sexta-feira, 27 de maio de 2022

Usando Yoga para curar a insônia

 

Usando Yoga para curar a insônia


Tapetes de ioga

Você está na cama, tentando dormir um pouco antes de sair para o trabalho amanhã de manhã. Você sabe que, se não conseguir dormir esta noite, amanhã chegará ao trabalho sonolento e sem foco. Olhando para o relógio, você percebe que são 4 da manhã e ainda está acordado. Você precisa dormir pelo menos algumas horas agora, mas quanto mais você pensa sobre o sono, mais difícil é desligar. A ideia de ir trabalhar amanhã sem dormir o estressa ainda mais. Isso se torna inevitável, porque você simplesmente não consegue dormir.

A situação acima é provavelmente tão familiar para você quanto para mim. Ir trabalhar depois de uma noite sem dormir tornou mais difícil para mim manter o foco no meu trabalho e uma maneira razoável com meus colegas de trabalho. A ideia de chegar ao escritório no dia seguinte parecendo um figurante de A Noite dos Mortos-Vivos foi o suficiente para me manter acordado durante a noite. Tais pensamentos transformariam a ansiedade em uma profecia auto-realizável.

No começo eu pensei que era simplesmente parte da minha dieta impedindo o sono, já que eu gostava de café e qualquer outra bebida carregada de cafeína. Eu não percebi que a mesma substância me mantendo focado durante todo o dia me impedia de desligar à noite. O álcool era outro mau hábito. Eu não sou um bebedor compulsivo, mas bastaria algumas taças de vinho à noite e eu não conseguiria dormir.

Corrigi os hábitos acima simplesmente reduzindo a cafeína e o álcool. Eu só bebia uma xícara de café preto de manhã com o café da manhã e substituía por chá durante o dia. Eu cortaria completamente a cafeína à noite. Eu também me certificaria de que o álcool também fosse cortado durante a noite se eu quisesse acordar cedo no dia seguinte.

No entanto, o problema permaneceu. Mesmo sem o álcool na minha corrente sanguínea, ou meu coração batendo com o excesso de cafeína no meu sistema, eu ainda tinha problemas para dormir. Minha mente não me permitia relaxar.

Encontrei a solução para o meu problema quando peguei uma cópia do livro do Dr. Jonn Mumford, A Chakra and Kundalini Workbook . É certo que não o comprei com a intenção de encontrar uma cura para os meus problemas de sono, comprei-o por causa do meu interesse pelo yoga e pelo Tantra . Mumford havia sido recomendado a mim como uma autoridade em ambos os assuntos. O livro está repleto de técnicas de relaxamento iogue que considero úteis como práticas diárias. Foi praticando essas técnicas que descobri maneiras de relaxar adequadamente antes de me deitar. Uma técnica em particular, conhecida como "shavasana", me serviu bem nesse aspecto.

Shavasana significa "postura do cadáver" - uma referência ao profundo estado de relaxamento que provoca. Esta é provavelmente uma referência à maneira como o Yogi está deitado de costas, como um cadáver em um carrinho de necrotério. Como pose, não exige que você seja um contorcionista. É uma técnica de relaxamento, na qual o praticante fica mais consciente de seu corpo após ter se concentrado em determinadas zonas vitais. Como muitas das posturas do Hatha Yoga , envolve manter-se imóvel nessa posição e bloquear todos os pensamentos, tornando-o ideal como uma cura para dificuldades para dormir.

Shavasana pode ser realizado no chão como uma meditação , mas se seu objetivo é adormecer, faça-o na cama. Muitos autores que escrevem sobre meditação aconselham a não meditar deitado na cama, pois isso pode induzir o sono, interrompendo assim sua meditação. Como adormecer é o objetivo deste exercício, podemos ignorar essa regra com segurança.

