quarta-feira, 31 de agosto de 2022

O Olho Que Tudo vê, o Olho da Providência: Significado, Origens e Simbolismo

 

O Olho Que Tudo vê, o Olho da Providência: Significado, Origens e Simbolismo

O olho que tudo vê, mais comumente conhecido como o Olho da Providência, é um dos símbolos mais populares e proeminentes do mundo, que existe há muitos séculos. Neste artigo, estaremos examinando o olho que tudo vê, os significados atribuídos a ele e o simbolismo.

olho que tudo vê 16px;"> tem sido usado para fins seculares e religiosos ao longo dos anos. O símbolo é representado como um único olho realista dentro de um triângulo ou no topo de uma pirâmide, cercado por nuvens, bem como uma explosão de luz solar.

Olho da Providência pode ser visto em todo o mundo, como nos selos de muitas cidades ou nos vitrais de várias igrejas, bem como na Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão.

O Olho da Providência e o Significado

O Olho Que Tudo vê, o Olho da Providência: Significado, Origens e Simbolismo
Olho da Providência, como mencionado antes, também é conhecido como o olho que tudo vê, referindo-se ao olho de Deus sendo capaz de ver tudo. Parece estar em relação direta com a onipresença, onipotência e onisciência de Deus.

A implicação geral aqui é que Deus olha favoravelmente para todas as pessoas ou grupos que usam este símbolo como uma forma de representação. Supõe-se simbolizar quão poderoso e onisciente Deus é e que ele está sempre observando e favorecendo aqueles que carregam este símbolo.

Olho da Providência também usa vários outros símbolos que são vistos como significativos, especialmente na religião cristã. Por exemplo, o triângulo dentro do qual o Olho da Providência se encontra representa a trindade cristã. Para aqueles de vocês que não estão familiarizados, a trindade cristã é a crença de que existem três partes totalmente distintas, mas completamente idênticas a Deus. De acordo com a crença, a trindade consiste no Pai, Filho e Espírito Santo, todos os quais são os mesmos, mas também diferentes.

Quanto aos outros elementos usados ​​junto com o elemento do olho, as nuvens e as rajadas de luz vindas do Olho da Providência e do triângulo que ele contém são usadas para ilustrar a divindade, a santidade e o próprio Deus. Como você pode ver, o Olho da Providência tem suas raízes nas crenças cristãs.

Além disso, em relação a essas explosões de luz, o símbolo também representa uma forma de iluminação ou revelação espiritual. Na verdade, existem numerosas cruzes, imagens, pinturas e outros símbolos que também usam essas explosões de luz em suas imagens. Há muitos exemplos em que esta explosão de luz ou as nuvens podem ser vistas. Por exemplo, em latim, a palavra Deus costumava ser escrita cercada por uma explosão de luz.

Porque o Nome, o Olho da "Providência"?

Você pode estar se perguntando o que a palavra “providência” em si significa. Literalmente traduzido, significa "orientação divina".

16px;">Em outras palavras, muitos acreditam que o Olho da Providência é uma forma de orientação espiritual e piedosa que os bons cristãos devem seguir para serem piedosos.

No entanto, a partir do século XVIII, houve muitos que não acreditavam mais no Deus cristão. Portanto, após esse tempo, o significado da providência mudou da orientação divina do Deus cristão para a orientação de qualquer poder divino ou superior que exista.

O Olho da Providência e os Estados Unidos

Talvez uma das representações mais famosas e icônicas do Olho que Tudo Vê é na América. O Grande Selo dos Estados Unidos, que é um dos símbolos mais importantes para os EUA, apresenta o Olho da Providência. A imagem foi projetada em 1792 e tem sido usada desde então, especificamente no verso de notas de um dólar.

Se você perguntar às pessoas que projetaram este selo, a pirâmide deve representar força, integridade e resistência. O selo apresenta o lema “Annuit Coeptis Novus ordo seclorum”. A tradução para isso é “Ele tem favorecido nossos empreendimentos, uma nova ordem dos séculos”. Isso significou oficialmente o início dos Estados Unidos da América.

Declaração Francesa Dos Direitos do Homem e do Cidadão

Em 1789, no auge da Revolução Francesa, a recém-formada Assembleia Nacional apresentou a nova Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

A Declaração também apresenta o Olho da Providência, como muitas pessoas eram cristãs na época. O simbolismo aqui sugere que Deus está observando a revolução e também implica que há orientação divina de Deus para superar a revolução e construir uma França melhor.

20px; outline: none; padding: 0px; vertical-align: baseline;">O Olho da Providência e a Maçonaria

Depois de 1797, a ordem muito misteriosa dos maçons começou a usar o Olho da Providência como um símbolo público de sua força, influência e poder. Agora, existem muitas teorias de conspiração em torno do Olho da Providência, especialmente em relação aos maçons e sua influência na construção dos Estados Unidos e do governo dos EUA.

Muitas pessoas teorizam que o governo dos EUA recebeu o selo e o Olho da Providência dos maçons e, portanto, as pessoas acreditam que os maçons organizaram o programa. No entanto, ficou provado que o selo americano apresentava o Olho da Providência uns bons 10 anos antes que os maçons o adotassem publicamente.

O Olho da Providência e o Olho de Hórus

Houve muitas comparações entre o Olho da Providência 16px;"> e o Olho de Hórus. Uma coisa é certa, esse é o olho que tem sido usado em iconografia e simbolismo há milhares de anos. Parece que o Olho da Providência pode ter tomado algumas notas e aspectos-chave do Olho de Hórus. Ambos representam um poder superior e divino que vigia os crentes e não-crentes. Os símbolos, além de serem olhos, não parecem tão parecidos, mas ainda parecem ter alguma relação.

Espero que tenham gostado deste artigo sobre o olho que tudo vê, também conhecido como o Olho da Providência, um símbolo com uma longa e rica história em muitas partes do mundo. Compartilhe o conteúdo, se você gostou, obrigado!