domingo, 5 de junho de 2022

O Que São Crenças Limitantes?? (Parte-4) Identificando As Crenças Limitantes

 O Que São Crenças Limitantes??

(Parte-4)
Identificando As Crenças Limitantes


Pode ser uma imagem de texto
O Que São Crenças Limitantes??
(Parte-4)

Identificando As Crenças Limitantes

Nesse momento, é preciso estar aberto a explorar memórias que foram resultados de uma experiência limitada.

Numa reflexão, o mais provável você se deparar com inúmeros pensamentos limitantes e comportamentos negativos em torno da crença.

Todas precisam ser expostas para que a limitação seja melhor compreendida.
A melhor forma como identificar crenças limitantes é anotar num papel a seguinte estrutura em 3 passos:

Passo 1
Pense em algum problema que está te incomodando e o explique utilizando “porque”.

Por exemplo:

“Estou sozinho(a) porque ninguém me ama”.

Esta pequena palavra é importantíssima para identifique a crença limitante.
Um pequeno exercício de análise pessoal consegue lhe levar longe e com profundidade suficiente nisso.

Em toda frase, depois do “porque” há um motivo. É ele que você quer trabalhar a seguir.

Passo 2
Agora, questione-se com outro “por que” para isso acontecer com você. Utilizando o resultado do questionamento anterior.

O ideal é repetir este processo até não haver mais respostas para as perguntas.
Geralmente você identifica sozinho(a) e pode sentir naturalmente a resposta mais coerente entre as examinadas no exercício.

Faça tudo livre de julgamentos críticos e expondo seus medos, vergonhas ou frustrações. É preciso se conhecer e se liberar para surgirem todos os significados que acompanharem sua crença.

Passo 3
Com uma lista de motivos, agora é preciso analisar todos eles.

Identificar quais deles são apenas afirmações verdadeiras:
“Não consigo comprar um carro porque não tenho dinheiro”

E quais são crenças realmente limitantes:
“não sou promovido porque não sou inteligente”

É necessário realizar esse exercício com calma, estar com a cabeça livre de tarefas, e claro, ser objetivo em sua investigação.

Ao final, você realiza essa autoanálise buscando como identificar crenças limitantes sem ser guiado por um profissional. Mas em contrapartida, é necessário coerência e sua entrega pessoal.

Identificando Significados Nas Crenças
como reprogramar as crenças pessoais.

Depois de separar o problema, é mais fácil acabar com a crença limitante. Para isso, comece a avaliar as ocasiões e consequências que essa crença trouxe para a sua vida.

Busque lembrar de oportunidades que você deixou escapar graças ao pensamento limitante e como se comportou diante delas.

Pode parecer provocador fazer isso, mas é a forma que sentimentos no inconsciente surgem para reprogramar a mente e ressignificar a crença limitante de forma correta.

Então análise as cenas da sua memória que identificam e confirmam sua análise anterior. Isso torna mais notória a sua crença, assim como o problema que está enfrentando ficar mais específica ainda.

Anote esses eventos em um papel também, eles serão o roteiro que guiará você a como mudar crenças limitantes a seguir.
Quando possível, recorde-se das sensações obtidas no momento de agir de forma limitada.
Essas informações são os significados para o inconsciente e acusarão o efeito oposto que você deverá utilizar para quebrar a crença limitante.

Não esqueça de tomar nota das sensações para cada ocasião retirada da sua memória sobre os comportamentos limitados.

Ao obter essas informações, será possível influenciar e tornar a mente forte e motivada diante dessa condição limitadora que identificou em toda a sua análise pessoal.

Após isso, você vai se projetar ao seu imaginário, recriar aquelas mesmas ações que eram limitadas pela sua crença, mas com pensamentos totalmente novos.
Essa é uma ótima maneira de começar a enfraquecer as crenças limitante e deformando elas em seu mapa de referências pessoais.

Através de um exercício é possível simular sensações de esperança, coragem e força de vontade por exemplo. É a experiência que você deverá criar para si através da sua própria imaginação a seguir.

Ressignificando as Crenças Limitantes
como superar crenças limitantes.