Shavasana pode ser realizado da seguinte forma:

  • Deite-se de costas em decúbito dorsal com os braços ao lado do corpo e as palmas das mãos voltadas para cima. Certifique-se de que suas pernas estão ligeiramente separadas. Feche seus olhos.
  • Concentre-se no braço direito. Visualize-o em sua mente o melhor que puder e, simultaneamente, sinta as sensações que atravessam sua pele, músculos e ossos desse braço. Sinta o sangue fluindo em suas veias. Você não precisa gastar muito tempo fazendo isso.
  • Inspire e feche a mão direita em punho, levantando ligeiramente o braço do chão ou da cama. Segure-o e solte-o ao expirar. Relaxe completamente o braço e deixe-o repousar, como se estivesse morto.
  • Faça a mesma rotina para o braço esquerdo, a perna direita, a perna esquerda e depois o tronco, da base da coluna até o topo do crânio. Tensione e depois relaxe cada parte do seu corpo nesta ordem. Quando terminar, todo o seu corpo deve se sentir completamente relaxado. Observe a cama ou o chão abaixo de você e como ele faz contato com seu corpo. Imagine-se derretendo completamente no chão. Deixe o peso do seu corpo render-se completamente à gravidade. Esvazie sua mente de qualquer pensamento perturbador.

A técnica acima é a versão simples daquela apresentada no livro de Mumford. Há uma versão mais avançada deste dado em seu livro que você pode progredir, uma vez que você tenha dominado esta versão elementar. Envolve a concentração em dezesseis pontos do corpo com base nas articulações, conhecidas como zonas Marmasthanani. Para fazer você dormir, a versão elementar acima deve ser suficiente.

Eventualmente, uma das duas coisas vai acontecer. Ou você adormecerá ou entrará em um estado conhecido como Yoga Nidra. Yoga Nidra significa "Sono Yóguico". Esta forma de sono é mais como um transe. É um estado entre a vigília e o estar dormindo, conhecido como o estado hipnogógico .Estado. Durante o shavasana, pode durar cerca de vinte minutos e, como qualquer outra forma de transe, você não sabe que o teve até acordar dele. Depois de um tempo praticando essa técnica, às vezes eu me pegava olhando para o relógio quando minha concentração estava quebrada, para descobrir que meia hora ou mais havia se passado sem que eu soubesse! Isso não foi uma coisa ruim, pois o sono veio quase instantaneamente depois. Aqueles que praticam isso em um piso duro, simplesmente para relaxar, descobrem que, depois de acordar do Yoga Nidra, sentem-se mais revigorados do que se sentiriam depois de uma noite normal de sono.

Embora shavasana seja uma técnica eficaz para superar um distúrbio do sono, pode ou não funcionar imediatamente. Se isso não ajudar você a dormir na primeira tentativa, continue praticando por algumas semanas. Você pode descobrir que, eventualmente, seu corpo e, simultaneamente, sua mente, uma vez que os dois estão ligados mais profundamente do que você imagina, entenderão a mensagem e cairão no sono mais facilmente.

Mumford lista as vantagens de shavasana. Estes incluem relaxamento dos músculos, sistema nervoso e relaxamento completo da mente. Também pode baixar a pressão arterial. Como muitos exercícios de Yoga, é um excelente meio de se livrar do estresse.

Existem outras posições iogues que são conhecidas por ajudar as pessoas a superar os distúrbios do sono, e você pode praticá-las antes de se entregar como um complemento a este exercício, se desejar. Estes incluem a postura do arado, o alongamento sentado para a frente e o cão virado para baixo. Como o Hatha Yoga está além do escopo deste artigo, deixarei que você o pesquise por conta própria.

Praticar Yoga em geral pode ser uma boa maneira de ajudá-lo a superar a insônia. Os exercícios de ioga podem ajudá-lo a vencer o estresse, que é um fator comum nos distúrbios do sono. Se você quiser, pode começar uma rotina à noite antes de dormir, que é o melhor momento para fazê-lo se dormir for difícil para você. Você pode encontrar um livro decente sobre Yoga a partir do qual pode ler e aprender a construir sua própria rotina, ou pode fazer aulas, conforme melhor se adapte ao seu estilo de vida.