quarta-feira, 31 de agosto de 2022

9 de Espadas no Tarot: significado da carta no amor, trabalho e mais!

 

9 de Espadas no Tarot: significado da carta no amor, trabalho e mais!

O que significa a carta 9 de Espadas no Tarot?

Carta 9 de espadas no tarot fundo branco.

O 9 de Espadas parece uma carta assustadora na tiragem, mas ela obriga a reflexão sobre o que te faz mal: sejam segredos, culpas ou medos. Ela aponta a necessidade de libertar-se e de deixar o passado para trás.

É também a carta que alerta sobre questões sérias de saúde e, sem ela, talvez alguns problemas graves passem despercebidos, sendo considerados só cansaço ou medo, ao invés de terem o devido cuidado.

Leia o 9 de Espadas como um alerta para cuidados em todos os aspectos da sua vida, em especial, sobre questões mentais sobre o corpo físico, como será explicado durante o artigo.

Fundamentos da carta 9 de Espadas

Carta 9 de espadas no tarot fundo preto.

Neste primeiro momento, é a hora de entender os símbolos da carta 9 de Espadas, que construirão os significados descritos a seguir: a história da carta dentro do Tarot, iconografia, o naipe e o elemento correspondente, ar.

Espadas é uma carta que fala sobre aspectos mentais do consulente e da situação. Dentro do ciclo do naipe de Espadas, este é o nono degrau.

História

26px;">

Muito aconteceu até este momento, seus planos e criações têm se desenvolvido, várias questões mudaram na sua vida e não faltaram surpresas. Há um instante atrás, na carta 8, seus planos precisaram de uma repaginada. Agora, você quer ver todo esse trabalho sendo recompensado e, neste ponto, colhe-se o que foi plantado.

O 9 está bem próximo de fechar o ciclo do naipe, então ele traz muitas expectativas em si. Mais um passo e chega a carta 10, quando você irá se alegrar e se preparar em direção a um novo ciclo.

Iconografia

A arte do 9 de Espadas apresenta uma pessoa despertando de um pesadelo. Ela parece chorar ou estar sob muita dor emocional e mental. Ao fundo, nove espadas penduradas representando pensamentos dolorosos.

Note também a cama na qual a pessoa se deita. Há um entalhe de um duelo e um dos duelistas acaba de ser derrotado. A coberta é enfeitada com desenhos de rosas e símbolos astrológicos. A escolha das cores cria um contraste entre o preto do fundo, a cor das espadas e a pessoa na cama, dando uma atmosfera de angústia, comparada às cores alegres de outras cartas.

A pessoa representada no 9 de Espadas talvez seja a mesma da carta 8. Ela está livre, finalmente, mas assombrada pelo passado. O baralho Sweet Twilight adiciona às espadas, desenhadas de forma abstrata, uma lua. Reforçando o sentido de que essas verdades dolorosas que as espadas trazem podem ser uma ilusão.

O naipe de Espadas

O naipe de Espadas é sobre o mental, a vontade de possuir, os planos feitos, as ideias, tudo bem racional, baseado na ordem e na lógica que cada um se orienta.

Por esse motivo, Espadas não se apresenta como um naipe sobre construção de objetivos ou de relacionamentos sentimentais, mas sobre sucessos, falhas de comunicação e como cada um lida com seus medos e desejos.

É um naipe que não envolve sentimentos, mas ambição, coragem e conflito, seja ele interno ou com os outros. Inclusive, isso pode envolver decisões importantes que estão sendo postergadas e uma dor causada por esse impasse.

Elemento ar

Como o elemento ar, o naipe de Espadas fala sobre questões de comunicação, lógica, razão e intelecto. Sobre analisar o entorno e a própria identidade de forma saudável, ou não. Essa racionalidade excessiva leva a menos compaixão, perdão e muitos confrontos.

Significados da carta 9 de Espadas

Mulher sentada na cama com expressão de angústia e mão sobre a cabeça. 10px; max-width: 680px; vertical-align: middle;" />

O 9 de Espadas é um ponto do naipe que mostra que questões mal resolvidas voltam mais uma vez para assombrar os pensamentos. Destrincharemos todas as possibilidades dessa carta a seguir, abordando sobre angústia, preocupação, culpa, fragilidade, fracassos e pesadelos.

Angústia e preocupação

Pensamentos negativos têm levado a melhor e você tem passado muito tempo angustiado e preocupado. Ainda que seus temores tenham fundamento, a forma com que você vem lidando com essas situações é o que vai transformar seus medos em realidade, até por autossabotagem.

Até que sejam resolvidas essas questões e haja um ponto final, é possível que o problema volte, ainda que apenas na sua mente. Essa dor e angústia não terão fim sem diálogo ou até um pedido de ajuda. Sempre há chance de mudar, começar de novo e evitar que o pior aconteça. Não desista antes de tentar consertar a situação e acredite no melhor resultado.

Culpa e sofrimento

Situações mal resolvidas estão te assombrando e você tem escolhido continuar com a culpa e o sofrimento a o invés de lidar com os efeitos da verdade, mas vale a pena?

