O que é o Chakra Básico? Entenda o primeiro chakra e como equilibrar!
Chakra Básico, o primeiro Chakra!
O Chakra básico, ou o primeiro Chakra, representa a força vital de uma pessoa. Ele é muito importante para o equilíbrio como um todo e, com isso, precisa estar muito bem harmonizado, para que não se tenha problemas.
Quando se está com esse Chakra em desequilíbrio, o que acontece é que a vida pode encarar problemas que causem necessidade de auxílio.
Por desconhecer os Chakras, sua importância e seu funcionamento em relação ao seu corpo, o que acontece é que você deixa de lidar com ele da melhor maneira e não se equilibra.
Por isso, nesse artigo, você verá a respeito do Chakra Básico e de tudo o que o permeia, para que possa saber o que fazer. Confira as informações a seguir!
Chakra Básico, ou o Chakra da Raiz
O Chakra Básico é também chamado de raiz. Dele emana nossa força vital, ou seja, ele tem uma ligação mais do que direta com a nossa vitalidade, o que nos garante força para conquistar nossos objetivos e literalmente viver.
A seguir, saiba mais a respeito desse Chakra tão importante e entenda sua cor, suas funções e quais órgãos que o regem, além de outras informações importantes que são relacionadas com esse tema. Confira!
■Mantra e cor
O mantra é um som específico que pode ativar o Chakra, de forma que aumentam muito as suas vibrações. Isso ajuda o Chakra a se potencializar, melhorando seu equilíbrio e sua atuação.
Para o Chakra Básico em si, o mantra é o "Lam". Deve-se colocar a mão sobre seu local e entoar 3, 9, 27 ou até 108 vezes. Além disso, a cor desse Chakra é o vermelho fogo, representando toda a ligação do ser com a Terra.
Justamente por essa ligação específica com a Terra, a nossa força vital está aí, emanando desse Chakra mais básico, indicando nossa vontade de viver e sobreviver.
■Localização e função
O Chakra Básico se localiza na base da coluna, de modo que se relaciona com os órgãos ao seu redor. Ele tem como proximidade o anus e a parte genital do organismo. Além disso, tem como função dar a força e a firmeza ao indivíduo, para que ele possa continuar com objetivos e vontade de viver.
Esse chakra está ligado com os desejos mais íntimos de perpetuar a espécie e de se realizar e se manter vivo. Nessas situações, ele trabalha com todas as situações que se relacionam com a sobrevivência em si. Sendo assim, o dinheiro, a moradia e até o lazer tem a ver com esse Chakra.
■Órgãos regidos
Os órgãos regidos pelo Chakra Básico são as glândulas suprarrenais, além das partes duras do corpo, como os ossos. Os rins também são regidos por esse Chakra raiz.
A regência em relação às glândulas suprarrenais têm justamente essa ligação com o instinto de sobrevivência neste planeta. Isso porque elas são responsáveis pela produção de hormônios e, dentre eles, está a adrenalina.
Dessa forma, a adrenalina tem muita ligação com os instintos mais puros de sobreviver e de passar por situações de adversidades e perigo.
■Glândulas e sentidos
As glândulas suprarrenais estão intimamente ligadas ao Chakra Básico, já que ele tem uma grande ligação com a sobrevivência, a vitalidade e a força de vontade de fazer as situações acontecerem.
Esse Chakra tem ligação com um instinto mais profundo de se manter vivo. Além disso, existe também essa afinidade com os sentidos básicos e mais primitivos do ser humano.
■Áreas da vida em que atua
O Chakra Básico atua de forma a regular a nossa sobrevivência e também tem relação intrínseca com o nosso desapego com as coisas materiais.
Também tem a ver com nossa sensação de gratidão e de felicidade, além de tratar de regular nossa força de vontade para realizar metas e garantir nossa subsistência. Isso faz com que se consiga, cada vez mais, manter-se em foco, vivo e feliz.
■Pedras e cristais
A Turmalina Negra é a pedra que está ligada ao Chakra raiz e o cristal que ajuda a regulá-lo é o Granada. Este tem como foco a força, a vontade de realizar as coisas e a vitalidade com um todo. Portanto, é muito importante utilizar esse cristal e cuidar do equilíbrio desse ponto tão importante e primário na vida.
Sem ter exatamente essa harmonia no Chakra raiz, o que acontece é que a vida passa por um período de muita turbulência, com relação ao comportamento e ao relacionamento com os bens materiais.
Efeitos do equilíbrio do Chakra Básico
Quando o Chakra Básico está equilibrado, os benefícios são diversos e garantem que você tenha plenitude em várias áreas de sua vida. Isso tem relação com a sua forma de lidar com os seus bens e com os recursos que tem em mãos.
Como ele está ligado com a capacidade de lutar pela vida e agir de forma positiva em relação aos desafios e adversidades, isso indica que sua harmonia deixa a sua vida muito mais equilibrada. Portanto, tem mais gratidão ao que é dado a você, além de que procura sempre ficar mais ligado com as suas realizações e o que é preciso fazer para alcançá-las.
A seguir, confira mais um pouco sobre os efeitos do equilíbrio do Chakra Básico!
