quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Orixá Iroko: história, características, filhos, oferendas e mais!

 

Orixá Iroko: história, características, filhos, oferendas e mais!

Iroko é um dos Orixás mais antigos e exerce um poder muito grande, principalmente em relação à natureza e à origem dos demais Orixás que o sucederam. A sua história dá base para entender claramente os motivos pelos quais ele é conhecido por comandar o tempo.

Em religiões como o Candomblé, Iroko é cultuado pelos seus feitos e pela sua forma de agir. Mas, em geral, a maior representação que se tem desse Orixá se dá pela força e poder que ele exerce em relação à dimensão do tempo da forma como notamos.

No Candomblé Iroko, no Brasil, Iroko é cultuado pela nação Ketu e como Loko é cultuado pela nação Jeje. Como exerce um poder direto na natureza e no tempo, esse Orixá tem relação com todas as criações da terra.

Conhecendo mais sobre Iroko

Guerreiro africano.

Sendo um dos Orixás maios antigos, Iroko tem por responsabilidade comandar o tempo e a ancestralidade. Conhecer a sua história reforça as características a respeito desse poderoso Orixá e traz entendimento dos motivos pelos qual ele é considerado o mais poderoso.

Esse Orixá normalmente não é visto durante os eventos de centros, como as giras. Mas, mesmo que não apareça em nenhum tipo de manifestação terrena permanece sendo um dos mais respeitados e considerados como um verdadeiro líder.

Seu poder se espalhou por diversas culturas diferentes, como na Babilônia e na Mesopotâmia, onde ele é também conhecido pelos seus poderes e força. Iroko representa, de um modo geral, a proteção com a natureza, animais e ancestralidade.

Origem e história

Por ser considerado como um dos Orixás mais antigos, Iroko conta com uma história que demonstra a sua relação com a natureza e o tempo. De acordo com sua história, ele foi a primeira árvore a ser plantada na Terra, dando origem a todos os outros Orixás.

A história de Iroko revela que no início da humanidade, os Orixás precisaram se reunir para tomar uma decisão sobre descer ao planeta e povoá-lo. Dessa conversa, decidiram por plantar uma entidade na Terra, que foi Iroko, que assim todos poderiam descer a partir dessa entidade para iniciar as suas tarefas.

Características visuais

Quanto às suas características visuais e o que representa Iroko nas demais religiões e culturas, o Orixá é conhecido por três cores principais, que são o branco, o cinza e o verde.

Desta forma, essas são as cores que simbolizarão esse Orixá, algo muito importante para que ele seja representado claramente dentro das religiões nas quais é cultuado. Em suas imagens, o Orixá sempre é visto acompanhado de elementos da natureza, como folhas, e ligado diretamente a uma árvore, local da sua origem na Terra.

Árvores e Iroko

Pela sua história de ter descido à Terra sendo criado à partir de uma árvore, Iroko tem uma ligação muito forte com a natureza e uma árvore específica serve para representar esse poderoso Orixá.

No Brasil, Iroko foi sincretizado e passou a ser cultuado usando da árvore Gameleira Branca (Ficus doliaria) como a sua principal representação física. É uma árvore nativa do Brasil e pode ser encontrada em diversas regiões por ser bastante comum em florestas tropicais. Assim, ela passou a ser considerada como uma árvore sagrada.

O tempo e Iroko

24px; margin: 0px 0px 10px;">A relação de Iroko com o tempo se dá pelo fato de que em momentos nos quais todos os Orixás se reúnem para decidir os destinos da humanidade e os acontecimentos, ele se mostra presente observando e ouvindo.

Por mais que seja conhecido por não emitir a sua opinião, é de conhecimento que Iroko é responsável por tomar essas importantes decisões. Sendo assim, a sua ligação com o tempo vem do fato de que esse Orixá será responsável por determinar os acontecimentos, bem como os momentos que eles acontecerão.

Qualidades de Iroko

Iroko é o Orixá protetor da natureza e sai em sua defesa com toda força. A história de Iroko reforça a sua bondade e qualidades em relação à sua dedicação com a humanidade por ter criado raízes fortes o suficiente para salvar a Terra.

