O SIMBOLISMO DO CAVALO, DO UNICÓRNIO E DO CAVALO ALADO
O Cavalo simboliza liberdade, força e impetuosidade. Nada encarna melhor o espírito de liberdade do que os Cavalos selvagens.
Nas culturas antigas, o cavalo também simboliza poder pessoal, poder interior. O verdadeiro poder é a sabedoria conquistada durante nossa jornada, pelos caminhos percorridos.
O Cavalo é detentor do poder tanto na esfera do mundo físico, quanto na da dimensão espiritual. Os índios americanos diziam que roubar cavalos é roubar poder.
É a medicina das Jornadas Xamânicas e do dom da clarividência. Para os xamãs, são considerados veículos seguros para viajar tanto no mundo físico quanto no espiritual. Em praticas xamânicas ao redor do mundo, o Cavalo sempre forneceu o poder para que os xamãs voassem para os mundos sutis. Portanto, está ligado à projeção astral e nos ensina a compartilhar nosso conhecimento no caminho da beleza.
Para os hindus, esse animal está relacionado ao planeta Marte. Nos Vedas (escrituras sagradas) exterioriza o arquétipo de Agni (Deus do Fogo), sendo o fogo um dos elementos mais poderosos da natureza. Agni reje os rituais, as celebrações e as cerimônias sagradas.
Quando o Cavalo foi domado, a humanidade alavancou sua evolução de uma forma que somente se iguala ao momento em que dominou o fogo. Antes de usarem os Cavalos, os homens tinham que cruzar longas distancias com pesadas cargas. As viagens eram lentas e sacrificantes. Quando montaram no dorso do Cavalo, tornaram-se mais leves e velozes.
A humanidade tem uma dívida com o Cavalo, por tudo que ele possibilitou através de seus serviços junto ao homem. Até os dias de hoje a potência dos veículos automotores é avaliada em “cavalos de força”.
Ele ensina ainda que devemos guardar as lições aprendidas quando cavalgamos com ele, seja no amor, na dor, na alegria e até mesmo na raiva, pois tudo permite um aprendizado.
CAVALO ALADO: Simboliza o desejo de elevação, transmutação, beleza, viagem astral, novas aventuras, mistério, fascínio. Pégasus, Com um de seus coices, fez nascer a fonte de Hipocrene, que se acreditava ser a fonte de inspiração dos poetas. Leia sobre o mito de Pegasus aqui.
UNICÓRNIO: Este animal mitológico representa a pureza da alma. Ele está ligado a todos os dons das artes, à mediunidade, à elevação. É a integração divina com o grande espírito do céu e da terra. Seu chifre no meio de sua fronte simboliza a flecha espiritual, o raio solar, a espada de Deus e a revelação divina.
Os alquimistas viam no unicórnio a imagem do hermafrodita (homem e mulher). Um ser que transcende a própria sexualidade. Na China, o nome do unicórnio é Ki lin, símbolo da mansidão e da boa sorte. Esta designação representa o masculino-feminino, o yin e yang. Leia mais sobre os Unicórnios aqui.