quarta-feira, 1 de junho de 2022

COMO DESPACHAR OFERENDAS SEM POLUIR O MEIO AMBIENTE?

 COMO DESPACHAR OFERENDAS SEM POLUIR O MEIO AMBIENTE?


Nenhuma descrição de foto disponível.COMO DESPACHAR OFERENDAS SEM POLUIR O MEIO AMBIENTE?

Esse post é mais para tentar esclarecer e fazer com que você tenha criatividade e cuidado com o mundo a sua volta.

Você pode colocar as suas oferendas em uma linda mesa (chão) com folhas de bananeira, para substituir as vasilhas pode-se usar folhas de mamona ou também cabaça, coité, coco ou até jornal. pode-se fazer uma vasilha com jornais dobrados, forrar com folhas de mamona e utilizar, use a sua criatividade!

Somos uma religião que nossos Deuses são pura Natureza, então porque a destruímos fazendo suas próprias oferendas? Tenho certeza que um ambiente limpo é muito mais prazeroso para todos.

A urbanização está cada vez maior em nossas cidades, não temos mais aqueles campos e matas com fácil acesso. Dificilmente você não encontra encruzilhadas passando carros, gente.... o pior é quando essas pessoas são intolerantes quanto a fé alheia, é capaz daquela oferenda tão especial se tornar um transtorno. Se mudarmos nossos hábitos, talvez melhoraremos a imagem tão deturpada que fazem dessa religião tão rica e cheia de amor.

Utensilios alternativos para oferendas:

Casca de Laranja: funciona como copo alternativo para velas, bebida..

Pimentão: funciona como copo para bebida..

Casca de melancia: funciona como alguidar

Casca de abóbora moranga: funciona como alguidar

Casca de abacaxi como suporte: como alguidar

Folha de bananeira: pode ser usada para forrar ou como suporte

Folha de mamona: pode ser usada para forrar ou como suporte

Folha de costela de Adão: pode ser usada para forrar ou como suporte

Folha de couve: pode ser usada para forrar ou como suporte

Cesta feita com massa de pão (é trançada sobre o fundo de uma forma forrada com papel alumínio) excelente para oferendas de ciganos

Pão italiano: pode ser usado como alguidar

Evite sujar as águas da cachoeira, além de ferir o lado religioso de nossa Umbanda, devemos lembrar que esta água é fonte de vida para animais, plantações e muitas vezes até humanos.

Evite de acender velas ao pé de árvores, matas ou jardins naturais, isso pode gerar grandes incêndios.

Ao invés de panos, plásticos ou papéis, use folhas para forrar o chão.

Plante flores para Oxum ao pé de uma cachoeira, a melhor oferenda é aquela que carrega vida.

Descarrego com pipocas não precisam ser feitos dentro da cachoeira, mas ao lado dela em local com terra para que a mesma seja absorvida com facilidade e não suje as águas de Oxum.

Devemos ter consciência que Orixá é a própria manifestação da natureza e certamente não aprova a poluição de seus espaços sagrados, sendo que esse é um dos grandes fundamentos da Umbanda – a preservação do meio ambiente como um todo, assim como a flora e a fauna, pois Umbandistas também não sacrificam animais.

O uso de certos materiais das oferendas na Umbanda pode até ficar vistoso, muito bonito mesmo e ser dado de coração por um fiel, mas devemos ser conscientes e preservar o meio ambiente em que acreditamos ser a morada de nossos ancestrais e Orixás.

Autor desconhecido