Por isso, é comum que ser perceba que os filhos de Iroko contam com as mesmas qualidades do Orixá e com uma paixão pela humanidade e pela natureza ao ponto de que se dedicam inteiramente aos seus projetos, que geralmente possuem ligações muito fortes com ajudar as pessoas que necessitam.

Crenças e Iroko

Um atabaque na frente de várias pessoas.

O poder de Iroko ao longo dos tempos se tornou tão grande que esse Orixá passou a ser cultuado e exaltado por diversos povos diferentes. Dessa forma, religiões que contam com vertentes diferentes o veem de formas específicas apesar do seu significado geral.

As criações e esforços de Iroko podem ser vistas através de religiões como Candomblé, Umbanda e até mesmo na Igreja Católica devido ao sincretismo, sendo visto pela imagem de um santo presente nas crenças dos católicos.

O seu poder é tão forte que culturas diferenciadas o veem de formas específicas e atribuem ao Orixá simbolismos infinitos, mas sempre voltados para a natureza e o tempo, que são os pontos centrais de Iroko.

Iroko no Candomblé

No Candomblé, Iroko também pode ser conhecido como Iroco ou Roko, no Ketu. Pela nação Jeje ele pode ser conhecido também como Loko. A forma de ver o Orixá pode ser um pouco distinta, mas na nação Angola ou Congo ele corresponde ao Inquice Tempo.

Isso mostra que o ponto central a respeito da história de Iroko é mantido mesmo em diferentes religiões. A maior importância atribuída a esse Orixá é a sua ligação com o tempo e o poder que ele exerce aos acontecimentos e decisões relacionadas à humanidade.

Iroko na Umbanda

Na Umbanda, é incomum que ocorra o culto a Iroko. Mas, não é necessariamente algo que nunca acontece. Algumas casas de Umbanda realizam cultos dedicados a esse Orixá. Portanto, ele também está presente nessa religião.

Como Iroko tem as suas raízes mais fortes no Candomblé, é pouco comum que haja esse tipo de prática na Umbanda. Devido a isso, não se tem nada específico dedicado a ele e nem mesmo termos diferentes para se referir a Iroko, se utilizando apenas dos fundamentos do Candomblé para tal.

Iroko na Igreja Católica

Na Igreja Católica, Iroko é visto através do sincretismo com São Francisco, que é o santo protetor dos animais. Devido ao fato de ambos serem comemorados no dia 4 de outubro, existe essa união entre as visões da Igreja Católica e da Umbanda.

Como os dois são ligados pelo sincretismo católico, a figura de Iroko nessa religião é vista através de São Francisco porque ambos possuem em comum algumas atribuições específicas, com as vocações e a dedicações para proteger a natureza e tudo o que se encontra nela, como os animais.

Iroko em diferentes culturas

Em outras culturas, como na Babilônia e Mesopotâmia, o Orixá é conhecido de formas diferenciadas, como Leão Alado Enki, que se torna responsável pelos humanos desde o seu nascimento e ao longo do seu infinito espiritual.

Para os Maias, ele é conhecido como Viracocha e pelos Incas como Teotihacan, ambos responsáveis pelo início e o fim de tudo. Já para os Gregos, ele é visto através da figura de Chronos, conhecido como deus do espaço e tempo. E, por fim, no Egito é visto pelo deus Anubis, que guia a passagem de todos desde o nascimento até o Vale da Morte.

Como são os filhos de Iroko

Pessoa rezando de joelhos.

Os filhos de Iroko são influenciados mais diretamente pela força desse Orixá. As entidades exercem influencias específicas quanto a elementos da natureza e carregam as suas próprias características, que são bem semelhantes às vistas nos seres humanos de modo geral.

Os Orixás dedicam um pouco dos seus esforços e energias justamente para proteger os seres humanos. Sendo assim, eles passam as ser conhecidos como seus filhos, que herdam algumas das principais características do Orixá que os influencia diretamente.

A forma como os filhos de Iroko se comportam parece com o Orixá e você pode entender um pouco mais a respeito dessas questões lendo em detalhes logo abaixo!

Apaixonados pela vida

Os filhos de Iroko, assim como o Orixá, possuem uma característica muito especial e distinta, que faz com que eles sejam apaixonados pela vida. Carregam uma felicidade em viver e sentem amor pelo que está à sua volta, desde os pequenos detalhes da natureza até os grandes feitos.

