quinta-feira, 2 de junho de 2022

Rainha Hekabe (Hécuba) Rainha na mitologia grega , a esposa do rei Príamo de Tróia durante a Guerra de Tróia

 Rainha Hekabe (Hécuba)


Rainha na mitologia grega , a esposa do rei Príamo de Tróia durante a Guerra de Tróia


Pode ser uma imagem de texto que diz "Hecuba"Rainha Hekabe (Hécuba)

Rainha na mitologia grega , a esposa do rei Príamo de Tróia durante a Guerra de Tróia , Ela teve 19 crianças, entre os quais os principais personagens de Homero em Ilíada , como os guerreiros Hector e Paris , bem como a profetisa Cassandra . Dois deles, Heitor e Troilo , teriam nascido como resultado do relacionamento de Hécuba com o deus Apolo .

Hécuba aparece seis vezes na Ilíada . No Livro 6.326-96, ela encontra Heitor em seu retorno à polis e oferece a ele o copo de libação, instruindo-o a oferecê-lo a Zeus e beber sozinho. Seguindo o conselho de Heitor, ela escolhe um vestido tirado do tesouro de Alexandre para dar como oferenda à deusa e leva as mulheres troianas (Hekate) ao templo de Atenas para orar por ajuda. No livro 22, ela implora a Heitor para não lutar contra Aquiles , expressando sua premonição de "nunca irei chorar por você deitado em um esquife". No Livro 24.201-16, ela é tomada pela ansiedade ao ouvir sobre o plano de Príamo para resgatar o corpo de Heitor da cabana de Aquiles. Mais adiante no mesmo episódio, em 24,287-98, ela oferece a Príamo a taça da libação e o instrui a orar a Zeus para que ele receba um presságio favorável ao partir em direção ao acampamento Aqueu. Ao contrário do primeiro episódio em que Heitor recusa a oferta da taça, Príamo aceita e é recompensado com o presságio solicitado. Finalmente, ela lamenta a morte de Hector .
Polydorus , o filho mais novo de Príamo e Hécuba, é enviado ao Rei Polimestor para proteção, mas quando Tróia cai, Polimestor mata Polimestor. Hécuba fica sabendo disso, e quando Polimestor chega à cidade caída, Hécuba, por engano, o cega e mata seus dois filhos.
Outra história diz que quando ela foi dada a Odisseu como uma escrava, ela rosnou e praguejou contra ele, então os deuses a transformaram em um cachorro, permitindo-lhe escapar.
Em outra tradição, Hécuba enlouqueceu ao ver os cadáveres de seus filhos Polydorus e Polyxena, que Hécuba se jogou no mar e foi transformada em "uma cadela com olhos de fogo"recolhida pela deusa Hekate a integrando em seu séquito fantasmagórico .
Referências Histórica sobre Hekabe

"A filha solteira de Perseu, Brimo [Hekate] Trimorphos (Três formados), fará de ti [Rainha Hekabe (Hécuba) de Tróia] seu assistente [depois dela transformada em um cão], aterrorizando todos os mortais com teus latidos à noite que não adoram com tochas as imagens de Zerynthia [Hekate] rainha de Strymon [em Thrake], apaziguando a deusa de Pherai com sacrifícios. E a ilha contrafortes de Pakhynos (Pachynus) [na Sicília] conterá seu terrível cenotáfio [de Hekabe], empilhados pelas mãos de teu mestre [Odisseu], movidos por sonhos quando tu obtiveste os ritos da morte em frente aos riachos de Heloros. Ele [Odisseu] derramará na praia oferendas por ti, infeliz, temendo a ira de a deusa de três pescoço [Hekate], por isso ele deve atirar a primeira pedra no apedrejamento [de Hekabe] e começar o sacrifício escuro para Haides. "
Pseudo-Hyginus, Fabulae 111 (trad. Grant) (mitógrafo romano :
"Quando Ulisses [Odysseus] estava levando à servidão Hécuba, a esposa de Príamo ... ela se jogou no Helesponto, e dizem que foi transformada em um cachorro. o lugar é chamado Cyneus (do Cachorro) a partir daqui. "
Ovídio, Metamorfoses 14. 430 e 561 ff (trad. Melville) (épico romano):
Pseudo-Hyginus, Fabulae 111 (trad. Grant) (mitógrafo romano :
"Quando Ulisses [Odysseus] estava levando à servidão Hécuba, a esposa de Príamo ... ela se jogou no Helesponto, e dizem que foi transformada em um cachorro. o lugar é chamado Cyneus (do Cachorro) a partir daqui. "
Ovídio, Metamorfoses 14. 430 e 561
Passado o túmulo de Paris [na estrada] enterrado na areia rasa; os prados que Maera aterrorizou com latidos monstruosos [NB Ovídio conecta Hekabe (Hécuba) ou Hekate com a estrela canina Seirios (Sirius) ou Maira].

Elis Borges.