Mama D'Leau
É uma protetora e curadora de todos os animais do rio, de acordo com o folclore das ilhas de Trinidad e Tobago e Dominica. Ela também é conhecida como Mama Dlo e Mama Glo, derivado do francês e segnifica "Mãe do Rio".
Ela geralmente é retratada como uma bela mulher com longos cabelos dourados que se senta em uma rocha à beira do rio. Metade mulher, metade cobra com longos cabelos esvoaçantes. Sua parte superior do torso é uma bela mulher nua, a parte inferior se enrola em uma grande forma de uma cobra sucuri que está escondida sob a água. Quando irritada, Mama D'Leau se torna uma serpente com cada fio de seu cabelo se transformando em uma cobra viva. Uma armadura de escamas brilhantes cobre a parte superior do corpo e os braços e da cintura para baixo se torce em espirais. Sua língua fica bifurcada e ela segura um pente de ouro que passa pelos cabelos crespos.
Às vezes, é considerada a amante de Papa Bois, e velhos caçadores contam histórias de como os encontrou na "Floresta Alta". Eles também contam que ouviram um som alto de estalo, que se diz ser o som feito por sua cauda quando ela o bate na superfície de uma piscina na montanha ou de uma lagoa parada.
Humanos que cometem crimes contra a floresta, como queimar árvores ou matar animais indiscriminadamente ou sujar os rios, podem se casar com ela para o resto da vida, tanto esta como a que virá em seguida. Às vezes, ela assume a forma de uma bela mulher cantando canções silenciosas em tardes tranquilas, sentada à beira da água sob a luz do sol.
deolhonamitologia