quarta-feira, 28 de julho de 2021

“NUNCA SE ESQUEÇA DE QUEM UM DIA JÁ LHE ESTENDEU A MÃO”

 

 “NUNCA SE ESQUEÇA DE QUEM UM DIA JÁ LHE ESTENDEU A MÃO”


Pode ser uma imagem de 1 pessoa e área internaAcendi uma vela, de joelhos na Encruzilhada.
Lágrimas corriam pelo meu rosto, o desespero tomava conta do meu ser.
Enquanto rezava pedia proteção, sentia meu coração dilacerado.
Tudo estava parado, minha vida não caminhava, sem emprego, sem casa...
Rogava a Exú que me desse amparo
O que eu havia feito de tão errado para que me castigasse?
O sino na igreja deu 12 badaladas
Era Meia Noite, ouvi uma gargalhada e então um homem veio caminhando em minha direção, uma capa negra o envolvia, seus olhos despiam minha alma
Baixei a cabeça e saudei “Laroyê Exú, Laroyê Exú, Laroyê Exú”
Ele parou, estendeu a mão e me disse “Nunca te castiguei filho, nunca te vire as costas, tu veio a mim e pediu trabalho, eu corri Gira pra lhe dar o que havia de melhor, vi que chorava sozinho antes de dormir, e coloquei alguém em teu caminho
Na tua mesa nunca faltou, nem de comer nem de beber, enquanto tu estivesse com tudo isso esqueceu de mim, nunca mais um copo de água sequer você se lembrou de me dar, passou mal dizer às pessoas e falar que todos tinham inveja de ti, seus pensamentos rancorosos e cheios de amargura me afastaram, já não conseguia mais te aconselhar...
Agora que perdestes tudo, lembras quem sou eu?
Vem aqui me pedir ajuda e perguntar o porquê do castigo?
Quem sou eu pra lhe castigar menino?
Tu é quem me deixaste de lado, me afastas-te e por isso não consigo lhe ajudar!

Então me lembrei que depois que conquistei tudo, deixei de ir ao terreiro, deixei de fazer meus banhos de defesa e deixei de saudar Exú
O arrependimento tomou conta de mim, meu coração doía, coloquei a cabeça no chão e pedi perdão, me senti ainda mais perdido
Aquilo me corroía, eu me sentia um nada, um ingrato.
Até que uma mão tocou minha testa, levantando e tirando minha cabeça do chão... “Não faça isso não filho, teu Ori é sagrado e deve ser protegido”
Ele me estendeu a mão e me levantou
Eu sabia que dali pra frente, tudo seria diferente, eu jamais deixaria minha fé de lado por conta da ambição!
Exú me guiaria pelos caminhos mais uma vez, mas dessa vez seria diferente
Eu não iria afastá-lo!

Laroyê Exu

Ensinamentos de Umbanda