quarta-feira, 5 de outubro de 2022

O que é Pentecostes e por que o celebramos?

 

O que é Pentecostes e por que o celebramos?

Pentecostes

Pentecostes é um dia especial de adoração. A festa marca o fim do tempo pascal para os cristãos e comemora o derramamento do Espírito Santo sobre os primeiros seguidores de Jesus. A Igreja de Deus, que começou no Pentecostes, sobre a qual lemos em Atos 2, recebe a missão de pregar as Boas Novas do Reino de Deus. Isso fazia parte do plano muito maior de Deus, o retorno de Jesus Cristo. No Domingo de Pentecostes, os cristãos de todo o mundo vão celebrar este dia santo, com símbolos de chamas, uma pomba e vento marcados em todas as igrejas.

Se você estiver na igreja neste domingo, provavelmente lerá uma passagem do Evangelho de João, que fala de uma visita de Cristo Ressuscitado aos discípulos amontoados de medo. “'A paz esteja convosco', diz Jesus. 'Assim como o Pai me enviou, eu estou enviando você.' Depois de dizer isso, Jesus soprou sobre eles e acrescentou: 'Recebei o Espírito Santo'” (João 20:19-23). Pentecostes celebra a realidade de que somos seres inspirados por Deus.  Embora este dia santo não seja reconhecido por todos os cristãos, o Pentecostes foi um ponto de virada monumental na história cristã, considerado por muitos como o aniversário da igreja. Pentecostes é um grande momento para testemunhar para sua igreja. Aqui estão cinco coisas que você deve saber sobre o Pentecostes e por que o celebramos:

Pentecostes vem 10 dias após a ascensão de Cristo

Antes de Jesus ser crucificado, Ele disse aos discípulos que o Espírito Santo viria após Ele. Jesus disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Conselheiro para estar convosco para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode aceitá-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas você o conhece, pois ele vive com você e estará em você. Não os deixarei órfãos; Eu irei até você” (João 14:16-18). Assim como Jesus disse, 40 dias após a ressurreição (10 dias depois que Ele ascendeu ao céu), a promessa foi cumprida quando Pedro e a Igreja primitiva estavam em Jerusalém para o Pentecostes.

Acontece 50 dias depois da Páscoa

A palavra inglesa “Pentecostes” é traduzida do trabalho grego pentekostos que significa “cinquenta”. Isso vem da antiga expressão cristã “pentekoste hemera” que significa “quinquagésimo dia”. De fato, os cristãos tomaram emprestada a frase de judeus de língua grega que usavam a frase para se referir a um feriado judaico conhecido como Festival das Semanas. Levítico 23:16 instrui as pessoas a contar sete semanas (50 dias) desde o final da Páscoa até o início do próximo feriado.  Os judeus celebram o Pentecostes 50 dias após o fim da Páscoa. Os cristãos observam o dia 50 dias após a Páscoa.

O Pentecostes é registrado em Atos 2:1-13

Pentecostes está registrado no Novo Testamento no Livro de Atos. O relato começa com o Espírito Santo descendo sobre um grupo de seguidores que, ao recebê-lo, começam a falar em línguas. A Bíblia nos diz “E, quando o dia de Pentecostes se cumpriu, estavam todos unânimes no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso, e encheu todas as casas onde eles estavam sentados. E apareceram para eles línguas de fogo divididas, e pousaram sobre cada um deles. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, e o espírito lhes deu que falassem” (Atos 2:1-4).

Pentecostes é o aniversário da Igreja

Muitos cristãos reconhecem o Pentecostes como o nascimento, ou o nascimento da igreja, pois comemora o estabelecimento da igreja como resultado dos ensinamentos dos apóstolos sobre o evangelho e o batismo de milhares de seguidores. Pentecostes é quando os apóstolos saíram entre o povo e começaram a espalhar a mensagem de Jesus, estabelecendo assim o início da igreja. Com a descida do Espírito Santo, uma Nova Aliança é inaugurada. É uma das festas mais antigas da Igreja, mencionada nos Atos dos Apóstolos (20,16) e na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios. Pentecostes pode ser uma celebração poderosa e um lembrete de que o Espírito Santo veio com poder para capacitar nosso testemunho do Cristo Ressuscitado. É o momento perfeito para lembrar aos crentes em sua igreja que nosso Pai Celestial capacitará nosso testemunho.

Algumas pessoas pensaram que os seguidores estavam bêbados

As línguas faladas pelos primeiros cristãos foram ouvidas por milhares de peregrinos judeus que estavam em Jerusalém para celebrar Shavuot, e essas línguas eram inteligíveis. Aqueles que estavam lá falaram das mensagens milagrosas relacionadas com as obras poderosas de Deus. Enquanto aqueles que ouviram as mensagens em suas próprias línguas ficaram maravilhados, outros pensaram que os cristãos estavam apenas bêbados, principalmente porque era um dia de festa para os judeus.

Em última análise, o Pentecostes é a celebração da Igreja do Dom do Espírito Santo. O Espírito Santo de Deus nos capacita com o amor de Deus, a motivação para obedecê-Lo e uma mente sã para discernir a verdade (2 Timóteo 1:7; João 15:26; João 16:13). Jesus Cristo porque vemos o Espírito tão plenamente manifestado nele. Quando celebramos o Pentecostes, estamos reconhecendo que somente o Espírito Santo pode capacitar nosso testemunho. Há uma esperança e poder incríveis nisso. Sem o poder do Espírito Santo, não há esperança que seja capaz de viver o Evangelho e a missão de Cristo.