quarta-feira, 29 de junho de 2022

Erê Rosinha da Mata

 Erê Rosinha da Mata


Pode ser uma imagem de 1 pessoa
🌿Erê Rosinha da Mata 🌿

Eu sou filha de uma escrava, tia ela não aguentou quando eu nasci, ela foi pra Aruanda, então a vozinha cuidou de mim, eu trabalha pra uma sinhá,ela era ruim,maltratava os escravos,me odiava por ser negra, Ela tava esperando um bebê do senhor dono da fazenda onde eu trabalhava, só q ele fugiu com uma escrava, depois ela ficou triste amargurada,e com ódio no coração,quando o bebê nasceu, ela maltratava, então eu cuidava da menina escondido, ela queria deixar ela morrer de fome, mais eu não deixava eu cuidei dela,ela cresceu fez 3 luas grande (3 anos) e eu amo ela como irmã, eu adorava arrumar o cabelinho dela, os cachos, eu fazia Migal pra ela, só q a sinhá não gostava q eu cuidasse dela, então toda vez q eu dava comida pra ela, eu apanhava, ela furava minhas mão,me deixava amarrada no sol,e isso doía,mais eu amava cuidar da minha irmãzinha,até q um dia eu fui trabalhar pra ganhar comida para eu e ela e a vovó, cheguei e não encontrei ela, não encontrei minha irmã, tia eu cassei ela, e não achei, vi um homem saindo da fazenda com um saco nas costas, fui atrás dele, ele foi em uma cachoeira e jogou o saco várias vezes em uma pedra, depois jogou ela na cachoeira, cassei o saco e não achei, voltei desesperada,eu senti q era a minha irmã, eu vi minha irmã morrer do pior jeito,cheguei na fazenda e vi o mesmo homem conversando com a sinhá, ele disse q fez o trabalho e pegou pataca,e foi embora, depois q minha irmã se foi,eu sempre levava doce e Migal pra ela na cachoeira, ela podia estar viva, no dia q fui levar frutas pra ela, a sinhá me bateu, fez com que eu quissese morrer,mais eu continuei levando doces lá,ela me seguiu e eu não vi, quando coloquei os doces ela me bateu com algo já cabeça, eu caí, vi ela rindo, ela me bateu até a morte nas matas, depois teve uma tempestade meu corpo saiu junto com as correntezas da cachoeira,mais mesmo assim sou feliz, minha irmã virou erê de oxum, a vovó q cuidou de mim,virou uma preta velha
E eu virei erê de Oxossi,e me chamo rosa, só que agora,rosinha das matas, adoro melancia,sempre chego radiante...

Salve os erês
Salve a Erê Rosinha da Mata

Autora: Micahele Marquês
(Relato de uma seguidora)