quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Um Olhar Mais Atento Sobre a Geometria Sagrada

 

Um Olhar Mais Atento Sobre a Geometria Sagrada

A geometria sagrada ou espiritual descreve os significados simbólicos e sagrados de certas proporções e formas geométricas. Está ligado à crença de que um deus é o geômetra do mundo.

Isso explica por que a geometria usada para construir e projetar estruturas religiosas como igrejas, mesquitas, templos, altares religiosos, tabernáculos e monumentos às vezes é considerada sagrada.

Portanto, acredita-se que uma divindade criou o universo com base em um plano geométrico, e essa crença tem origens antigas; daí algumas citações famosas como "Aritmética de Deus", do matemático Carl Friedrich Gauss. Descubra mais sobre geometria sagrada ou espiritual abaixo.

16px; margin: 0px; outline: none; padding: 0px; text-align: center; vertical-align: baseline;">Um Olhar Mais Atento Sobre a Geometria Sagrada

O Que é Geometria Espiritual ou Sagrada?

É uma crença que descreve várias formas e símbolos baseados em significados sagrados ou espirituais. Este conceito acredita que um deus criou o universo com base em um plano sagrado.

É por isso que a geometria usada para projetar e construir estruturas religiosas como igrejas, templos, mesquitas, altares religiosos, monumentos e tabernáculos é considerada sagrada.

Este conceito também acredita que a geometria que torna lugares sagrados como temenos, bosques sagrados, e a invenção da arte religiosa é sagrada.

Formas Naturais

Stephen Skinner acredita que o estudo das raízes da geometria sagrada remonta ao estudo da natureza e seus princípios matemáticos. Várias formas da natureza podem estar relacionadas à geometria.

Por exemplo, os Nautilóides cresce a uma taxa constante e suas conchas formam uma espiral logarítmica que acomoda o crescimento sem mudar de forma.

Para o caso das abelhas, elas constroem células hexagonais que contêm seu mel. Essas correspondências e muitas outras são interpretadas em termos de geometria sagrada e consideradas para provar o significado natural das formas geométricas.

Arte e Cultura

Figuras e proporções geométricas eram frequentemente empregadas em projetos de arquitetura ancestrais indianos, egípcios e romanos. Depois, as catedrais europeias medievais também assimilaram a geometria simbólica.

Comunidades espirituais do Himalaia e da Índia construíram templos e fortificações em planos de design de Iantra (yantra) e mandala.

Alguns princípios da geometria sagrada da arquitetura antiga e do corpo humano foram reunidos e colocados no desenho do Homem Vitruviano feito por Leonardo da Vinci.

O último desenho foi centrado nos escritos muito mais antigos de Vitrúvio, um arquiteto romano.

No Islamismo

Os desenhos geométricos na arte islâmica são baseados em combinações de círculos e quadrados repetidos que podem ser sobrepostos e entrelaçados, assim como os arabescos com os quais costumam ser combinados.

Essa combinação forma padrões complexos e intrincados, como uma ampla variedade de tesselações. Esses padrões constituem toda a decoração, uma moldura para enfeites florais ou caligráficos, ou às vezes recuam para o fundo em torno de outros motivos.

Os padrões geométricos islâmicos ocorrem em várias formas de arte e arquitetura, incluindo Girih persa, tapetes kilim, azulejos Zellige marroquino / argelino, cerâmica, vitral, abóbadas decorativas muqarnas, telas de pedra perfuradas na prisão, madeira e metal.

Desenhos geométricos islâmicos são usados ​​na mesquita, no Alcorão e até nas caligrafias.

No Cristianismo

A construção das antigas catedrais europeias foi baseada em geometrias destinadas a fazer o espectador perceber o mundo por meio da matemática. Com essa compreensão, o espectador adquire uma melhor compreensão do divino.

Na maioria das vezes, essas igrejas apresentavam uma planta em cruz latina. Durante o início do Renascimento na Europa, as visões mudaram em favor de geometrias regulares e simples.

Com o tempo, o círculo tornou-se particularmente uma forma central e simbólica para o piso dos edifícios, uma vez que representava a perfeição da natureza e a relevância do lugar do homem no universo.

O uso do círculo e outras formas geométricas simétricas e simples foi solidificado como um grampo da arquitetura sagrada renascentista no tratado arquitetônico de Leon Battista Alberti que descreveu a igreja ideal em termos de geometria espiritual.

Formas Sagradas Comuns

Triângulo

Acredita-se que os sólidos platônicos sejam os blocos de construção da geometria sagrada que constituem o universo ensinado há 2.500 anos no mistério grego. Eles são hexaedro, tetraedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro.

No entanto, o triângulo está por trás de todos esses sólidos platônicos. Simboliza harmonia, equilíbrio e conclusão. Dada a forma ascendente, um triângulo nos eleva a uma consciência superior.

20px; line-height: 1.3em; margin: 10px 0px 20px; outline: none; padding: 0px; vertical-align: baseline;">Círculo

Um círculo significa unidade, totalidade, círculo / ciclos de vida sem fim, unidade, perfeição, constante eterna, ciclos de mudança, inclusão e limites.

Acredita-se que o primeiro pensamento de Deus é representado por um círculo que existe por si mesmo e, posteriormente, criou uma réplica de si mesmo.

Quadrado

Um quadrado significa solidez, fundamentos, aterramento, prático, confiabilidade, terreno, estabilidade e segurança. Um quadrado forma a base de uma pirâmide, o que leva à estabilidade ou equilíbrio.

Espiral

Esta é a razão média de Golden e Fibonacci (todas as formas remontam a esta fórmula matemática). ‘Tal como acima, é abaixo’, que liga o céu e a terra.

A espiral para se juntar ao eu físico ao eu superior e a outros níveis do nosso ser (interdimensional) e ao núcleo da terra.

Diz-se que as galáxias estão em espirais de energia. A espiral está ligada ao fluxo de energia através dos chakras à medida que elas se movem em círculo.

Pensamentos Finais

Os símbolos sagrados foram usados ​​em muitos lugares religiosos e na construção de estruturas religiosas que foram consideradas sagradas. Eles têm sido usados ​​na construção de igrejas, templos, mesquitas, monumentos e altares.

Existem quatro formas sagradas comuns: a espiral, o triângulo, o círculo e a cruz quadrada (2 linhas), todas com significados diferentes.