Calendário de celebrações no budismo tailandês
FEVEREIRO
No mês de fevereiro acontece o Makka Buchaa, em noite de lua cheia (no terceiro mês do calendário lunar) para celebrar os ensinamentos de Buda. As festas terminam com procissões de velas, nos arredores dos principais templos do país. Em Chiang Mai, a primeira semana deste mês, celebra-se o Festival de flores, onde se exibem todas as variedades que se produz na região, danças e fogos de artificio.
MARÇO
A primeira semana do mês de março, em Saraburi, a norte de Bangkok, festeja-se o Phra Phutthabat, uma peregrinação ao Templo da Santa Marca, com música suave e representações teatrais. Em Bangkok, na terceira semana, ocorre a Feira Internacional de Jóias, que acontece em numerosos hotéis. É a mostra mais importante do país, quanto a pedras preciosas e jóias. No mês de março o encerramento do Festival de Prasat Phanom Rung, para comemorar a restauração do templo Angkor em Buriram.
ABRIL
Comemora-se a Fundação da Dinastia Chakri, quando designou-se o primeiro Rama. O Festival Songkran acontece de 13 a 15 desse mês. É uma das festas mais importantes do país já que celebra-se o Ano Lunar. Nestes dias as imagens de Buda são banhadas na água, os monges e as pessoas mais velhas são reverenciados pelos mais jovens. Nos templos, segundo o rito Koprasai constrói-se pequenos Chedis de areia (torres em forma de sino e pontiagudas), no interior guardam relíquias e fazem oferendas.
MAIO
Neste mês celebra-se o Visakha Puja, considerado como o dia do nascimento de Buda e sua entrada no nirvana. As atividades centram-se nos templos e seus arredores com procissões, cantos e sermões. No dia 5 comemora-se o Dia da Coroação, onde os reis presidem a cerimonia em Wat Phra Kaew em Bangkok, recordando a coroação do ano 1946. Na segunda semana do mês acontece a Real Cerimonia do Arado, dando início a estação oficial da colheita do arroz . O rei participa neste tradicional rito em Sanam Luang em Bangkok. Existe ainda o festival de foguetes de bambu que lançam ao céu para chamar chuva, o Bun Bonf Fai.
JUNHO
Destaca-se o Festival Phii Tailândia Khon, uma celebração única na província de Loei Dan Sai, onde os participantes vestem-se de forma colorida e cobrem o rosto com máscaras pintadas feitas com madeira de côco. O festival comemora a lenda na que o espírito aparece ao Grande Buda antes de retornar a seu povoado.
JULHO
Começa com a Asanha Puja dia de lua cheia, na que os thais recordam o primeiro sermão de Buda. Na quarta semana o Khao Phansaa, o início da "quaresma" budista. Os jovens recolhem-se em mosteiros durante o período de chuvas, para observar os ensinamentos budistas. No nordeste, em Ratchatani, o Khao Phansaa é celebrado com um Festival das velas de cera ricamente elaboradas e que ao término do percurso, são levadas aos templos para iluminar as imagens de Buda.
OUTUBRO
Celebra-se o Thawt Kathin, que marca o final da quaresma budista. Durante todos os dias realizam-se oferendas nos templos da.Tailândia.
NOVEMBRO
O Loi Krathong, na noite de lua cheia, acontece um dos espetáculos mais impressionantes da Tailândia. Nesse dia fabricam-se pequenas cuias e barquinhos feitos de folha de bananeira, flores e incenso, com uma vela e uma moeda, que são colocados nos rios pelos moradores.
As comemorações mais elaboradas acontecem em Chiang Mai, onde é conhecida como Yi Peng, com lanternas de papel acesas por todo o céu acompanhando os barquinhos.
Créditos
Fonte http://www.malathai.com/festivais.htm
http://imageshack.us/photo/my-images/403/hpim2772metadeyn7.jpg/sr=1
http://www.shutterstock.com/pic-77811841/stock-photo-loei-thailand-june-phi-ta-khon-festival-on-june-in-loei-thailand-young-people.html
http://travelthailandtour.blogspot.com/2011/05/thailand-songkran-thai-culture-better.html
http://decktheholidays.blogspot.com/2011/01/thailand-holidays-and-national.html