O desejo por viver faz com que os filhos de Iroko sejam dedicados e queiram sempre realizar projetos e sonhos. Buscam dentro de si a força e a coragem para chegar onde desejam.

Adoram cozinhar

15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">A paixão pela vida faz com que os filhos de Iroko sempre busquem novos objetivos. Por isso, adoram cozinhar e se dedicar a essa prática mostrando todo o seu talento para alimentar aos seus e demonstrar o seu amor pela vida e pelas pessoas através da comida.

Além da comida, os filhos de Iroko também gostam muito de beber. Dessa forma, são dedicados a realizar os seus desejos e paixões sem pudores e sem que se prendam a qualquer outra visão que não seja a sua própria.

Ótimos amigos

Uma das maiores qualidades dos filhos de Iroko é o fato de que são pessoas muito dedicadas aos que amam. São excelentes amigos e estão sempre dispostos a fazer o que for possível para ajudar as pessoas de seu convívio. Por isso, não medem esforços para prestar qualquer tipo de suporte aos seus amigos.

Às vezes podem soar como teimosos por acreditarem tão firmemente em algo que não conseguem ver outras possibilidades e tentam provar para os seus amigos que é perda de tempo pensar diferente.

Extremo senso de justiça

Os filhos de Iroko não suportam presenciar situações de injustiça. Isso é algo que tira essas pessoas totalmente do sério. Um hábito muito comum deles é ao ver qualquer tipo de ação injusta, buscar os devidos meios de se vingar da pessoa que cometeu o ato.

Não há a menor possibilidade de frear um filho de Iroko quando ele está em busca de se vingar com as suas próprias mãos, principalmente se isso de alguma forma tiver causado danos maiores à pessoa afetada.

Péssimos inimigos

Por mais que sejam excelentes amigos, os filhos de Iroko também possuem uma característica muito complicada de lidar. Mas, isso somente se aplica às pessoas contrárias a eles.

Na mesma proporção que podem se dedicar inteiramente aos seus amigos e serão fiéis até o fim, também não deixarão de lado qualquer tipo de desavença que venham a ter com alguém. Isso ficará fixado na mente dessas pessoas para o resto da vida e elas não abrem mão de cultivar as suas inimizades porque acreditam que possuem motivos isso.

Dificuldades em guardar segredo

A dificuldade em manter um segredo guardado é algo que caracteriza muito os filhos de Iroko. São pessoas muito expansivas e que gostam de estar com os outros.

Portanto, quando possuem um segredo, principalmente se for algo positivo, essas pessoas não conseguem por muito manter a informação a sete chaves e logo querem espalhar para o mundo. Para os filhos de Iroko, manter um segredo é algo muito complicado e raramente conseguem fazer isso sem sofrer.

Para se relacionar com Iroko

Imagens de orixás.

Para se aproximar mais de Iroko, os que acreditam nos seus simbolismos podem adotar algumas medidas para agradar ao poderoso Orixá e mostrar que são fiéis aos seus feitos. Algumas práticas muito comuns perante as entidades são as oferendas, que servem para agrada-las.

Outra forma de se relacionar diretamente com os Orixás é através de elementos que os representem, como as suas cores e outros símbolos que tenham algum tipo de relação mais profunda com eles.

Também podem ser feitas orações dedicadas inteiramente aos Orixás, onde geralmente se pede para que o poder do Iroko se manifeste nas suas vidas e lhes traga bênçãos da sua força. Conheça mais alguns detalhes sobre Iroko logo a seguir!

Dia de Iroko

O dia da semana considerado de Iroko é a terça-feira. Esse dia é dedicado ao Orixá e podem ser feitas orações e momentos dedicados à sua força e poder que trazem benefícios aos seus filhos e às pessoas que a acreditam nas suas capacidades e poderes.

Nas religiões que o cultuam, o dia dedicado a Iroko pode contar com momentos especiais totalmente dedicados ao Orixá.

Cores de Iroko

As cores usadas para simbolizar Iroko são o cinza, o branco e o verde, que podem ser notadas nas imagens de representação do Orixá. Geralmente, as imagens mostram Iroko relacionado à árvore que foi a sua origem na Terra.