. Faça um breve exercício de relaxamento e sente-se um pouco para exercitar sua mente agora.
. Simule mentalmente você agindo da forma que gostaria de ter agido e com a sensação que contrapõe aquela que foi desencadeada em todos os episódios analisados por você.
. Busque criar a sua versão desejável ao realizar todas as ações que outrora foram limitadas, mas dessa vez, as faça na imaginação com completo êxito e excelência.
. Substitua uma sensação limitada por outra nova, assim como uma reação negativa por outra de valor oposto e que termina por solucionar seu problema alvo de limitação.
. Todas aquelas que foram levantadas por sua análise anterior devem ser refeitas.

O amaxofobia, ou medo de dirigir, é um caso muito comum de crença limitante para as pessoas. É ela que utilizaremos em um exemplo bem específico a seguir, mas pode ser adaptado para qualquer que seja a sua necessidade ou ocasião.

Exemplo De Exercício Para Crença Limitante
Suponha que você tenha a crença limitante de ser péssimo(a) motorista e tem medo de subir a serra dirigindo, pois tem a sensação que seu veículo vai descer de ré e bater nos carros atrás.

Então tranquilize a mente e faça uma tela mental criativa se entregando ao momento.
Projete-se em seu carro, com todos os detalhes, sensação de força e motivação sob controle do veículo.

Muitas vezes as crenças limitantes bloqueiam até mesmo essa criatividade, mas você pode a vencer facilmente com pouco esforço.
Talvez demore um minuto para você simular as sensações internas necessárias para enfrentá-la. Mas busque tornar sensações vivas na mente e controle suas ações, isso é imprescindível.

Com a imaginação, você deve criar um roteiro novo para situações de limitação vividas no passado. Então utilize essa solução da amaxofobia como inspiração para seu quadro mental criativo.
. Imagine-se subindo a serra com seu carro, ele é forte e firme. Você está ouvindo músicas que lhe motivam, curtindo a vista e simulando outras sensações de segurança e tranquilidade dentro de você.
. Imagine sentidos do tato ao tocar o volante, audição ao ouvir o vento correr e uma sensação fisiológica diferente, como sentir-se arrepiado(a) por exemplo.

Quando sensações surgirem no exercício, é o momento de usar mais da sua inteligência emocional para estabelecer novas referências sobre subir a serra.

Uma ótima forma para fazer isso é criando frases de indução que contrapõem sua crença negativa, como por exemplo:

“Adoro subir a serra com meu carro, a vista é tão agradável. Adoro sentir a potência do meu carro me levando para o alto, isso me faz sentir muito bem.”

A motivação e confiança para voltar a subir a serra de carro aparecem naturalmente cedo ou tarde após ressignificar crenças utilizando esse modelo do exemplo.

O Fim das Crenças Limitantes, mudando o modelo de crenças.

Todas os episódios, informações e sentimentos que você anotou na sua análise pessoal servem como exercícios para você lidar com a sua crença limitante, seja ela qual for.
Caso seja uma crença simples, ela pode ter fim imediatamente no primeiro exercício, mas é importante notar que existem significados enraizados na mente e podem exigir um pouco mais da sua dedicação.

Em todo o caso, é preferível exercitar bem sua mente solucionando todas as situações da sua autoanalise dentro desse quadro mental.
Esse processo é muito poderoso quando praticado com emoções próximas do real.

Uma crença pode ser substituída por outra, e acontece dentro do processo criativo juntando suas emoções, que como já explicado aqui, também são consideradas experiências vividas para o nosso subconsciente.

Não precisa fazer todos os exercícios de uma vez, mas faça constantemente e utilize ele contra todas as suas limitações.

Fonte: Aprimoresuamente.com
Imagem:Carla Lima
Pesquisado: Neuza MV

⚠️ Este tema sobre as crenças limitantes é vasto, o tema foi dividido em 4 partes.
Aconselho a seguir a leitura por ordem para entender como funciona as Crenças Limitantes.
Gostei bastante da informação que recolhi da fonte identificada, e vai ao encontro do meu conhecimento adquirido por outras fontes.
Gratidão a todos 😊🙏 Neuza MV