segunda-feira, 10 de outubro de 2022

O Caminho Sufi para a Atenção Plena

 

O Caminho Sufi para a Atenção Plena

feliz-inspirador-inverno-neve-frio

Você tem dificuldade em equilibrar o mundo exterior do trabalho, relacionamentos e vida com seu mundo interior de pensamentos e sentimentos? O primeiro supera constantemente o último, varrendo seu senso de identidade em uma enxurrada de responsabilidades e ocupações? Você está desesperadamente infeliz, mas nunca consegue descobrir o porquê?

Talvez seja hora de trilhar o caminho Sufi para a atenção plena.

O sufismo é a prática mística islâmica de buscar a verdade do amor e do conhecimento divinos através de uma experiência pessoal com Deus. O historiador árabe do século XIV , Ibn Khaldun, descreveu o sufismo como “…dedicação à adoração, dedicação total a Allah Altíssimo, desrespeito pela elegância e ornamento do mundo, abstinência do prazer, riqueza e prestígio buscados pela maioria dos homens, e retirando-se dos outros para adorar sozinho.”

O movimento Sufi desenvolveu-se a partir da autodisciplina islâmica inicial que serviu para equilibrar o crescente materialismo da crescente comunidade muçulmana. Kabir Helminski, em seu livro “Viver Presence: The Sufi Path to Mindfulness and the Essential Self”, mostra aos leitores como usar elementos do Sufismo como um “sistema de treinamento espiritual” que pode nos ajudar a navegar em nosso mundo contemporâneo igualmente caótico e materialista.

Se você estiver interessado em fazer essa jornada examinando os elementos do Sufismo que podem ajudá-lo a se conhecer e se transformar de maneira positiva, vamos dar uma olhada em algumas lições do livro de Helminski.

Desfragmente sua visão de mundo

Nossa era pós-moderna luta com a falta de sentido. Como deixamos de lado as grandes narrativas que descrevem a realidade em favor de nossas próprias histórias individuais, nossa realidade – e, portanto, nossas visões de mundo – muitas vezes são fragmentadas.

“O mundo”, como escreve Helminski, é visto como um panorama de coisas que de alguma forma se reuniram por meio de um processo inteiramente aleatório. A ideia de que a realidade está unida em um todo espiritual não é mais amplamente aceita, e mesmo aqueles que acreditam em uma ordem espiritual subjacente muitas vezes a veem “como um conceito, não como uma experiência”, como diz Helminski.

Como nossas ideias moldam nossa visão de mundo, que, por sua vez, define como vemos a realidade e reagimos a ela, uma visão de mundo fragmentada significa uma vida fragmentada.

Então, o que isso significa para você? Isso significa que você perderá a beleza de como a realidade realmente é. Isso também significa que você não terá a esperança intrínseca que vem de acreditar que há um propósito na vida.

Quando você percebe que há ordem no universo, percebe que tem um propósito. Você percebe que você, acima de tudo, tem valor. Você se torna completo.

Quaisquer que sejam suas crenças, concentre-se na unidade do mundo ao seu redor. Somos todos parte da mesma grande história, e todos temos um papel a desempenhar. A vida não é sem sentido, e você não é insignificante.

Perceber seu próprio valor em um mundo com propósito é um dos passos mais importantes que você pode dar se quiser recuperar sua felicidade e senso de identidade. Tente sair da superfície e entrar em contato com a realidade mais profunda do mundo para desfragmentar sua visão de mundo.

Equilibre seus mundos externo e interno

“A personalidade é nossa identidade superficial”, escreve Helminski, “nosso comportamento e atitudes aprendidos; está ligada às condições da vida exterior, à aprovação e desaprovação, gosto e desgosto, elogio e censura... a personalidade, que é absorvida no mundo exterior e esquecida da possibilidade de uma vida interior, é governada pelo mundo exterior. ”

Essa desconexão entre seus mundos interior e exterior, conforme descrito por Helminski, é uma importante fonte de infelicidade e auto-negligência.

Como remédio, ele recomenda trocar sua multiplicidade de cuidados diários por um abrangente: o cuidado de simplesmente estar presente.

Isso significa simplesmente que você libera seus pensamentos e emoções interiores de suas circunstâncias externas. Quando você ganha independência da comparação, desejo de posses materiais e pensamento positivo, você será liberado de suas próprias compulsões.

Imagine uma vida em que você não está preocupado em ter uma casa tão grande quanto a do seu vizinho, ou onde você pode simplesmente deixar de lado os eventos negativos que não pode controlar. Esta vida está, de acordo com Helmiski, ao seu alcance.

Equilibre seus mundos interno e externo e você poderá se tornar seu eu mais autêntico.

Prestar atenção

“Como pode ser difícil simplesmente prestar atenção”, escreve Helmiski. “No momento em que notamos algo, nossa atenção é capturada; não há esforço. O esforço entra quando tentamos manter a atenção.”

Nós somos aquilo a que prestamos atenção, e por isso é vital que não fiquemos simplesmente vagando pela vida, permitindo que nossa atenção vagueie e vagueie. Devemos assumir o controle e dirigi-lo.

Para fazer isso, você terá que se fazer algumas perguntas que provavelmente nunca fez antes. O que atrai sua atenção? Por que isso te atrai? O que o distrai daquilo que você prefere focar?

Se você puder responder a algumas dessas perguntas, você percorrerá um longo caminho para “acordar”. A maioria das pessoas “sonambulismo”, por assim dizer, vivendo sem nunca analisar por que fazem as coisas que fazem. Eles apenas fazem essas coisas porque é para onde suas vidas os levaram.

Se você está lendo isso, é hora de acordar. Examine a si mesmo e determine por que sua atenção está fixa em certas coisas. Você poderá perceber quando e como as coisas chamam sua atenção e poderá liberá-la à vontade.

Não se permita ser controlado pelas circunstâncias — ou pior, por indústrias, como a publicidade, que dependem de você permanecer adormecido para a manipulação delas. Preste atenção para onde sua atenção vai e você estará livre para viver a vida que realmente deseja.

Encontrando seu verdadeiro eu

Os elementos do Sufismo podem ajudá-lo a descobrir uma identidade mais profunda – não apenas isso, mas também pode ajudá-lo a vivê-la. Você terá o poder de recuperar sua identidade em um mundo que está determinado a tirá-la.

Se você quiser continuar sua jornada para a autoconsciência, confira “Presença Viva”. Dentro de suas páginas, você se encontrará.