quarta-feira, 31 de agosto de 2022

JOÃO DO COCO

 JOÃO DO COCO


Nenhuma descrição de foto disponível.
JOÃO DO COCO

Os espíritos que se manifestam nessa linha, são regidos pelo orixá Xangô e atuam dentro da linha de Oxalá.

Essa entidade se manifesta de diversas maneiras, mas a sua atuação é na justiça ligada à fé, ou seja, se algo ou alguém atentou contra a sua fé, causando uma injustiça com você, essa falange de Baianos pode ajudar.

Costumam receber suas oferendas em pedreiras e campos abertos, e suas velas podem variar além da cor amarela que é da linha dos Baianos, podendo ser marrom ou brancas, ligadas a Xangô e Oxalá.

BAIANO JOÃO DO COCO ajuda também pessoas viciadas em Sofrimento! Isto mesmo pois o sofrimento também é um vício.

Numa visita ao Terreiro de Umbanda de um amigo nosso muito querido tivemos a oportunidade e o prazer de poder conhecer e conversar com o espírito do baiano Senhor João do Coco.

Uma entidade tranquila, ponderada, fala com moderação, sem atropelar as palavras, conversa ensinando, com seu sotaque baiano, vai tomando sua cachaça e fumando seu cigarro, tranquilo como uma manhã de domingo.

O que mais nos chamou a atenção na conversa com essa entidade foi o assunto que ele tocou com uma pessoa que nos acompanhava naquela manhã.

Falou sobre o sofrimento e especialmente sobre as pessoas que sofrem, principalmente aquelas que sofrem por motivos emocionais e que parecem gostar de sofrer.

Se dirigindo à pessoa que nos acompanhava e detentora de terríveis dores emocionais, ele foi direto ao assunto:

- Moça - disse ele - quem sofre como Tu acaba se acostumando com o sofrimento e os maus tratos.
Tu viciaste ser maltratada pelo seu homem e quando não está sendo maltratada sente falta dos momentos de dor e sofrimento.

- Quando tudo está bem, tu se pergunta:

"PORQUE NÃO ESTOU SOFRENDO? CADÊ A PESSOA QUE ME FAZ SOFRER, EU PRECISO DELA, EU ANSEIO POR ELA, CADÊ ELA?”.

E sem pensar em mais nada sai à procura da pessoa que te faz mal, que não respeita Tu, que ri de Tu e tuas fraquezas e fica com ela até que comece a ser maltratada de novo e essa coisa se repete e se repete e continua além.

- Por isso moça, eu, João do coco te diz:

QUEM SE DEIXOU MALTRATAR, SENTE FALTA QUANDO NÃO É MALTRATADA.

Aquela revelação nos surpreendera enormemente, pois nunca tínhamos parado pra pensar deste ângulo de visão.

As pessoas de quem ele falava, nós conhecíamos muito bem e era de surpreender os casos de traição, de humilhação, de pouco caso que a pessoa havia passado durante quase dez anos de convivência com o tal "marido".

E durante todo esse tempo, por mais que mãe, pai, amiga e amigos falassem, essa pessoa continuava chega, surda e muda, sofrendo calada todos os tipos de humilhações, chegando a comprometer e muito, sua saúde física e espiritual.

Com toda calma do mundo e ponderadamente o baiano continuou;

- Tu mesma, quando está tudo bem, quando está alegre, quando está com tua família, com suas amigas, pra tu não está bem, daí Tu se pergunta:

PORQUE NÃO ESTOU SOFRENDO? PORQUE NÃO ESTOU SENDO HUMILHADA, MALTRATADA, IGNORADA?

- E Tu sais correndo atrás da pessoa porque Tu tens no juízo que não pode ficar sem sofrer.
E para nossa surpresa, se voltando para nossa pessoa disse: "

AQUELE ALI NÃO QUER VER O SUJEITO (marido da pessoa citada) NEM PINTADO DE OURO"

Novamente o baiano João do Coco nos surpreendeu porque eu disse uma vez e só para minha esposa que não queria aquele sujeito perto de mim e que não responderia pelos meus atos caso ele maltratasse alguém na minha presença.

Mas, o baiano João do Coco já sabia, sabia uma coisa que eu comentara no meu lar, entre quatro paredes, só eu e minha companheira.

Pra finalizar ele perguntou pra pessoa se ela queria parar de sofrer.

Ela disse que sim, claro que não sentimos firmeza na resposta dela mas isso já não nos importava mais, afinal se a pessoa gosta de sofrer, azar o dela.

Ele disse que daquele momento em diante tomaria conta de tudo e resolveria essa dependência dela de querer ser maltratada e ainda sentir pena do algoz.

- Eu vou lhe ajudar - disse ele - mas Tu vai ter que querer ser ajudada!

Pra finalizar, devemos acrescentar que não temos nenhum contato mais íntimo com o médium que incorpora o Senhor João do Coco, e é melhor que assim seja, senão alguém poderia pensar que médium e entidade já sabiam de tudo com antecipação.

Lembrando sempre que entidade nenhuma resolve problema de ninguém, se a pessoa não tomar atitude e quiser ser feliz e quiser mudar. É normal ver pessoas correndo atrás de Terreiros querendo soluções mágicas para situações que elas mesmas criaram durante suas vidas.

Essa estória nos chamou a atenção porque normalmente a pessoa que sofre abuso físico, moral e até espiritual, quer de qualquer forma e a qualquer custo se livrar do sofrimento e consequentemente do seu algoz.

Nunca pensamos que alguém pudesse ser dependente de sofrimento e pior ainda querer sofrer.

Como diz uma canção popular:

"DEUS ME PERDOE POR QUERER E DEUS ME LIVRE E GUARDE DE VOCÊ"

AXÉ SEU JOÃO DO COCO