ATÉ AONDE VAI A SUA FÉ:
Tenho visto nesta minha caminha o grande numero de pessoas que entra e sai de um terreiro, pois bem eu costumo dizer que quanto se esta na assistência sentado observando a gira e muito diferente de quando você resolve fazer parte do quadro mediúnico do terreiro o qual você frequenta, porque grande parte dos médiuns de uma casa de umbanda vem da assistência .
O novo membro chega todo empolgado pronto para ajudar, fica numa afobação para descobrir nomes dos seus guias, já que dar consulta, chega ao terreiro cedo, limpo , canta, bate palma, porém passado um tempo este médium que entrou com esse animo todo começa a ver que a caminhada na umbanda não e fácil tudo e um processo, que requer paciência, dedicação, e muito estudo, com todos esses fatores aquele médium que chegou com a empolgação total começa a esfriar começa a ver que a caminhada e difícil, que ser umbandista não e só dentro do terreiro e aplicar os conceitos que lhe e ensinado fora do terreiro também. Ai começa a batalha chega o desanimo as provações e na primeira oportunidade começa a se afastar da casa, deixa de ir uma sessão, duas, três, depois não volta mais.
Algumas pessoas têm que entender que Ser umbandista e diferente de estar na umbanda, um médium e igual a qualquer outra pessoa é esta sujeita a erros, a provações, como qualquer um. Não devemos deixar de lado a nossa missão, temos que viver o terreiro de umbanda dentro dos nossos corações, o Caminho e difícil muitas pedras iram surgir preconceitos, fofocas, desanimo mas tudo isso faz parte da caminhada . Devemos Seguir a Umbanda com lealdade com verdade , pois tudo aquilo que e fácil e nos tirado facilmente, seja um soldado de pai oxalá, lute contra seus medos suas inseguranças e você vai notar que quem espera sempre alcança . A Umbanda e como uma criança você deve aprender a engatinhar, depois aprender a andar, em seguida andar, mas... Lembre-se nunca correr tudo vem No tempo certo
Autor desconhecido