IANSÃ DE BALÉ CHAMADA TAMBÉM OYÁ IBALÉ
IANSÃ DE BALÉ CHAMADA TAMBÉM OYÁ IBALÉ
Segundo a lenda de itãs: Iansã aproxima-se de Obaluayê, bem no centro do “Xirê dos Orixás” que dançavam alegremente, e com seu belo vestido começa a rodar ao lado do Obaluayê, produzindo assim grande ventania que faz levantar a palha que cobria Obaluayê, revelando suas feridas por debaixo daquelas vestes.
Nesse momento mágico, as feridas de Obaluayê pularam para fora de seu corpo, transformadas encantadoramente numa chuva de pipocas que cobriu todo o palácio de Xangô de branco, revelando por detrás de todas aquelas feridas, o jovem e belo Obaluayê .
Em recompensa a sua grande e mágica ajuda, Obaluayê deu a Iansã o poder de domínio sobre seu reino, fazendo Iansã tornar-se “Iansã Balé”, a senhora que tem o domínio sobre os mortos e com seu eruxim afastas os eguns para o mundo dos espíritos, dominando-os.
EM SUMA:
Oiá Ibalé (em iorubá: Oyá Igbalé) ou Iansã do Balé ( Almas ) são títulos da Oiá Mensã Orum, Mãe dos nove céus.
É uma qualidade de Iansã que tem caminhos fortes com eguns, ela é a única que dança e conduz eles, seu ponto de força é o cruzeiro das almas,
OUTRAS CONCEPÇÕES:
Segundo a Teologia de Umbanda trata-se de Intermediária de Mãe Yansã Maior, ( entrecruzamento ) que é solicitada, porque atua preferencialmente sobre os espíritos que desvirtuam os princípios da Lei que dão sustentação à vida.
E como vida é Geração e Omolu atua no pólo negativo (Cósmico) da Linha da Geração, então Yansã Balé envia aos domínios de Tatá Omolu todos os espíritos que atentaram contra a vida de seus semelhantes ao desvirtuarem dos princípios da Lei e da Justiça Divina.
Logo seu campo "escuro" de atuação localiza-se nos domínios do Orixá Omulu, que rege sobre o lado de “baixo” do campo santo.
A palavra Ìgbàlè significa – pequena mata, lugar sagrado; tem a conotação de “A Floresta Sagrada dos Egúngun”
CARACTERÍSTICAS DOS FILHO DESSE ORIXÁ
Incapazes de odiar. Eles podem ter diversos defeitos, mais odiar e guardar mágoas por muito tempo não é com eles.Eles simplesmente esquecem o que aconteceu e não hesitam em tentar uma reaproximação com alguém que os tenha magoado.
"Siga a cartilha da sua casa, converse sempre com dirigente, respeite a doutrina do próximo!"
Créditos:
Mestre Rubens Saraceni
Fonte Lenda Itãs:
raizesespirituais.com.br