domingo, 5 de junho de 2022

O Que São Crenças Limitantes?? (Parte-1)

 O Que São Crenças Limitantes??
(Parte-1)


Pode ser uma imagem de textoO Que São Crenças Limitantes??
(Parte-1)

As crenças limitantes significam pensamentos superestimados que limitam as ações pessoais. São prejudiciais quando generalizações exageradas e interferem em nosso julgamento e comportamento.
Assim, o pensamento limitado é compreendido como uma realidade, transformando os erros tão comuns às pessoas em uma norma para a mente, que as enxerga conclusivas.

Dessa forma, as crenças funcionam como bloqueios que impossibilitam alternativas de solução para certas situações, que passam também a serem elas próprias as limitadoras do homem.

Para a psicologia, a crença limitante significa ainda um conceito falso que uma pessoa adquire como resultado de uma conclusão incorreta sobre algo da vida.

A partir dessas crenças, sempre que se pense quebrar determinada barreira, o inconsciente corresponde com a sensação de medo do fracasso ou outra sensação limitadora que impeça qualquer tentativa.

Esses bloqueios gerados por crenças estão presentes em vários aspectos da vida e foram programados, podendo autossabotar um individuo e levá-lo a ter falta de confiança em si mesmo.

Eles também são os responsáveis por inibir o crescimento pessoal, profissional, amoroso, familiar ou acadêmico. E são potenciais causas de depressão, ansiedade e baixa autoestima para muitas pessoas.

As Crenças Também Agem Ocultas Na Mente!

Caso tivéssemos apenas os pensamentos lógicos, faríamos sempre escolhas racionais. Assim aprenderíamos como ter a mente forte e viveríamos sempre com crenças positivas, mas não funciona assim.

Parte das experiências que recebemos é filtrada pela nossa mente consciente. E certamente é o que você está fazendo agora nessa leitura.

Ela recebe sinais que acionam o córtex pré-frontal aonde fica a região do circuito dorsolateral. É essa região do cérebro a responsável pelo foco intencional, monitoramento, entre outros processos cognitivos.

Entre as tarefas conscientes, estão nossas funções executivas que julgam, racionalizam e toma decisões. Porém, outras informações passam ocultas através da mente inconsciente.

O subconsciente humano não racionaliza da mesma forma que faz nosso consciente. Ele simplesmente considera verdadeiro e sem qualquer senso crítico toda a informação provida a ele.

Acontece muitas vezes quando certos pensamentos recebem influências emocionais ou a ênfase de outras pessoas.

“Quando disserem a você enfaticamente que comer manga com leite é letal, passará a adotar tal crença. Mas claro, somente caso sua mente racional ignore a informação lógica sobre o assunto.”

Portanto, a nossa inteligência emocional também tem papel em nossas experiências de aprendizado. E aprender como se livrar de crenças limitantes passa por esse processo também.

Como costumeiramente nós atribuímos conceitos às pessoas e todas as coisas, uma percepção deformada pode influenciar nosso julgamento.

Por isso é sempre por efeitos de análise pessoal que surgem crenças metacognitivas. Mas não se engane, pois pela mesma lógica é que crenças fortalecedoras podem ser construídas também.

Ambas são o resultado de conceitos positivos ou negativos que escrevemos em nosso “mapa de referências pessoais” sobre a vida, sempre utilizando nossa mente lógica e emocional.

⚠️Para não ficar tão extenso o texto na postagem irei partilhar em 2 postagens,
Esta será Parte-1.

Fonte: aprimoresuamente.com
Imagem: Carla Lima
Pesquisado: Neuza MV