■Efeitos positivos do Chakra Básico equilibrado
Um dos maiores benefícios do Chakra Básico equilibrado é a estabilidade que temos em nossas vidas, o que nos leva a garantir uma grande sabedoria. Sabemos e temos consciência de que nossa existência tem início, meio e fim e que passamos por essa vida com a necessidade de nos manter vivos, com dignidade e fazendo bem ao próximo.
Além disso, um outro fator muito importante desse efeito positivo do equilíbrio é que ficamos confiantes com mais facilidade, mesmo depois de passar por provações mais sérias, e isso faz total diferença no dia a dia.
■Efeitos negativos do Chakra Básico desequilibrado
Quando o Chakra básico fica desequilibrado, o que acontece é que ele nos deixa com uma grande insegurança em relação aos nossos dias e deixa florescer uma grande vontade de reter bens. Portanto, deixamos de ser desapegados e acabamos por nos tornar acumuladores compulsivos.
Nem sempre isso é algo ruim, já que um pouco de ambição faz bem e nos ajuda a chegar ainda mais longe. Porém, às vezes, isso se reflete em avareza ou em outros tipos de problemas, até mesmo a obesidade pode ser um reflexo de Chakra Básico em desequilíbrio.
Como equilibrar o Chakra Básico, o Muladhara
Por vezes, pode ocorrer de ficarmos com nosso Chakra Básico desequilibrado. Precisamos, então, nos reconectar e voltar a ter controle sobre ele, deixando-o alinhado da forma correta.
Isso é muito importante para que possamos evitar os percalços que têm referência com a vida. Portanto, você poderá analisar melhor como fazer para garantir esse equilíbrio do Chakra de diversas maneiras. Confira agora!
■Atividades ligadas à Terra
O Chakra Básico é ligado diretamente à Terra. Portanto, atividades relacionadas a ela funcionam de forma magnífica para propiciar esse equilíbrio e harmonia da forma correta.
Para se ter uma ideia, você pode, por exemplo, realizar atividades de jardinagem e plantio ou andar descalço na grama, na areia ou na terra.
A dica principal para harmonizar o Chakra Raiz é fazer uma horta com seus temperos ou hortaliças favoritos e cuidar dela diariamente. Isso garantirá sua saúde.
■Yoga e meditação
A yoga e a meditação são atividades que ajudam a nos conectar conosco e fazer com que tenhamos uma ligação mais profunda com nosso interior e com o momento em que estamos vivendo.
Portanto, é uma hora para parar, relaxar e ajustar o Chakra Básico da forma como se deve. É muito importante deixar a mente serena no momento e trabalhar bem a sua respiração.
Essas duas atividades têm em si uma grande possibilidade de alinhar e equilibrar os Chakras, e pode, ainda, trazer diversos outros benefícios que são igualmente importantes.
■Consciência do corpo
Seu corpo é seu templo, pois você mora nele e estará ali até o dia em que se for deste planeta. Portanto, para equilibrar o Chakra Básico, é sempre muito importante criar essa consciência do corpo. Isso não tem a ver com exercícios físicos e malhação.
A consciência do corpo vai além, pois cria conexões grandiosas de você consigo mesmo. Observe sempre os menores dos movimentos, deixe o seu corpo realizar o que precisa e sinta cada passo, cada toque que der. Ao fazer isso, você beneficia o equilíbrio do Chakra Básico e ajuda com que ele alcance um patamar de harmonia de forma muito mais rápida.
■Exercícios físicos
Fazer atividades físicas regularmente confere sempre muita vitalidade e mais disposição para realizar as atividades do dia a dia. Daí vem sua ligação com o equilíbrio do Chakra raiz.
Como o Chakra Básico está diretamente conectado com a vitalidade, a vontade de viver e a força de lidar com a vida, é um fato que temos muitos benefícios para esse equilíbrio, quando estamos praticando exercícios.
Por isso, faça as atividades de maneira recorrente, para conseguir se conectar novamente consigo mesmo, fazendo com que tenha mais benefícios em sua vida.
■Dança
A dança trabalha o corpo e não deixa de ser uma boa atividade física. Portanto, nada mais agradável e benéfico para o Chakra Básico do que aproveitar o tempo dançando.
Essa atividade acaba por ser relacionada com o movimento do corpo, com a vitalidade e com a alegria de viver e de encarar os seus maiores objetivos. Sendo assim, não deixe de escolher uma música, tirar os sapatos e dançar livremente.
■Uso da cor vermelha
A cor vermelha é justamente a cor do Chakra Básico, que te ajuda a se equilibrar novamente e garante uma onda de energia que te coloca de volta no alinhamento em que precisa estar.
Você pode sempre mentalizar objetos vermelhos, entrar em contato com eles, usar uma roupa ou ter algum toque em sua casa ou em si mesmo que seja relacionado com essa coloração tão vibrante. Além disso, andar com uma pulseira nesse tom te ajuda e garante que esteja sempre em grande equilíbrio em sua vida.