É possível que você esteja tão imerso na culpa e em pensamentos negativos que não consiga visualizar a possibilidade de perdão. É preciso focar no seu desenvolvimento e mudança de atitude, perdoar a si mesmo antes de tudo. Desta forma, é possível pedir perdão aos outros e lidar com as consequências.

Problemas para dormir e pesadelos

São os pensamentos negativos, a ansiedade e a culpa que impedem você de descansar. A tensão dificulta o relaxamento do corpo e não te deixa aproveitar o sono. Aqui, o aspecto mental está começando a afetar o físico.

O significado principal da carta, aquele diretamente extraído da iconografia, é este: há pensamentos que te machucam e te mantém acordado à noite.

Fracassos e decepções

24px; margin: 0px 0px 10px;">Às vezes, o que tira o sono e assombra são atitudes inesperadas dos outros. A descoberta de algum tipo de traição pode levar a uma sensação de fracasso. Várias dúvidas são levantadas e há o desejo de ter feito tudo diferente.

O 9 de Espadas aponta que, apesar de tudo que aconteceu, o pior já passou. Agora é necessário lidar com essa dor e impedi-la de te fazer mais mal.

Fragilidade

Você tem se sentido perdido, com medo e se isolando para tentar colocar a cabeça no lugar. A fragilidade aqui pode ser mental ou até mesmo física, visto que crises de ansiedade provocam reações no corpo. A insônia é um exemplo disso.

Há possibilidade de traumas não superados minando sua saúde mental. Neste caso, o 9 de Espadas indica a necessidade de acompanhamento profissional adequado.

9 de Espadas no amor

No amor, os pensamentos negativos também estão tomando conta. É provável que causem danos sérios, a menos que trabalhados com confiança e diálogo. Entenda melhor o que o 9 de Espadas diz para comprometidos e para solteiros a seguir.

Para comprometidos

Para comprometidos, existem duas possibilidades principais do 9 de Espadas aparecer em uma tiragem: culpa e falta de confiança. É possível que você tenha cometido um erro que talvez o parceiro não tenha descoberto, mas a culpa é grande por ter quebrado esse voto de honestidade e de confiança entre vocês. Ao mesmo tempo, você não acredita no perdão.

Neste caso, é preciso se perdoar, ser honesto e se engajar para melhorar. O perdão é possível, mas ele precisa ser conquistado. A outra situação indicada pelo 9 de Espadas é ciúmes. A insegurança, pensamentos negativos, falta de amor próprio está nublando seu julgamento e te colocando contra o seu parceiro.

Para ambos os casos, foque em restabelecer o laço de confiança, em abrir espaço para o diálogo que está obstruído pela culpa ou pelo ciúmes.

Para solteiros

26px;">

Aos solteiros, essa carta na tiragem indica algum interesse de companheiros sexuais ou amorosos por você. Ou então, um de vocês tem desejo de controle sobre o outro.

Outra leitura fala sobre os traumas de relacionamentos passados que te deixam inseguro, possessivo e cheio de dúvidas. Ou seja, neste caso, você pode ser a pessoa controladora que precisa de tempo para lidar com esses traumas, se estiver pensando em deixar a solteirice.

Neste momento, invista só em você, na sua saúde mental, nas pessoas que te amam e no seu próprio bem estar. Um relacionamento iniciado em um período de tanta insegurança tende a ser mais atribulado e pode acabar comprometendo ainda mais seu estado de espírito com a questão de possessividade, controle e insegurança.

9 de Espadas no trabalho

Homem preocupado com o trabalho sentado com um notebook e mão sobre a cabeça.

No trabalho, o 9 de Espadas pede um momento de reflexão, muita conversa e apoio. Esteja preparado para fazer escolhas complicadas e se colocar em primeiro lugar, tanto no caso de pessoas empregadas, quanto para quem está em busca de recolocação no mercado, como explicaremos a seguir.

Para empregados

Essa carta indica muito desgaste, ansiedade, noites mal dormidas e estresse. É perigoso continuar no mesmo ritmo. Se possível, evite a Síndrome de Burnout pegando mais leve e procure ajuda, tanto profissional quanto de amigos e/ou de sua família para lidar com esses problemas.

Caso os fatores do seu desgaste sejam impossíveis de você gerenciar por si mesmo ou se estresse é parte do seu trabalho, vale pensar em uma nova colocação que respeite sua saúde. Verifique a possibilidade de um novo emprego e busque por família e amigos para apoiá-lo nessa transição.

Para desempregados

Para quem está desempregado, saiba que você tem capacidade para se dedicar a uma atividade, só precisa da oportunidade. Mesmo que esteja complicado, reavalie suas opções com calma, busque ajuda, apoio de pessoas próximas e não desista.

Com esta carta na tiragem, há grandes chances de que você não seja chamado para aquela vaga desejada. O 9 de Espadas, aqui, pode representar um corte na comunicação. Nesta situação difícil de desemprego, é importante não deixar os pensamentos negativos levarem a melhor. Acreditar que é possível conquistar uma vaga e ser bem sucedido é a melhor opção.

