segunda-feira, 13 de junho de 2022

O Arcanjo Miguel, é de longe o arcanjo mais popular e conhecido em toda a tradição monoteísta. Ele é o símbolo da justiça perfeita.

 O Arcanjo Miguel, é de longe o arcanjo mais popular e conhecido em toda a tradição monoteísta. Ele é o símbolo da justiça perfeita.


Nenhuma descrição de foto disponível.Miguel

O Arcanjo Miguel, é de longe o arcanjo mais popular e conhecido em toda a tradição monoteísta. Ele é o símbolo da justiça perfeita.

Miguel é um dos príncipes regentes dos três couros angelicais: os serafins, as virtude e os arcanjos e, também o regente do quarto céu, um dos seis anjos do arrependimento, da retidão,da santificação e príncipe da divina presença. Seu nome "Mi Ka El" vem do hebraico e foi mal interpretado como significando " Quem é como Deus ", inspirando uma tremenda grandeza e poder. Seu nome é realmente uma pergunta retórica, não uma afirmação, tornando-se “ Quem é como Deus? ". Em outras palavras, ninguém e nada podem ser comparados à grandeza do Deus Todo-Poderoso. Ele é um dos arcanjos associados às esferas planetárias. Muitas fontes o colocam na Esfera Solar, enquanto outras o retratam como chefe na Esfera de Mercúrio.



Na hierarquia angélica, a Esfera de Mercúrio corresponde à ordem angélica dos Arcanjos, por isso é correto dizer que Michael é o Chefe da Esfera Mercurial e também é o Chefe dos Arcanjos, como ele está sendo retratado na maioria dos lugares sagrados.

Ele é retratado como um jovem vigoroso, com cabelos longos e brilhantes, vestido como um rei liderando seus exércitos, carregando sua armadura de ouro e manto roxo. Ele sempre carrega sua espada ardente da justiça ou sua lança, às vezes até a bandeira dos exércitos divinos, tudo em uma luz dourada ofuscante da qual as trevas e todos os seus seres fogem.

Muitas vezes é representado como um conquistador vitorioso sobre as forças das trevas e sobre o dragão. Ele é um dos poucos arcanjos mencionados na Bíblia pelo nome, o que é muito raro para os anjos. O nome de Michael aparece nos livros de Daniel, de Judite e no Apocalipse de João, sendo também mencionado diversas vezes nos escritos apócrifos.



Na tradição judaica, ele é visto como um anjo muito importante. Ele tem inúmeras aparições em muitos livros não-canônicos ou tradicionais, e às vezes sua identidade pode estar implícita nos títulos com os quais ele investe. Ele aparece no famoso livro de Enoque como um dos Anjos da Presença, juntamente com Gabriel, Rafael, Uriel, Suriel, Raguel e Fanuel, tendo múltiplas aparições e várias missões de Deus.



Michael é quem ouve os gritos das pessoas oprimidas pelos anjos caídos, pelas quais pede justiça a Deus e é enviado para prender Samyaza, o líder dos anjos caídos. O líder dos exércitos angélicos é sempre misericordioso, amoroso e compassivo com os filhos dos homens, mas ele é impiedoso com os rebeldes que caíram dos céus.

Ele é chamado de "O Comandante de Deus" e "O Príncipe de Israel " por causa de todos os anjos, Michael era o defensor dos israelitas.



Independente disso ele e o protetor dos filhos da luz, ou seja, qualquer homem temente a deus. Segundo a lenda, ele ensinou a Enoque os mistérios da justiça e da clemência, sendo Michael o arcanjo da misericórdia, paciência, perdão e moderação. Segundo alguns, Michael foi o primeiro anjo que se ajoelhou diante do homem quando ele foi criado, e permaneceu o guardião de Adão até o fim de seus dias. Ele é o anjo que executou a ordem divina para a expulsão de Adão e Eva do Paraíso Terrestre, embora tenha continuado a proteger eles e seus filhos com muito amor e paciência.



O primeiro arcanjo também é o primeiro professor, ajudando Adão a se adaptar às condições cruéis da vida mortal, ensinando-o a sobreviver e mostrando-lhe os segredos de trabalhar a terra. Após a morte do primeiro pai, Michael leva a alma de Adão para o Céu em uma carruagem de fogo e implora a seu favor, pedindo a Deus para poupá-lo de seu pecado e permitir sua entrada no paraíso.

Nas tradições rabínicas, podemos ver Michael como um guerreiro e um advogado de Israel. Existem escritos que o colocam frente a frente com o próprio mal, sem estar associado a nenhuma nação terrena, como as escrituras essências do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto ). Aqui, todos os justos e crentes, chamados Filhos da Luz, são ajudados na batalha final contra o mal pelos exércitos angélicos liderados por Michael. As forças adversárias, os Filhos das Trevas, são liderados por Belial, o demônio da mentira, avareza, obscenidade e egoísmo.



No Zohar, Michael é um dos quatro arcanjos do universo ao longo de Gabriel, Rafael e Uriel. De acordo com o texto, Michael é quem encontra as almas dos justos e fiéis após a morte e as leva aos portões da Jerusalém celestial. Além disso, Michael e seus exércitos guardam a entrada no Paraíso, questionando aqueles que vêm e concedendo acesso aos justos e abrindo os portões para eles.



Michael é mediador de tudo e abre os caminhos de qualquer domínio. Nos velhos tempos, os nomes de quatro arcanjos eram usados ​​em absolutamente qualquer ajuda e circunstância. Por exemplo, podemos pedir proteção e ajuda aos arcanjos com a seguinte oração geral: “ Em nome do Pai Celestial, Michael, vá em frente e abra os portões. Gabriel, ande do meu lado direito e seja a força do meu braço. Rafael, ande pelo meu lado esquerdo e me leve a um caminho seguro. Uriel, ande atrás de mim e me proteja das agressões do inimigo. Amém .

A proteção dos quatro arcanjos liderados por Michael é muito eficiente, e as forças das trevas não podem prejudicar um homem de bom coração que pede a ajuda de Deus por esses caminhos. Michael sempre foi o amigo e defensor dos seres humanos.



Os tempos em que Michael se apresenta a homens piedosos ao longo da história são muitos. Especialmente aqueles instruídos a construir templos, igrejas ou mosteiros são aconselhados por Michael, seja em seus sonhos ou em êxtase místico, sendo essa a razão pela qual Michael é uma das figuras mais importantes no domínio espiritual. Sua influência é tão grande e avassaladora que raramente ele pode ser visto ou contemplado por um indivíduo normal. Ele geralmente aparece na forma de um jovem vigoroso com aspectos andróginos cujo corpo não pode ser definido devido à luz em que ele aparece. Embora sua beleza e seu aspecto dificilmente possam ser comparados ao padrão humano. Seus olhos suaves, porém poderosos, podem trazer consolo ao sofrimento, mas também terror às forças das Trevas.



Ele aparece como um rei guerreiro quando luta, mas em tempos de paz assume a forma de um verdadeiro anjo sacerdotal: ele é o Grande Sacerdote do Todo-Poderoso e todo ritual religioso ou mágico foi inspirado aos homens pelo ofício divino que Michael práticas. Além disso, ele é um guia para as almas dos mortos e muitas vezes ele aparece ao longo de Gabriel e Azrael. O papel de Michael é o de Guardião da Humanidade, de pai e protetor, de professor e guia, e os altos espíritos que estão sob sua ordem são enviados a ajudar as pessoas.