quarta-feira, 1 de junho de 2022

KNOCKERS, DUENDES BATEDORES DAS MINAS Nas minas de Cornualles, no País de Gales, Escócia, Alemanha, Áustria, Ioguslávia e Romênia, os duendes mineiros são denominados de Knockers

 KNOCKERS, DUENDES BATEDORES DAS MINAS
Nas minas de Cornualles, no País de Gales, Escócia, Alemanha, Áustria, Ioguslávia e Romênia, os duendes mineiros são denominados de Knockers


Pode ser uma ilustraçãoKNOCKERS, DUENDES BATEDORES DAS MINAS
Nas minas de Cornualles, no País de Gales, Escócia, Alemanha, Áustria, Ioguslávia e Romênia, os duendes mineiros são denominados de Knockers. Em Cornualles se encontram nas minas de estanho. No País de Gales os chamam de coblynau; frequentam com frequencia nas minas de carvão. Na Escócia lhes dão o nome de "black dwarfs", os "duendes negros". Na Bohemia, os Hausschmiedlein vivem nas minas de prata. Na Alemanha lhes dão o nome de "Berg-Mönvhe", os "monges das montanhas". Na Áustria, são "Schaht-Zwergen", ou "duendes dos poços de extrações", e na França, os "gommes". Se fala que os batedores de Tesalia tem cabeças de cobre, de diamante, de quartzo ou de ferro. Em Rubli, os gommes aparecem em forma de meteoros quando vão visitar os knockers que residem em outra montanha.. Os knockers são também primos dos fanfrelons, espécie de mineiros loucos vestidos de vermelho dos soldados ingleses.
Alguns deles as vezes são malvados, mas os knockers são essencialmente espíritos serviçais, hábeis e trabalhadores, que se manifestam batendo o martelo nas entranhas das minas ricas em minerais com a finalidade de atrair os mimeiros até elas. Conhecem todos os lugares dos bons filões da Europa e, para os "caras negra", o fato de ouvir o ruído dos knockers se considera extremamente afortunado. Alguns guiados por essas batidas dadas por mãos invisíveis, foram descobertos ricos depósitos de ouro, prata, estanho e chumbo.
Os knockers também tem por missão advertir os mineiros da iminência de uma catástrofe: quedas de pedras, explosões prematuras ou ainda abalos sísmicos. Então se ouve batida pesadas e de forma desordenada. Na Bohemia,quando um mineiro está ameaçado de morte, os knockers vão até a casa de seus familiares durante a noite e batem contra as paredes até de manhã.
Se conta também a história de três mineiros ingleses que, enquanto empurravam sua vagoneta sobre a ponte de ferro que conduzia a mina, receberam umas pedradas na cabeça. O ataque foi tão preciso que só podia tratar-se de um ato premeditado e voluntário. Alguém se divertia com eles. Furiosos, os três homem voltaram sobre os seus passos com toda a pressa para surpreender o tal perturbador. Qual foi sua surpresa ao descobrir, a poucos passos dali, um homenzinho vestido como mineiro, de uns cinquenta centímetros de altura, que tinha pedras na mão. O maior dos mineiros perguntou:
-Que bicho te picou? Se supõe que os Knockers estão para nos ajudar e não para nos lançar pedras! Em seguida do término da frase se ouviu um enorme estrondo detrás deles. Os três homens viram a ponte de ferro desmoronar. Não fosse o Knocker os mineiros teriam sido triturados e esmagados pela enorme massa de ferro. Compreendendo que tinham sido salvos, os mineiros quiseram agradecer ao Knocker, entretanto ele tinha desaparecido.
Os knockers sempre se vestem igual aos mineiros da região onde residem. Eles usam um avental de couro largo e na cabeça um capacete reforçado sobre nariz e na nuca e com uma vela permanentemente no prolongamento do capacete. Em alguns países lhes oferecem roupas de mineiros uma ou duas vezes ao ano. Estas vestimentas devem ser proporcionais a estatura dos knockers, já que medem de quarenta e cinco a noventa centímetros e que devem necessariamente ser velhos e desgastados, pois eles detestam toda a forma de novidade ou modernidade e só apreciam o antigo.
Suscetíveis, como todos os duendes, os knockers são igualmente seres delicados, apreciam os risos e as canções. Estes seres, geralmente tão doces, mas podem ter uma fúria louca, durante a qual são capazes de arrancar a cabeça dos mineiros grosseiros. Entretanto, são numerosos os serviços que prestam. Os knockers só pedem que lhes alimentem regularmente com algumas oferendas que os mineiros devem deixar no fundo ou na entrada da mina. Os knockers são muito gulosos e apreciam coisas boas. Seus alimentos preferidos são crepes, pasteizinhos com açúcar, bolinhos e, na Inglaterra, os doughnuts, os muffins e os crumpets.
São os duendes mais difundidos e se diz que muitos mineiros se tornaram ricos seguindo o som das pequenas batidas até o lugar onde se encontrava o ouro, a prata e outros minerais. Outra virtude dos knorckers é que avisam aos mineiros quando se avizinha um perigo, coisa que fazem batendo loucamente ou aparecendo frente aos humanos, uivando e mexendo os cabelos.
ROSANE VOLPATTO