EXU COBRA
Esse Exu nasceu na Åfrica Medieval, no tempo em que os Europeus começaram a desvendar os mistérios dos sete mares.
EXU COBRA
Esse Exu nasceu na Åfrica Medieval, no tempo em que os Europeus começaram a desvendar os mistérios dos sete mares. Seu nome era Mustafah Arah e era um exímio encantador de serpentes. Sabia como ninguém deslocar-se pelo deserto do Saara, encontrando oásis e água em abundância.
Sua habilidade principal era encontrar a localização exata de jazidas de pedras preciosas e seus serviços era solicitados pelas Coroa Britânica e Espanhola. Mustafah possuía em seus antepassados o cruzamento das raças orientais e egípcias, então seus olhos eram esverdeados e levemente puxados, o que lhe dava um aspecto similar aos das cobras.
Ele sabia encantá-las, e retirava delas o veneno para curas diversas. Viveu anos de glória, auxiliando na busca de pedras preciosas, até que sua ganância Ihe custou a vida. Morreu em um dos combates entre os mamelucos abássidas, servidores dos Califas Otomanos, e o exército Franco- espanhol, na conquista do ouro ocidental africano.
Sua ascensão espiritual foi rápida, pois estava disposto a evoluir e auxiliar nos Planos Astrais. Foi acolhido por Oxóssi, ao qual é subordinado. Suas consultas são sérias e diretas, e como os Pretos-Velhos, nunca dá as respostas de forma direta, mas ensina a raciocinar, através das escolhas do livre arbítrio. Demonstra sempre que todos possuem lado positivo e um negativo, e é através do desejo de evolução, bom senso, amor e caridade que se pode alcançar o equilíbrio.
Auxilia nos processos de renovação interior.
CARACTERÍSTICAS
Fumo: Charuto.
Bebida: Vinho, absinto, pinga, tequila.
Atuação: Todos os caminhos.
Ferramentas: Adagas com pedras preciosas, tridente, punhal de ouro ou prata.
Ervas: Cajueiro, catingueira, mamona. Cores: Verde, preto, vermelho, dourado, azul, roxo.
{Trecho do livro 'Vidas Passadas - Exus, Pombogiras, Malandros, Ciganos e Mirins',de Karol Souza Barbosa,com lançamento previsto em 2017.)