Portanto, é comum que os filhos de Iroko usem itens ou roupas nas cores do Orixá para simbolizar que seguem e acreditam nos ensinamentos e na força que Iroko tem, principalmente relacionada à natureza e aos seus elementos.

Símbolo de Iroko

O símbolo de Iroko é o tronco, que se relaciona diretamente com a forma como este Orixá chegou a Terra.

Assim como os elementos da natureza também fazem parte das indumentárias de Iroko, que pode ser visto nas suas representações juntamente com as suas cores e simbolismos. Todos os elementos do Orixá sempre vão se conectar de alguma forma com a natureza.

Saudação a Iroko

Todos os Orixás possuem as suas próprias saudações e elas são muito importantes e fundamentais para todos os praticantes de Umbanda ou Candomblé. Em geral, são usadas para pedir forças e também como forma de saudá-los, concedendo boas energias.

A saudação utilizada para cultuar Iroko no Candomblé é: Iroko Issó! Eró! Iroko Kissilé! Essa é a frase utilizada exaltar o Orixá e mostrar respeito por ele. Seu significado é Salve Iroko, senhor do tempo!

Oração a Iroko

É muito comum que as pessoas realizem orações dedicadas a Iroko nas quais pedem boas condições em relação ao clima, mas também se lembram de todo o poder que o Orixá tem com o tempo.

Algumas preces muito comuns ressaltam a respeito desses pedidos e exaltam as capacidades de ação desse poderoso Orixá perante o tempo e a natureza. Ao longo das preces também são pedidas bênçãos para a vida de quem as realiza.

Oferenda para Iroko

Oferenda para um orixá.

Uma forma de agradecer às entidades é dedicando oferendas que contem com elementos que são do agrado de cada uma. Existem comidas, presentes e outros detalhes específicos para cada Orixá. Desta forma, existem também datas específicas e momentos nos quais essas oferendas devem ser feitas e o que deve conter em cada uma, bem como os processos que devem ser executados para tal.

Geralmente as oferendas também são feitas para agradecer pelos feitos de Iroko, pela sua proteção com a natureza e por todas as outras ações relacionadas ao tempo, que beneficiam os seus filhos e à humanidade.

Quando fazer?

As oferendas devem ser feitas em agradecimento aos grandes feitos de Iroko. Como o dia desse Orixá é a terça-feira, essa pode ser a data mais indicada para fazer esse processo e agradecer a Iroko pela sua dedicação e força, assim como pelas suas influências positivas em relação aos aspectos envolvendo a natureza e o tempo. Agradecer às entidades é importante porque elas estarão ao seu lado mesmo nas dificuldades.

Ingredientes

Os principais ingredientes para agradecer a Iroko pelos seus feitos devem ser de acordo com as preferências do Orixá. Nesse caso, serão usados alguns itens importantes e que devem ser considerados no preparo da oferenda para Iroko.

Podem ser usados para o preparo o milho branco, a farofa de dendê e o ajabó. Entretanto, outros itens também podem ser incluídos na oferenda, visto que não existe somente um tipo exato que pode ser preparado. Dessa forma, outros itens usados são o quiabo, o mel e o azeite.

Modo de preparo

Para preparar uma das oferendas dedicadas a Iroko, é preciso quiabo, 1 copo de mel e azeite doce. Para preparar, corte primeiramente o quiabo de uma forma bem fina ou até mesmo picado em pequenos pedaços.

Tempere o quiabo com azeite doce e mel e bata tudo com as mãos para que fique bem misturado, até que esse preparo tenha um aspecto bastante pastoso. Dessa forma, estará feito da forma correta a ser dedicado à Iroko.

Iroko é a árvore por onde desceram todos os Orixás!

Árvore centenária.

O simbolismo de Iroko mostra que ele é um dos Orixás mais poderosos pelo fato de ter sido o primeiro a descer na Terra para povoá-la. Ele foi enviado a partir de uma árvore que deu origem a tudo e se tornou um dos seus maiores símbolos, tornando-o conhecido pela relação com a natureza.

A história mostra que ao descer na Terra em forma de árvore, Iroko facilitou para que todos os outros Orixás pudessem descer em seguida e assim puderam povoar a Terra e trazer a humanidade a vida. Assim, Iroko deu origem à Árvore Sagrada, que é a sua representação nas religiões que acreditam e cultuam esse poderoso Orixá.