segunda-feira, 26 de julho de 2021

PIMENTA — O FRUTO E FOLHA DE EXU.

 

 PIMENTA — O FRUTO E FOLHA DE EXU.


Pode ser uma imagem de fogo e textoA pimenta simboliza descendência e abundância. É cheia de sementes e “explode” quando está suficientemente madura, espalhando fecundidade e criatividade.

As características morfológicas da pimenta, tipo dedo-de-moça, da costa ou malagueta, cuja cápsula – fruto – contém inúmeras sementes expulsas quando ocorre a maturação, são consideradas quentes – fogo – e elemento (fruto ou folha) de Exu.

Como todos os pimentos, é possuidora de um axé – força fluídica – capaz de reforçar o poder da palavra quando algumas de suas sementes são mastigadas liturgicamente na ponta da língua.

Assim, nas invocações e evocações, as pimentas são indicadas para potencializar o verbo dos oficiantes para liga-los ao Senhor das Passagens – Exu —, o que leva e trás, abre e fecha, fazendo com que os cânticos tenham “força” etéreo-astral.

As folhas das pimentas, com maior ou menor concentração de princípios ativos, podem ser preparadas adequadamente, dentro do fundamento e tradição de manejo adequado dos terreiros, para uso litúrgico em pessoas astênicas (sentimentos mórbidos e depressivos com enfraquecimento da vontade), comprovadamente magiadas, auxiliando-as positivamente para o restabelecimento da saúde psíquica e física.

A pimenta é dispersora de fluídos pesados e negativos por ser um fluído quente e desagregador. Pode ser usada para a proteção de ambientes, plantadas em jardins ou em vasos, próximo a janelas e portas de entradas. Ao mesmo tempo, também dispersa formas de pensamentos gerados por inveja e ciúmes, o popular “olho grande”.

Fonte: Thaidi Cipriano