■Uso de pedras e cristais
Os cristais e as pedras têm o poder de potencializar os efeitos do Chakra Básico e ajudá-los a entrar novamente em equilíbrio, fazendo com que tenhamos diversos benefícios.
Portanto, a Turmalina Negra e a Azurita são bons exemplos de pedras que atuam ativamente no equilíbrio do Chakra, que pode estar ficando fora de harmonia e trazendo consequências negativas para você.
■Entoação do mantra
O mantra auxilia a equilibrar o seu Chakra, e cada um deles tem o seu. De forma que o Chakra Básico conta com seu próprio mantra, o Lam, você deve entoá-lo enquanto encosta na base da coluna, que é onde ele se localiza.
Sente-se em uma cadeira para facilitar e deixe os pés encostados no chão, em contato com a terra e com todas as energias que ela pode vir a te proporcionar. Ter os horários para fazer a entoação desse mantra ajuda você a garantir ainda mais equilíbrio e felicidade.
■Frases de afirmação
15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">As frases de afirmação têm a função básica de ajudar a equilibrar o Chakra Básico, além de auxiliar a mente a ficar no ritmo certo, com pensamentos positivos e que tenham a finalidade de melhorar a energia.
Portanto, é muito importante repeti-las sempre. Pode parecer um pouco estranho ou difícil, de forma que sua mente não está acostumada a ter esses pensamentos. Entretanto, elas possuem força única. Repita: “Estou vivendo em equilíbrio, com saúde e sou uma pessoa segura. Meu Chakra está em equilíbrio e harmonia e estou ligado à Terra.”
■Mudras
Os mudras são certas posições do corpo e das mãos que têm o poder de canalizar e direcionar as energias do Chakra para o lugar certo, potencializando, assim, o momento de entoação do mantra.
Portanto, você pode utilizar o mudra de encostar a ponta do polegar na ponta do dedo indicador e deixar os outros três dedos esticados, enquanto entoa o mantra no número de vezes que for necessário.
É muito bom fazer essa posição durante o período de meditação. Então, não deixe de usar esse mudra, sempre que for entoar um mantra para equilibrar o seu Chakra.
■Aromaterapia e óleos essenciais
Os aromas também têm grande repercussão na energia corporal e têm conexão com os Chakras e seu equilíbrio. Eles podem ser ferramentas muito importantes para garantir a harmonia. Portanto, você pode utilizar diversos tipos de aromas, como, por exemplo, gengibre ou sândalo, e deixar em seu ambiente de preferência.
Inclusive, ter esses aromas ao seu alcance no momento em que você estiver meditando, fazendo yoga ou entoando um mantra pode ajudar mais no processo.
■Terapias energéticas
Se você precisa equilibrar o seu Chakra básico de forma mais rápida, saiba que a terapia energética pode ajudar muito em todo esse processo e te auxiliar a chegar nesse objetivo de forma muito mais rápida.
Uma das coisas a se fazer é que você possa procurar quem faça esse tipo de terapia e buscar fazer sessões para restaurar o seu fluxo de energia no corpo. Isso te ajudará a equilibrar novamente o seu Chakra e conseguir, então, ter acesso a uma vida mais plena e agradável e sem os dissabores de um Chakra básico desequilibrado.
■Sono reparador
Para equilibrar seu Chakra Básico, antes de dormir, comece um ritual de preparação. É muito importante que você acalme sua mente e desacelere o seu corpo, para que possa, então, descansar como se deve.
O sono é muito importante. Ele alimenta o corpo e a mente e ainda auxilia de forma intensa a regular as energias e o Chakra Básico. Portanto, você sempre deve dormir de forma correta.
Experimente ler um livro, antes de se deitar, ou fazer uma meditação. Dessa maneira, você conseguirá ter resultados muito melhores e poderá, assim, equilibrar-se de forma muito mais rápida.
■Alimentação
A alimentação influencia de forma direta o Chakra Básico e como ele se relaciona com você. Sendo assim, ingerir os alimentos adequados contribui para seu equilíbrio e sua harmonia.
Portanto, procure ingerir alimentos com cor vermelha, como tomates, maçãs, carne vermelha, morangos e outros. Esses alimentos potencializam esse Chakra e ajudam a melhorar seu equilíbrio.
Além disso, lembre-se de que as melhores opções, aqui, são sempre as naturais. Portanto, opte sempre pelas frutas e verduras nesse processo, já que também trazem diversos benefícios ao organismo e à saúde física.
Como equilibrar o Chakra Básico pode auxiliar na sua vida?
Muitas pessoas ainda não têm esse conhecimento, mas equilibrar o Chakra Básico ajuda imensamente em diversos fatores de sua vida. Você consegue, assim, ter muito mais controle sobre seus impulsos e fica em harmonia consigo e com o ambiente.
Com esse Chakra equilibrado, você consegue lutar mais pelos seus objetivos e metas e também atua de forma mais forte na hora de lutar, quando é preciso. Essa harmonia te dá forças para seguir fazendo o que precisa fazer.
Portanto, não deixe de fazer tudo o que for preciso para equilibrar o seu Chakra Básico e se mantenha sempre em contato com a Terra e com a natureza. Viva de forma muito mais plena e agradável, sempre!