BAIANO MANOEL DO FACÃO
BAIANO MANOEL DO FACÃO
Manoel do Facão é um Baiano muito alegre e muito rígido. É aquele Baiano que faz pensar e refletir. Trabalha na irradiação de Ogum e a moral de uma de suas histórias reflete bem quem ele é:
“Melhor ser um bobo alegre debaixo de um céu cinza, do que um bobo triste debaixo de um céu azul com coração de ranzinza.”
Manoel do Facão deixa o ensinamento de que apesar das dificuldades, somos nós que escolhemos como reagir a elas, você pode ser o bobo, que de tudo reclama e nada está bom ou você pode ser o bobo alegre que não se deixa abater pelas adversidades, pois sabe que aquilo é o que te faz crescer.
MENSAGEM DO BAIANO MANOEL DO FACÃO PARA VOCÊ REFLETIR:
O bobo alegre e o bobo triste.
O bobo tava espiando o bobo alegre e o bobo triste, o bobo ficou vendo o bobo alegre vivendo, o bobo alegre trabalhava, servia, sofria, e no meio disso tudo se divertia enquanto a vida passava, pra algum lugar ela ia.
O bobo também olhava o bobo triste que reclamava, cobrava, e quase sempre criticava, no meio dessa confusão o bobo alegre abriu o coração ele sempre sorria, mesmo sem haver razão, enquanto isso o bobo triste vivia com o semblante carregado, para ele todo mundo era culpado quando faltava alimento sua barriga roncava.
Mas quando trabalhava para matar sua fome não se conformava, e ao invés de agradecer só amaldiçoava, o bobo que era bobo e só não entendia o que se passava e não sabia que quem haveria de ter dó, o alegre festejava, mesmo quando o pão faltava dizia:
“SE O TESOURO NÃO TÁ EM CIMA PEGA O ENXADÃO E CAVE ” ,
O bobo triste pediu a Deus que lhe desse muita grana mas cavar ele não quis, porque só pensou na lama, o bobo se divertiu porque o alegre ouro não viu, mas o buraco que cavou se transformou num rio, ali ele pescava e nadava, o bobo triste passou reclamando “ACABA COM ESSA ÁGUA, QUE EU NÃO QUERO ME MOLHAR ”.
Passado um bom tempo Deus ordenou ao vento “muda a sorte do bobo alegre, porque ele sabe viver e o peso sobe suportar” e o vento perguntou “meu senhor e com o bobo triste de que jeito vou soprar?” “sopra bem forte para ele cair, porque morto ele já está, agora só falta enterrar”.
Esta é uma história que explica a sina de três bobos, o bobo que é só bobo não recebeu nenhum castigo e desse enredo ele deve escapar para que outras histórias possa um dia contar.
Não se engane não, porque o bobo não é tão bobo seu nome é Manoel do Facão.
Moral da história:
Melhor ser um bobo alegre debaixo de um céu cinza, do que um bobo triste debaixo de um céu azul com coração de ranzinza.
Por Sabiá (A afilhada)