Combinações com a carta 9 de Espadas

As combinações do 9 de Espadas, junto ao lugar da carta na tiragem, podem indicar as situações em que são necessários diálogo e ajuda. Prestar atenção ao naipe e ao significado dos arcanos maiores dará um bom direcionamento. Confira mais a seguir.

Combinações positivas

O 9 de Espadas, em geral, potencializa questões negativas da outra carta da combinação e leituras com conselhos de cuidado são as mais comuns, mas ainda existem combinações positivas. Uma delas é feita entre 9 de Espadas e A Estrela, porque aponta para um processo de cura para o fim de um período de pesadelos.

Combinações negativas

A combinação entre Lua e 9 de Espadas potencializa a questão de isolamento, solidão e de estar em meio a ilusões. E muitos pesadelos. As emoções aqui estão confusas e enevoadas, além de tudo.

O Diabo junto do 9 de Espadas também potencializa a carta negativamente. A combinação aponta um caminho de autodestruição e autossabotagem, pois, como se não bastasse os medos que o 9 de Espadas traz, a forma de lidar com essas questões envolve buscar fugas e entorpecimentos, sem resolver o problema.

Caso seja Enamorados junto ao 9 de Espadas, a questão que te assombra é uma escolha muito dolorosa, que provavelmente pode ser definida entre seguir o coração ou seu lado racional. Há um grande conflito em ir em busca do que se deseja.

Se a tiragem apresenta o 9 de copas junto ao 9 de Espadas, é possível que o assunto seja dependência química e abstinência. Seria interessante, neste caso, buscar ajuda especializada para o tratamento.

Um pouco mais sobre a carta 9 de Espadas

Mulher de perfil acendendo um cigarro com um isqueiro. 10px; max-width: 680px; vertical-align: middle;" />

Apesar de ser entendida como uma carta negativa, o 9 de Espadas fala muito de superação. Foque na mensagem de esperança que o 9 de Espadas traz e se esforce para o seu restabelecimento, principalmente no que se refere à sua saúde. Aprenda mais a seguir sobre essa carta, os desafios que ela te alerta e dicas para lidar com eles.

Na saúde

O 9 de Espadas indica a necessidade de cuidados com a saúde mental, principalmente. Assim, tente procurar um psicólogo ou psiquiatra que possa te ajudar a ter noites de sono mais tranquilas, que ajudem a organizar uma rotina saudável, na medida do possível, durante esse momento delicado.

É possível, também, que esta carta aponte para questões com vício, sobretudo, se combinada com 3 ou 9 de Copas. Havendo chance de dependência química, busque ajuda.

Carta invertida

26px;">

Essa carta, mesmo invertida, mantém muito dos significados originais. Ainda aponta para um estado de dor e sofrimento, com grande chances de doenças mentais, segredos e pensamentos negativos. Outro significado mantido da carta normal é o de que os problemas a serem enfrentados são muito menores que a projeção deles em nossa mente.

Há chance, ainda, dessa carta invertida significar que houve um momento muito doloroso e difícil no passado, mas ele foi superado. Isso sinaliza a consciência de que o problema causou muito mais dor do que deveria, contudo, ele acabou.

Desafios

O maior desafio que o 9 de Espadas traz é sobre comunicação. Há muita dificuldade de falar e receio de pedir ajuda.

No momento em que se está, abrir este caminho para comunicação é muito importante para encontrar soluções. Desfaça seu distanciamento com outras pessoas e, caso haja doenças mentais ou dependência química, busque ajuda.

Dicas

A principal orientação que o 9 de Espadas traz é: peça ajuda e esteja aberto ao diálogo. Muitas das questões que parecem terríveis hoje podem ser resolvidas com diálogo. Exorcizando, assim, todos os fantasmas do armário de uma vez por todas.

É possível sair do estado atual. Lembre-se de que seus medos são maiores que os problemas a se enfrentar.

A carta 9 de Espadas pode sinalizar um bom momento de praticar a aceitação?

Mulher olhando para o horizonte.

Uma coisa é certa, exceto pela morte: Sempre é possível mudar o próprio destino. Muitas coisas que aconteceram te fizeram mal, te fizeram perder o sono e deixaram um gosto amargo na boca. Independente se foram ações suas ou dos outros, a única possibilidade é seguir em frente e lidar com esses problemas da melhor forma que você puder no momento.

O que te assombra pode ser resolvido com perdão e com diálogo e, ainda que pareça impossível, essas impressões podem não ser reais. Além do mais, a solução, a paz de espírito, só virá quando a chance do perdão e do diálogo for oferecida. Aceite que não é possível mudar o passado, mas não desista do que você ama, nem do seu bem-estar.

Autor deste artigo

Maranna Martins

Maranna começou a estudar tarot porque achava as cartas bonitas. Hoje, tem no deck Sweet Twilight e Fey companheiros inseparáveis.
Também curte mitologia e histórias fantásticas. Tanto que, quando não está escrevendo para o Sonho Astral, ela cria seus próprios mundos de fantasia na ficção com o nome Morana Violeta