como resultado torna-se muito sensível em situações sociais. Isto tende a fazê-lo se sentir menos confortável em público. Sente fortemente a responsabilidade do passado e não tem certeza se é capaz de viver de acordo com ela. No mapa de um homem isto pode trazer dificuldades com as mulheres, como resultado do domínio de uma mulher mais velha no começo da vida.
Geralmente existe muita habilidade criativa já desenvolvida em encarnações passadas, mas o indivíduo precisa desenvolver a confiança em si mesmo, se quiser expressá-la. Carmicamente passa pela vida tentando reunir os sentimentos que lhe darão propósito de que necessita. Tão logo possa fazê-lo, começará a expressar o que esteve procurando em sua vida.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 11
Os amigos do nativo foram, numa vida passada, tão mal acolhidos, que o impediram de progredir. Seduzido pelas lisonjas interesseiras desses amigos, não tinha coragem de afastá-los. Na vida atual, o nativo reencontra suas antigas relações e o mesmo tipo de vida social.
O nativo pode viver uma curiosidade sem direção. Procura por satisfação em muitas direções diferentes e algumas vezes, o senso de realidade é tão singular que quase se separa de seu plano terreno de identidade. Quer experimentar tudo, mas não sabe por quê. Precisa aprender a discriminar para que cada nova extravagância e ilusão que atraia seja bonita em si mesma. A mistura de todas elas é desarmoniosa e o fazem sentir desconfortável com elas. Expressa muita rejeição pessoal, isso o torna mais afastado.
Seu secreto desejo de viver experiências por si mesmas o mantém ligeiramente afastado do resto da humanidade, que ele ama tão ternamente. Alguns, com esta posição, passam por experiências sexuais bizarras, uma vez que a necessidade por exploração está sempre tentando transcender as normas da sociedade.
Em encarnações passadas experimentou tantas coisas diferentes que o agradaram, que se tornou uma pessoa constantemente à procura do que ainda não experimentou. Seus sonhos podem ser irrealistas, mas a natureza de sua realidade pessoal é desinibida com as restrições da sociedade convencional.
Seu futuro é inteiramente baseado no quanto ele se apega às suas fantasias passadas. Deve agora aprender o discernimento e escolher relações mais refinadas, que o ajudarão a se elevar cultural e moralmente.
VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 12
Em vidas passadas o nativo permaneceu apegado a um amor antigo, um amor que nunca se rompeu. O nativo demonstra tendência à autocompaixão, pois sabe, mais ou menos conscientemente, que deixou esse ser amado para trás. Muito romântico, não tem realmente os pés na Terra, e caminha na vida atual trazendo essa ferida secreta. Tem a possibilidade de transformar essa carga emotiva em obra de arte, ou em criação humanitária.
O nativo tenta esconder os sentimentos que pensa que possam ser rejeitados. Pode ser feliz quando está sozinho, mas não gosta de se sentir abandonado pelos outros. Ao menor sinal de rejeição, pode passar por longos períodos sentindo pena de si mesmo, pois sabe instintivamente que veio para esta encarnação deixando para trás seu verdadeiro amor.
Como tal, tenta se contentar encontrando aspectos simbólicos daquele amor em todas as pessoas que encontra, porém dentro de conceitos românticos do passado. Pode ser insatisfeito com as experiências de sua vida atual, pois tudo o que percebe é visto através das lentes coloridas de seus conceitos preconcebidos. Caminha pela vida com uma silenciosa mágoa e não gosta que os outros lhe façam exigências.
Geralmente, nesta posição, existe muita emoção contida e, embora os outros raramente vejam isto, está consciente disso e se recusa a viver o presente. Pode ser muito criativo se não for forçado, pois tende a gastar muito tempo dentro de si mesma, absorvendo lembranças passadas de momentos nos quais sentiu paz consigo mesmo.
Não procura a popularidade exterior. Podem surgir casos de amores clandestinos tentando manter no presente um amor do passado. Emocionalmente controlado, tende a permitir que oportunidades da vida a passem para trás. Cessará de perder seu tempo em vãs lamentações (cármicas), no dia em que compreender que deve viver plenamente o presente. Alcançará a felicidade quando perceber que, por viver no presente, não está realmente perdendo seu passado.