Por

Sri Swami Sivananda

Este artigo é um capítulo do livro “Bliss Divine” .
Introdução
A Virtude Todo-inclusiva
O Mandamento Supremo A
Verdade é Destemida e Forte
Certas Falácias
Concepções Variadas da Verdade
Brahman: A Única Verdade
A Prática da Verdade
Verdade: A Primeira e a Última Coisa

INTRODUÇÃO

A verdade é a sede de Deus. A verdade é Deus. Só a verdade triunfa.

A verdade é a lei básica da vida. A verdade é o meio e o objetivo final.

A verdade é a lei da liberdade, a falsidade a lei da escravidão e da morte.

A verdade é justiça, jogo limpo, adesão às leis fundamentais da ética. Pureza e verdade são os fatores gêmeos que se desdobram e despertam a divindade que está adormecida dentro de você e o conduz à perfeição.

A veracidade é o primeiro pilar no Templo da realização de Deus. A verdade é a porta de entrada para o Reino de Deus.

A verdade é como uma escada. Ele leva você ao Reino da Felicidade Imortal.

A VIRTUDE TOTALMENTE INCLUÍDA

Falar a verdade é a qualificação mais importante de um Yogin. A verdade é a rainha das virtudes. A verdade é a virtude suprema.

A verdade constitui a essência dos Vedas. O controle das paixões constitui a essência da verdade. A abnegação ou a abstenção dos prazeres mundanos forma a essência do autocontrole. Esses atributos estão sempre presentes em um homem virtuoso.

A verdade é justiça. A justiça é luz, e a luz é bem-aventurança. Ahimsa , Brahmacharya , pureza, justiça, harmonia, perdão, paz são formas de verdade.

A imparcialidade, o autocontrole, a modéstia, a resistência, a bondade, a renúncia, a meditação, a dignidade, a fortaleza, a compaixão e a abstenção de injúrias são as várias formas de verdade.

Todas as virtudes acima, embora aparentemente diferentes, têm apenas uma e a mesma forma, a saber, a verdade. Tudo isso sustenta a verdade e a fortalece.

Quando o caminho da verdade é trilhado, tudo o mais também é feito. Quando a raiz é regada, todos os ramos são regados automaticamente.

O SUPREMO MANDAMENTO

Seja verdadeiro. Toda a justiça está contida neste único mandamento.

Faça o que fizer, seja fiel a si mesmo e ao mundo. Não esconda seus pensamentos. Seja franco. Seja sincero. Seja sincero. Seja direto. Seja corajoso para expressar suas opiniões.

Seja fiel à sua confiança. Não engane o homem que confia em você. Mantenha sua promessa, mesmo ao custo de sua vida. Sua vida pode ir, mas não a palavra dada.

Não dê seu consentimento apressadamente a ninguém, a nada. Pense profundamente. Cogitar. Reflita. Diga: “Vou pensar sobre o assunto e falar com você mais tarde”. Assim você não ficará enredado.

Não faça promessas, mas diga: “Vou tentar. Vou pensar sobre o assunto”. Você está salvo. Você não será pego no redemoinho de problemas, arrependimento e tristeza.

Contar uma mentira é um grande pecado.  Aquele que profere falsidade perde a fé de outras pessoas. As pessoas não vão acreditar nele mesmo que ele fale a verdade. O hábito de contar mentiras torna-se profundamente enraizado pela repetição de mentiras. O homem conta várias mentiras para encobrir uma mentira.

Uma mentira escondida por outra mentira leva a mais mentiras. Um pecado oculto por outro pecado leva a mais pecados.

Um mentiroso é um covarde. Proferir falsidade é uma certa marca de covardia. Fale a verdade. Você se tornará corajoso.

A VERDADE É INTENSO E FORTE

A verdade é completa em si mesma. A verdade tem uma base sólida em si mesma. É ousado, não tem medos. Não tem limite de espaço ou tempo. É um pássaro destemido e livre no céu. Não se importa com o status. É a riqueza em si. A verdade permanece mesmo quando não há apoio público.

A verdade pode ser comparada a um caminho de pastagem, enquanto a falsidade pode ser comparada a um arbusto de espinhos. Em um homem que se entrega a pensamentos falsos, há um medo à espreita a cada momento, uma inquietação, um medo de si mesmo, uma falta de confiança e um sentimento de que algo errado pode acontecer.

