terça-feira, 30 de agosto de 2022

ZÉ PRETINHO

 ZÉ PRETINHO


Pode ser arte de 1 pessoaZÉ PRETINHO

É o menino de ZÉ PILINTRA que o zela como um filho na Aruanda, um guia de confiança que seu Zé Pilintra acolheu e colocou em seu caminho para somar na espiritualidade.

No princípio de suas manifestações na umbanda, este guia era muito confundido com seu Zé Pilintra, chamado de forma errônea por Zé Pelintra moço, isso ocorria muito porque este guia se trajava igual a seu Zé, uma forma de gratidão e admiração por parte dele por ter sido escolhido para trabalhar na espiritualidade.

Apesar de ser muito confundido com seu Zé Pilintra esta entidade tem a personalidade e individualidade totalmente diferente de seu Zé.
Zé Pretinho não traz a essência da Jurema, dos antigos cultos de Catimbó como trai seu Zé.

Em sua última encarnação Zé Pretinho era moço, viveu em épocas diferentes não teve a mesma juventude e nem o desfrute de viver mais tempo desencanou ainda rapaz com 20 e poucos anos.

Em sua chegada nos terreiros traz sempre seu gingado o que é sua característica, sempre com muita alegria brincando adoro uma boa prosa, malandro da noite conhecedor das quizilas entendedor dos mistérios e da magia.

Ele não é Exú e nem baiano mais gosta da Encruzilhada e da Alegria do Povo da Bahia, se é pretinho é conhecido pela sua ousadia foi assim que sua manifestação foi ficando conhecida em todos os cantos do Brasil.

Gosta de se vestir com ternos sempre muito elegante assim como seu Zé e tem muito orgulho de ser parecido com ele assim como um filho tem orgulho que se parecer com o pai..

De suas vestimentas são cores preto e branco e preto e vermelho sempre muito alinhado.

Trabalha para ver caminhos, para aqueles que tem problema em Vícios como álcool drogas e jogos.

Amante das mulheres, as defende por toda a lei. Gosta de cerveja e whisky, e assim como seu Zé gosta de comidas de boteco.

HISTÓRIA ZÉ PRETINHO

Na década de 20 se mudou-se para São Paulo para trabalhar com sua família na lavoura de café. Seu nome José Alfredo,aos 10 anos perdeu sua mãe e seu pai. Mandado embora do sítio onde morava foi viver na rua ali então começou a catar sucatas e a criar objetos os quais ele vendia.

Como passar do tempo suas criações ficaram famosas e ele foi cada vez mais ganhando dinheiro por sua vez já eram empresário muito próspero. Ele possuía uma grande inteligência e um tino para os negócios.

Um dia um amigo lhe convidou para ir até um cabaré da cidade,Zé Pretinho não queria ir de começo mas acabou aceitando o convite do amigo. Chegando lá vi uma linda jovem morena dos cabelos negros e longos e assim se apaixonou por ela a primeira vista.

A jovem era moça mais cobiçada daquele cabaré, seu nome era Maria hoje conhecida como Menina do Cabaré. A jovem por sua vez também se encantou pelo belo rapaz mas sua ambição falava mais alto.

José Alfredo queria tirar Maria do cabaré para isso os dois teriam que fugir,a moça aceitou pois além de gostar do rapaz viveria com muito luxo e sairia daquela vida que tanto desprezava.

Porém um dos clientes do cabaré que também era apaixonado por Maria soube de seu envolvimento com José Alfredo e ficou furioso pois se achava o dono dela.

Numa noite chuvosa o rapaz provocou uma briga comJosé em frente ao cabaré e ali mesmo na frente de sua amada acabou por flecer com três tiros no peito com apenas 24 anos.

José Alfredo morreu por amor por defender sua amada chegando no mundo espiritual foi acolhido e adotado por seu Zé Pilintra qual até hoje o tem como pai na espiritualidade.

Assim se tornou Zé Pretinho vindo trabalhar a favor de todos aqueles que necessitam.

HISTÓRIA CONTADO POR SEU ZÉ PRETINHO NO TERREIRO,LEMBRANDO SEMPRE QUE CADA ENTIDADE TEM SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.