domingo, 5 de junho de 2022

O Que São Crenças Limitantes?? (Parte-3) Os Bloqueios Pessoais Criados Pelas Crenças!

 O Que São Crenças Limitantes??

(Parte-3)
Os Bloqueios Pessoais Criados Pelas Crenças!


Pode ser uma imagem de texto
O Que São Crenças Limitantes??
(Parte-3)

Os Bloqueios Pessoais Criados Pelas Crenças!

Algumas vezes, livrar-se de bloqueios e aprender como eliminar crenças limitantes é tão simples quanto modificar a narrativa que fazemos sobre nossa vida.

E existem três casos limitantes que mais influenciam os seres humanos:
Desamor:
Como o nome sugere, faz com que a pessoa não se sinta amada. Ela sempre pensa que ninguém gosta dela e que é preterida por outra pessoa.

Desvalor:
É quando não se acredita em seu potencial, se achando incapaz de executar quaisquer tarefas.

Desamparo:
Esse bloqueio faz com que a pessoa não consiga resolver nada sozinha. Ela sente que precisa de alguém para solucionar os problemas que aparecem em sua vida, criando uma dependência emocional contínua e problemática.

Pense agora nesse exemplo prático:

Caso durante a infância os pais repitam ao seu filho que ele não conseguirá realizar algo por ser fraco, é possível que ela sofra o processo de construção da crença limitante diante aquela situação.

Na maioria dos casos, a melhor linguística para utilizar com crianças pode estar na palavra “ainda” no argumento. Dizer que ela ainda não tem a força ou conhecimento necessários para fazer tal tarefa.

Esse tipo de correção influencia como ter uma mente forte para a criança, uma vez que ela continuará convivendo com a crença de que poderá realizar tal tarefa, hoje ainda não, mas sim futuramente.

Do contrário, existe a probabilidade da criança se autossabotar sem conhecer seu potencial verdadeiro, até mesmo antes de fazer qualquer tentativa.

Algo perigoso para alguém com a personalidade ainda mal formada e seu sistema de crenças ainda sendo construído.

Os Efeitos das Crenças Em Uma Mente Forte

Evitar se deparar com experiências ruins e passar por situações limitantes é impossível, assim como deixar de adotar novas crenças diante delas.

As crenças limitantes e crenças fortalecedoras são adquiridas e destruídas por toda a vida. É esse processo de adquirir novos conceitos e conhecimentos a que chamamos de aprendizado.

Mas através desse processo, é possível aprendermos como ter uma mente forte e mais preparada para certos adventos, como eliminar crenças limitantes e construir outras crenças de valor no seu lugar.

Claro, não existem garantias que elas servirão para todas as ocasiões, mas fortalecer a mentalidade com a autoconfiança ou a autoestima elevada, já são o princípio de qualquer superação.

Como já foi dito, é preciso certa inteligência emocional para manter a mente forte e motivada. E alguns exemplos de crenças fortalecedoras podem lhe dar um horizonte mais claro sobre seus efeitos na mente.

Exemplos de Crenças Fortalecedoras

Existem inúmeros exemplos de crenças fortalecedoras disseminadas em nossa sociedade também. E muitas se tornaram notórias por pessoas de sucesso.

Muitos desses casos se traduzem na seguinte frase:

“O resultado de uma ação sob a forte influência de uma crença limitante é um comportamento extremamente limitado!”

Quando novo, Arnold Schwarzenegger era muito magro e sonhava em ter músculos. Mas sua situação era limitada, pois era tão fraco que seu corpo inteiro doía pelo menor esforço feito nos exercícios.
A crença de que puxar peso não era para ele também pesava, então Arnold condicionou sua mente para destruir essa crença contrária, e após isso, tornou-se campeão mundial de fisiculturismo e disse:

“A dor me faz crescer. Crescer é o que eu quero. Logo, para mim, dor é prazer. Assim, quando estou experimentando a dor, estou no paraíso.”

Como dito antes, apenas a mudança da retórica que você utiliza ao comunicar sua mente pode ser fortalecedora ou destruidora de crenças.
E aparentemente existe um padrão que se repete pelas histórias de sucesso.

Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica incandescente, é outro bom exemplo de quem fez uso favorável de uma crença.

Ele disse a seguinte frase:

“Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não dão certo”.

Consegue perceber o padrão de pensamento de uma pessoa com mente forte e de sucesso?

O empresário norte-americano construiu um sistema de crenças para que não desistisse do seu sonho e buscasse uma maneira de realizá-lo.

O modelo de crenças do Thomas Edison foi o otimismo incondicional.
Ele enxergou uma verdadeira evolução a partir de suas falhas e não uma falha que o impedia de evoluir na sua criação.

Como Eliminar as Crenças Limitantes?

As crenças limitantes podem ser eliminadas com outras crenças que as sobreponham. São as crenças fortalecedoras ou qualquer mudança de padrão positivo no seu sistema de crenças.

É como vencer o medo gerando coragem por exemplo. Nesse caso, a ação contrastante é a solução imediata do que se deseja eliminar.

Antes de qualquer iniciativa, é preciso compreender o comportamento que se quer evitar e identificar crenças limitantes funcionando como gatilho para tal comportamento.

Existem diversos métodos que ajudam a identificá-los: investigando e conversando com amigos, parentes ou ainda com profissionais da psicologia que desvendem a visão externa analisada sobre você.

Continuação (parte-4)
Fonte: Aprimoresuamente.com
Imagem:Carla Lima
Pesquisado: Neuza MV