quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Raijin - O Deus do Trovão na Mitologia Japonesa

 

Raijin - O Deus do Trovão na Mitologia Japonesa

Na mitologia japonesa, Raijin, o deus do trovão, é único em muitos aspectos. Enquanto a maioria dos deuses do trovão e da tempestade em outras religiões e mitologias, como o deus nórdico Thor ou o deus hindu Indra, são protagonistas heroicos, Raijin é uma divindade muito mais ambígua.

Indiscutivelmente, Raijin representa a natureza das tempestades de uma maneira melhor do que a maioria dos outros Deuses do Trovão - eles trazem vida e morte, esperança e desespero, assim como Raijin.

Além disso, Raijin é o deus do trovão de mais de uma religião - ele é adorado não apenas no xintoísmo, mas também no budismo e taoísmo japoneses.

16px; margin: 0px; outline: none; padding: 0px; text-align: center; vertical-align: baseline;">Raijin - O Deus do Trovão na Mitologia Japonesa

Quem é Raijin?

Raijin é muito mais do que apenas o Shinto kami (deus) do trovão. Ele também é uma divindade caprichosa que muitas vezes é indolente, fácil de irritar e é o deus residente trapaceiro do Xintoísmo. Raijin não hesita em golpear inocentes com seus raios e trovões quando está de bom humor, mas também oferecerá sua ajuda quando solicitado com educação.

O nome de Raijin traduz literalmente da escrita Kanji como Deus do Trovão, mas ele também tem outros nomes. Esses incluem:

  • Kaminari ou Kaminari-sama, que significa Senhor do Trovão
  • Raiden-sama ou Senhor do Trovão e Relâmpago
  • Narukami ou o Deus Ressoante
  • Yakusa-no-Ikazuchi-no-kami ou Deus das Tempestades e Desastres

Raijin geralmente é retratado com uma aparência retorcida e monstruosa, dentes de animais, corpo musculoso e cabelo astuto. Ele também costuma carregar dois grandes tambores que bate para produzir seu trovão e relâmpago característicos. Ele também é frequentemente referido como um oni - um demônio japonês em vez de um deus, devido à sua natureza travessa e ao seu nascimento bastante perturbador, que discutiremos a seguir.

Apesar de seu caráter ambivalente e propensão à destruição não provocada, Raijin ainda é adorado e se ora a ele. Na verdade, ele geralmente é representado com um halo budista tradicional ao redor de sua pessoa. O halo é feito de várias marcas das tradições religiosas budista, xintoísta e taoísta.

Um Nascimento Bizarro e um Desprezo Pelos Umbigos

Raijin é filho das divindades Mãe e Pai do Xintoísmo, o kami da Morte e da Criação - Izanagi e Izanami. Ele teve um nascimento muito extraordinário - tanto ele quanto seu irmão Fujin nasceram do cadáver apodrecido de Izanagi depois que ela morreu no submundo xintoísta de Yomi.

Este não é apenas um detalhe aleatório - o nascimento não natural de Raijin em Yomi explica sua aparência grotesca - ele é uma criação literal do Mundo Inferior e tem a aparência monstruosa para provar isso.

Em uma reviravolta estranha da história, provavelmente inventada para assustar crianças, Raijin também não tem umbigo - nenhuma das criaturas nascidas em Yomi tem. Isso significa seu nascimento não natural e levou ao mito de que as crianças devem cobrir o umbigo quando há uma tempestade. Do contrário, Raijin os verá, terá inveja de seus umbigos e os sequestrará e comerá - as crianças, não apenas seus umbigos.

20px; outline: none; padding: 0px; vertical-align: baseline;">Para Pegar um Deus do Trovão

Os deuses xintoístas não são tão onipotentes e onipotentes quanto os deuses de outras religiões - eles são um cruzamento fascinante entre deuses e espíritos. E Raijin não é exceção.

Isso leva a algumas “regras” curiosas dentro da mitologia japonesa. Uma regra interessante é que tanto Raijin quanto outros deuses kami respondem a certos homens mortais. Ou seja, eles têm que obedecer aos bodhisattva - homens sagrados budistas que estão no caminho da Iluminação e prestes a se tornar um Buda.

Raijin e Sugaru, o Apanhador de Deuses

Uma história famosa fala sobre o imperador japonês ficando com raiva de Raijin por toda a destruição e calamidade que o Deus do Trovão estava causando. Então, ao invés de orar para os kami, o imperador chamou um homem chamado Sugaru e apelidou de O Apanhador de Deus.

