Exú Lúcifer. Porquê esse nome ainda gera tantas dúvidas no meio Umbandista?
Exú Lúcifer. Porquê esse nome ainda gera tantas dúvidas no meio Umbandista?
Bom, antes de qualquer coisa é bom deixar claro que a figura do opositor à Deus, o anjo caído, o filho querido de Deus de grande beleza, que se tornou orgulhoso, rebelou-se e foi expulso dos céus não existe na teologia umbandista.
E os nomes dos Exús ou quaisquer outras entidades são representações, normalmente de sua área de atuação.
A palavra Lúcifer vem do latim lux fero que significa “estrela da manhã”, “portador da Luz”. Ela advém de uma escolha de tradução feita por Jerônimo, o responsável pela Vulgata Latina, ao versar Isaías 14:12. Ali havia a expressão heylel ben-shahar associada ao planeta Vênus, chamado também de “estrela da manhã”, “aquele que brilha”, e profeticamente se referia a um governante babilônico cujo orgulho teria se tornado enorme e por isso receberia punição divina.
A falange de Exú Lucifer é sustentada principalmente por Oxalá, é uma falange que atua no nosso negativo (pensamentos negativos, vícios, desequilíbrios), são especialistas nisso, eles vão nas lugares mais obscuros levando a luz.
E como todo e qualquer Exú de Umbanda, as falanges de Lúcifer trabalham à esquerda, levando a luz para onde é necessária, mesmo nas mais profundas trevas, verdadeiros policiais do astral.
Antigamente era comum encontrar Exús dessa falange, hoje nem tanto. A melhor forma de desmitificar é através do CONHECIMENTO.
Autoria desconhecida.
: @umbandaqueeuamo
Laroyê Exú Lúcifer!!!