A verdade, por outro lado, é o caminho da justiça que certamente leva ao sucesso a longo prazo. É uma estrada reta, sem cruzamentos duvidosos.

No mundo do dia-a-dia, parece impraticável seguir estritamente o caminho da verdade, mas se for praticado como seu ideal e objetivo na vida, você tem o seu caminho. Todos os obstáculos em seu caminho para a Verdade se derreterão à medida que você prosseguir pela estrada direta.

CERTAS FALÁCIAS

Existem certas falácias que surgem ao seguir o caminho reto da verdade. Não há absolutamente nenhum mal para uma mãe que amamenta carinhosamente a criança apenas desviando a atenção da criança dizendo que o pequeno pedaço de doce foi levado pelo corvo há pouco tempo, e quando ela mostra estar extremamente arrependida por e traz à tona as ideias da criança dizendo: “Papai, não se preocupe, trarei um bolo maior para você à noite”. Não é absolutamente nenhuma mentira se você não interferir com os outros, ferir seus sentimentos, prejudicar os outros ou estragar os outros. Se você recusar um pequeno empréstimo, certamente com algo em que se apoiar, se você se recusar a emprestar sua caneta ou qualquer objeto que não gostaria de emprestar, isso não pode ser considerado inverdade.

CONCEITOS VARIADOS DE VERDADE

Um homem mundano, um moralista e um homem espiritual têm diferentes concepções de verdade. Um moralista se preocupa com o resultado da verdade. Se um homem pode salvar a vida de muitas pessoas inocentes contando uma mentira, é verdade para um moralista, porque uma inverdade trouxe o maior bem. Se a pronúncia de uma verdade traz maior dano a muitas pessoas, é uma inverdade de acordo com um moralista. De acordo com um homem espiritual, Brahman é a verdade; este mundo é irreal.

BRAHMAN: A ÚNICA VERDADE

O mundo é mentira e o Absoluto é Verdade. O mundo é representado pelo sexo e pelo ego; o Absoluto é representado pelo Ser numênico, gnóstico.

A verdade não é expressa nem mesmo pela Existência-Consciência-Alegria! É apenas o parente mais próximo da Verdade. A verdade é ainda maior, mais grandiosa, mais poderosa, mais verdadeira!

A verdade é; inverdade não é. Portanto, não é absolutamente correto dizer que a Verdade é uma, pois a Verdade é a própria Existência, e não é uma nem não-uma. A verdade é indivisa.

A verdade é totalmente pública. Ele não pode ser escondido mesmo que alguém tente fazê-lo. A verdade persiste e se expressa mesmo no extremo da inverdade. O extremo da verdade é o Absoluto. A inverdade é uma sombra da verdade.

Tudo o que mudou em si é mentira. Portanto, a Verdade é infinita. Só a verdade perdura, enquanto tudo o mais perece.

Todos, desde Brahma até uma folha de grama, se movem em direção à Verdade, alguns conscientemente, outros inconscientemente. Eles diferem apenas no grau de consciência ou na extensão da purificação mental ou sutileza da condição. Cada folha que voa no ar, cada respiração que flui de nós, em outras palavras; cada ato da vida universal, é um passo dado mais próximo da Verdade; pois a Verdade é o lar eterno de todos os seres. Nele todos entram e encontram satisfação e paz permanentes. É a Verdade que triunfa sobre a falsidade, não a falsidade sobre a Verdade, qualquer que seja a experiência aparente e imediata.

A PRÁTICA DA VERDADE

As escrituras declaram enfaticamente: “Fala a verdade. Só a verdade triunfa, a falsidade nunca”. Deus é a Verdade e a Verdade deve ser percebida falando a verdade. Um homem verdadeiro está absolutamente livre de preocupações e ansiedades. Ele tem uma mente calma. Se alguém observar falar a verdade por doze anos, obterá 'Perfeição de Fala'. Então, tudo o que se fala acontecerá. Haverá poder no discurso de tal pessoa.

