quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Izanami - Deusa da Vida e da Morte

 

Izanami - Deusa da Vida e da Morte

Izanami-no-Mikoto é uma deusa mitológica japonesa, ela é a esposa do deus japonês Izanagi-no-Mikoto, Izanami é uma deusa poderosa porque ela cria e controla a vida e a morte de todos os seres vivos, não vivos as coisas também obedecem à sua vontade.

Assim como Zeus e Hera na mitologia grega, Odin e Frigg nos mitos nórdicos, e Osíris e Ísis no Egito, Izanagi e Izanami são as divindades Pai e Mãe do xintoísmo japonês. Eles são os deuses que criaram as ilhas do Japão, bem como todos os outros deuses kami (espíritos), bem como as linhagens reais japonesas.

Assim como o próprio xintoísmo, no entanto, Izanami e Izanagi estão longe de serem divindades estereotipadas do “mito da criação” unidimensional. Sua história é uma mistura de tragédia, triunfo, horror, vida e morte, e mostra perfeitamente a natureza moralmente ambígua das divindades do Xintoísmo.

Izanami-no-Mikoto é às vezes chamada de Izanami-no-Kami e seu nome significa Aquela que convida

Embora Izanami-no-Mikoto seja considerada a deusa da criação, sua história, como qualquer outra, começa com sua própria criação, quando os primeiros deuses Kunitokotachi e Amenominakanushi precisavam de mãos capazes para criar as primeiras terras deste mundo, eles convocou Izanami-no-Mikoto e seu marido Izanagi-no-Mikoto à vida.

Izanami - Deusa da Vida e da Morte

Para alcançar a criação perfeita das primeiras terras, os primeiros deuses também deram a Izanami-no-Mikoto e Izanagi-no-Mikoto a Ame-no-nuboko que é uma "lança mágica cravejada de joias".

Diz-se que Izanami-no-Mikoto e Izanagi aderiram às ordens dos primeiros deuses, pois foram para Ame-no-Ukihashi que era a "ponte mágica entre o céu e a terra" e quando Izanagi-no-Mikoto, virou o mar com a lança mágica, gotas de água do mar caindo do Ame-no-nuboko formaram uma Ilha!

Izanami-no-Mikoto e seu marido, logo se estabeleceram nesta Ilha e mais tarde construíram um Ame-no-Mihashira que é um pilar, que formalizaria seu casamento, Izanami-no-Mikoto mais tarde teve dois filhos.

Mas, uma vez que os deuses devem ser perfeitos em todas as coisas, os primeiros filhos de Izanami-no-Mikoto não foram considerados divindades porque nasceram deformados e sempre estiveram doentes.

Izanami-no-Mikoto e Izanagi-no-Mikoto, mais tarde buscaram o conselho dos primeiros deuses, que lhes disseram que durante o ritual matrimonial do Ame-no-Mihashira, Izanami-no-Mikoto quebrou o silêncio, ela falou com seu marido primeiro, isso era contra o ritual Ame-no-Mihashira, bem como a tradição, Izanagi-no-Mikoto era um deus e seu marido, ele deveria ser o primeiro a falar.

Izanami-no-Mikoto e seu marido, depois refizeram o ritual conjugal e deu certo dessa vez, mais tarde tiveram mais oito filhos, que se chamavam Awaji Iyo [Shikoku], Ogi, Tsukusi [Kyushu], Iki, Tsushima, Sado e Yamato [Honsu] e estes mais tarde se tornaram as oito grandes ilhas do Japão.

Infelizmente, Izanami-no-Mikoto morreu mais tarde durante o parto. Diz-se que o enlutado Izanagi-no-Mikoto matou o bebê e mais tarde viajou para o Yomi, que é o submundo, para buscar e resgatar sua esposa.

Izanagi-no-Mikoto continuou sua busca por Izanami-no-Mikoto, mas os interiores sombrios do Yomi continuaram enganando-o, até que ele finalmente encontrou sua amada, mas para seu espanto, Izanami-no-Mikoto se recusou a voltar com ele.

Izanagi-no-Mikoto implorou e acabou ficando com raiva, ele exigiu uma explicação, Izanami-no-Mikoto inicialmente se recusou a responder, mas através da raiva, ela viu o amor e a tristeza em seus olhos, a deusa suavizou e disse a ele que ela nunca poderia voltar com ele porque quando ela chegou ao yomi, ela estava com tanta fome que comia, a comida do submundo e por essa razão apenas, não havia como voltar para a terra dos vivos.

Izanagi-no-Mikoto ainda estava confuso, ele não podia acreditar que sua amada esposa não queria ser resgatada, então ele decidiu que a levaria de volta para casa, ela quisesse ou não.

Izanagi-no-Mikoto traçou um plano, ele esperou Izanami-no-Mikoto adormecer, então ele desamarrou seu cabelo muito comprido, de seu lindo pente e então fez uma tocha com ele, mas o repentinamente assustado Izanagi-no-Mikoto, quase deixou cair a tocha de pente mágico no que viu, sua outrora bela e formosa Izanami-no-Mikoto, agora era um cadáver em decomposição, com todas as obras, de criaturas horríveis a vermes, rastejando por todo o corpo Izanagi-no-Mikoto!

Izanagi-no-Mikoto fugiu rapidamente para salvar sua vida, mas Izanami-no-Mikoto e suas Yomotsu-shikome [bruxa enviada pelos mortos] o perseguiram, Izanagi-no-Mikoto foi realmente rápido, pois ele logo escapou e rapidamente se dirigiu para a entrada do yomi, ele então fechou bem com uma pedra enorme.

Izanami-no-Mikoto também chegou à entrada, mas ela não conseguiu passar, ela gritou de raiva, que por Izanagi-no-Mikoto trair seu amor, ela tiraria mil vidas humanas, Izanagi-no-Mikoto respondeu de volta, que salvaria mil, com outras quinhentas vidas em troca.

Assim termina o conto de Izanami-no-Mikoto, a bela deusa da criação e da vida, que teve um início tão ilustre, mas, digamos, um final “muito estridente”, de fato!

Izanami e Izanagi são dois dos deuses mais importantes do panteão japonês. Esses deuses primordiais não apenas geraram vários outros deuses e Kami, e tornaram a terra adequada para a vida, mas também criaram as ilhas do Japão. Como tal, eles estão no centro da mitologia japonesa.