O imperador ordenou que Sugaru capturasse Raijin e o Apanhador de Deuses pôs mãos à obra. Primeiro, ele pediu a Raijin que viesse em paz e se submetesse ao imperador, mas Raijin respondeu rindo dele. Então, o próximo passo de Sugaru foi invocar Kannon, o famoso Buda da Compaixão que obrigou Raijin a se entregar e se submeter ao imperador.

Incapaz de resistir à palavra do homem sagrado, Raijin desistiu e se apresentou ao governante do Japão. O imperador não puniu o Deus do Trovão, mas ordenou que ele cessasse sua agressão e Raijin obedeceu.

Raijin e Fujin

Como filho das duas principais divindades do xintoísmo, Raijin tem vários irmãos notáveis, como Amaterasu, a deusa do sol, Susanoo, o deus caótico das tempestades do mar, e Tsukuyomi, o deus da lua. Raijin também é o pai de Raitaro, também um deus do trovão.

O companheiro mais frequente de Raijin, no entanto, é seu irmão Fujin - o deus do vento. Enquanto Raijin costuma ser acompanhado por seu filho Raitaro ou pela besta do trovão Raiju, Raijin e Fujin são um par que raramente se separa. Os dois compartilham uma aparência semelhante e personagens igualmente incontroláveis.

Raijin e Fugin são capazes tanto de destruição incalculável quanto de enorme bem. Raijin não é apenas uma das divindades favoritas dos fazendeiros por causa da chuva que ele fornece, mas Raijin e Fujin juntos realizaram feitos incríveis juntos. O exemplo mais famoso com o qual eles são creditados é impedir a invasão mongol do Japão em 1274 e 1281 explodindo os navios mongóis com poderosos tufões.

Simbolismo e Símbolos de Raijin

Raijin não carrega apenas o nome de "Deus do Trovão", ele simboliza tempestades melhor do que a maioria dos deuses do trovão de outras culturas.

Raijin é quase impossível de controlar, muito volátil e de temperamento explosivo, ele é arrogante, impulsivo e capaz de uma destruição incrível por capricho. No entanto, ele não é um deus "mau". Ele é amado pelos fazendeiros e outras pessoas comuns pela chuva que fornece.

Os símbolos mais famosos de Raijin são os tambores que ele bate. Esses tambores apresentam o símbolo tomoe neles. O tomoe, que significa circular ou girar, simboliza o movimento do mundo e também está conectado ao símbolo yin yang.

Importância do Raijin na Cultura Moderna

Como uma das principais divindades kami no xintoísmo e no budismo, Raijin é amplamente reverenciado. Incontáveis ​​estátuas e pinturas dele e de seu irmão Fujin existem até hoje, a mais famosa e amada delas está no templo budista Sanjūsangen-dō em Quioto. Lá, as estátuas de Raijin e Fujin guardam a entrada do templo e são vistas por milhares de seguidores religiosos e turistas.

Raijin também é frequentemente mencionado na cultura moderna, especialmente em mangás e animes japoneses. Os exemplos mais famosos incluem a série de anime / manga InuYasha, o filme de Miyazaki PomPoko, a famosa série de anime / manga Naruto, bem como videogames populares como Final Fantasy VIII e Mortal Kombat, onde o personagem Raiden é inspirado pelo deus Raijin.

Fatos Sobre Raijin

1- Raijin é o deus de que?

Raijin é o deus japonês do trovão.

17px; line-height: 1.3em; margin: 10px 0px 20px; outline: none; padding: 0px; vertical-align: baseline;">2- Quem são os pais de Raijin?

Os pais de Raijin são os deuses Izanami e Izanagi.

3- Como Raijin nasceu?

Raijin nasceu do cadáver em decomposição de sua mãe, ligando-o ao submundo.

4- Raijin é um Oni (demônio)?

Raijin é visto como um Oni, mas também é visto como uma força positiva.

5- Quem é Fujin?

Fujin, deus do vento, é irmão de Raijin com quem passa a maior parte do tempo.

Resumindo

Raijin continua sendo uma das mais importantes divindades japonesas e é popular na cultura pop de hoje. Seu poder, força e habilidades, bem como sua ambiguidade, faziam dele um deus temido e, ao mesmo tempo, reverenciado.