Seus pensamentos devem concordar com suas palavras, e as palavras devem concordar com suas ações. No mundo, as pessoas pensam em uma coisa, dizem outra coisa e fazem outra coisa. Isto é horrível. Isso não passa de desonestidade. Você deve observar cuidadosamente seus pensamentos, palavras e ações. O pequeno ganho que você obtém contando mentiras não é ganho algum. Você polui sua consciência e infecta sua mente subconsciente. O hábito de contar mentiras também é levado para o seu próximo nascimento e você sofre sofrimento de nascimento em nascimento.

Medite na verdade. Inspire-se na vida daqueles que sacrificaram tudo pelo bem da verdade. Escreva em negrito as palavras “FALA A VERDADE” em cartolinas e pendure-as em diferentes lugares da sua casa. Isso irá alertá-lo quando você estiver prestes a falar uma mentira. Você irá então verificar a si mesmo de uma vez. Chegará um tempo em que você estará estabelecido no hábito de falar a verdade. Puna-se jejuando se contar uma mentira e registre as mentiras em um diário. Gradualmente, o número de mentiras diminuirá e você se tornará um homem verdadeiro.

Atenha-se ao caminho da verdade a todo custo. A verdade tem um brilho próprio. Ele brilha para si mesmo e lança sua luz sobre os outros. Quando você se apega à verdade como sua única religião, quando você adere estritamente apenas à verdade em todos os momentos, em todos os lugares e em todas as ocasiões, você não pode prejudicar ninguém. A paz perfeita e a verdadeira felicidade serão suas.

Tenha devoção incessante à verdade. Esteja pronto para sacrificar tudo por isso. Você desenvolverá uma vontade forte. Você se tornará destemido. Você extrairá imensa força e coragem do Atman ou do Ser Supremo interior. Você alcançará a Auto-realização.

VERDADE: A PRIMEIRA E A ÚLTIMA COISA

Se você me perguntar “Qual é a primeira coisa na Realização?”, eu deveria responder “A primeira, segunda e terceira coisa nela, não, tudo é veracidade”.

Deixe que a verdade e a pureza iluminem sua carreira, guiem sua conduta e moldem seu caráter.

Se a mente é impura, a Auto-realização não pode ser alcançada mesmo se você meditar por vinte horas diárias. Até mesmo Yudhishthira teve que ver o inferno como ele uma vez contou uma mentira – uma verdade modificada e distorcida, de uma maneira hábil.

Na verdade, não há engano. Aquilo que é simulado é inverdade.

A verdade nunca pode contradizer a não lesão. Quando isso acontece, não é mais uma verdade, mas o egoísmo do homem que está em primeiro plano.

Quando falar a verdade leva outro à desonra, injúria e dor, não é mais uma virtude. Então se torna um pecado mortal.

Fale o que é verdade. Fale o que é agradável. Não fale nenhuma verdade desagradável, não fale nenhuma falsidade agradável.

A verdade sempre existe em um estado puro e não misturado. A verdade inclui autocontrole, ausência de ciúme, perdão, paciência, resistência, bondade, amor.

A paz é a verdade. A verdade é a paz. Se você quer alcançar a paz, seja sincero em todos os momentos.

A mente é exaltada pela veracidade. O intelecto é refinado por sublimes idéias divinas.

Pela prática de falar a verdade, o Antahkarana (intelecto, mente, ego) é purificado de sua sujeira. Ela brilha como um espelho limpo e reflete a forma divina do Senhor com grande fulgor.

Tudo está bem com aquele cujo coração está voltado para o Verdadeiro. Nenhuma doença, física ou mental, pode assaltá-lo.

Aquele que se move em direção à Verdade é poderoso, vive muito, sabe tudo e sempre se deleita; pois ele está se aproximando do Todo-Poderoso.

O caminho da Verdade é precipitado. É escorregadio e afiado como o fio da navalha. Difícil é trilhar, difícil é o caminho. Gigantes entre os homens espirituais caminham sobre ela para a Cidade da Perfeição.

Acompanhe as almas evoluídas que trilham o caminho da Verdade. Sempre marque cuidadosamente o que está acontecendo na fábrica mental interior. Desista de todos os tipos de ações mesquinhas. Torne-se uma alma nobre e magnânima. A nobreza é boa. Magnanimidade é verdade. Se as pessoas zombarem de você, fique quieto. Nunca retruque. Desculpe-os. Dê um sorriso Vedante. Permaneça inflexível como aquela rocha lá. Você vai, meu querido Niranjan?