quarta-feira, 31 de agosto de 2022

A Cruz de Cabeça Para Baixo / Cruz Invertida / Cruz de São Pedro, Seu Significado e Origens

 

A Cruz de Cabeça Para Baixo / Cruz Invertida / Cruz de São Pedro, Seu Significado e Origens

Alguns símbolos se transformam em algo mais com o tempo, enquanto alguns ganham novos significados e são atribuídos a muitas coisas diferentes. Aqui está um deles, o símbolo conhecido como a cruz invertida, seu significado, origens e o simbolismo por trás explicado.

Ao longo da história, a cruz invertida foi chamada de muitos nomes diferentes, incluindo "a cruz invertida", "a cruz da cruz de São Pedro" e "a cruz petrina".

A cruz de São Pedro é literalmente uma versão invertida da cruz regular conhecida, a cruz cristã virada de cabeça para baixo. Tem suas raízes na história como um símbolo latino, mas na história mais recente tem sido incorretamente associada ao satanismo e aos ideais anticristãos. Por uma questão de precisão histórica, vale a pena notar que o símbolo sempre foi neutro no que diz respeito à crença religiosa.

Origens Religiosas da Cruz de Cabeça Para Baixo

A Cruz de Cabeça Para Baixo / Cruz Invertida / Cruz de São Pedro, Seu Significado e Origens
As origens deste símbolo remontam à Bíblia e aos seus ensinamentos, que remontam a aproximadamente 200 dC. Dentro desses textos religiosos, existia um homem conhecido como São Pedro, que era um missionário do Império Romano, e que foi um dos fundadores da Igreja de Roma.

Depois que a igreja foi fundada, um imperador chamado Nero viu a Igreja de Roma como uma ameaça ao seu governo e assumiu a responsabilidade de expulsar os responsáveis ​​de sua posição. Esta decisão provocou a morte de São Pedro.

Acredita-se amplamente que Jesus foi crucificado em uma cruz e algumas pessoas acreditam que São Pedro também foi morto da mesma maneira. No entanto, na Bíblia está escrito que São Pedro não se considerava digno de morrer da mesma maneira que Jesus. Assim, a seu próprio pedido e como um sinal de sua própria humildade, ele foi crucificado em uma cruz invertida, dando a este símbolo o nome de "Cruz de São Pedro".

Devido a essa crença, muitas seitas cristãs agora usam a cruz invertida como um sinal de humildade, apesar das conotações negativas existentes, muitas vezes ligadas a ela.

A cruz invertida também é comumente vinculada ao papa, cuja liderança e autoridade costumam ser consideradas pelos católicos como sendo rastreáveis ​​até o próprio São Pedro. Além disso, os pagãos também colocam algum significado na cruz, uma vez que se assemelha a Mjolnir, o martelo de Thor, na lenda nórdica.

Conotações Negativas da Cruz de Cabeça para Baixo

Como mencionado anteriormente, há conotações negativas associadas a cruz invertida, embora não por quaisquer razões que sejam apoiadas com evidência ou justificativa de qualquer tipo.

Alguns grupos anticristãos usam a cruz invertida como um sinal do satanismo, como o símbolo aponta para baixo (e o inferno é comumente visto como estando abaixo da Terra); esses grupos costumam usar o símbolo para zombar da fé cristã. O primeiro uso registrado da cruz de São Pedro para algo anticristão foi visto no século XIX, durante um período do ocultismo francês.

16px;">No entanto, não há antecedentes históricos por trás sugerindo o símbolo representado pelo mal; é uma conjectura da nossa sociedade moderna, que se tornou mais popular na segunda metade do século XX.

Em parte, tem sido alimentado por setores de cinema e TV que frequentemente usam o símbolo, às vezes em combinação com outros símbolos, como pentagramas, como parte de uma peça de cenário.

É também um símbolo muito usado em certos gêneros musicais, incluindo heavy metal e punk rock, onde seu uso é visto como um anti-estabelecimento e desafiando as normas culturais.

Outros Usos da Cruz Invertida

A cruz de São Pedro pode ser vista em todo o mundo em várias peças de arte e arquitetura. Nos locais em que é usado, o símbolo é muitas vezes visto como aparecendo com duas chaves colocadas em uma formação de cruz diagonal na parte superior.

O significado religioso por trás dessa variação do símbolo é para sugerir que São Pedro possui as chaves para o céu; como resultado, esta versão é frequentemente apresentada nos lugares de descanso final de pessoas proeminentes da fé.

Algumas outras variações incluem outros elementos de design, como anjos ou figuras importantes com o peso da cruz.