quarta-feira, 31 de agosto de 2022

O louco no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

 

O louco no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

O que significa a carta O louco no Tarot?

14px; margin-bottom: 26px;">
Mulher com unhas pintadas de rosa manipulando cartas de tarô

A carta do Louco significa uma nova jornada. Ele é um Arcano Maior de número 0, o número de potencialidades infinitas. Consequentemente, não possui um local fixo na sequência das cartas do Tarot. Ela indica alegria, espontaneidade, curiosidade, novas experiências e incertezas que surgem quando ultrapassamos os limites que são muitas vezes impostos a nós.

A posição desta carta na tiragem, incluindo cartas vizinhas, indica qual aspecto da sua vida está prestes a mudar. Esta carta prevê decisões importantes à sua frente, muitas das quais podem não ser fáceis de serem tomadas, pois envolvem riscos. Ela mostra que é necessário encarar as mudanças com otimismo e ter cuidado para que o desfecho seja o melhor possível.

Fundamentos da carta O louco

Cartas de tarô

A carta o Louco é o início da nossa jornada. A figura representada nela é o Louco, por possuir uma essência inocente e não temer as aventuras que estão à sua frente. Essa carta se destaca dos outros arcanos, pois está no centro do seu próprio universo, como mostraremos abaixo.

História

26px;">

Os Arcanos Maiores são considerados a Jornada do Louco pela vida. Consequentemente, a figura ilustrada nesta carta, mesmo que não esteja visível em todas as 22 lâminas, se faz sempre presente nelas, e por isso este arcano maior não é enumerado.

A Jornada do Louco através dos arcanos maiores do Tarot é uma metáfora que representa nossa própria jornada no ciclo da vida. Cada arcano maior representa, assim, um estágio ou momento da jornada e como tal, remetem à essência da experiência humana.

Através de sua jornada, o Louco tem acesso a diferentes momentos, realidades e experiência, os segredos que cada um de nós precisa descobrir e incorporar em nossas próprias jornadas para que consigamos alcançar a plenitude.

Iconografia

O Louco é geralmente representado como um andarilho distraído, com penas sobre a cabeça, que veste roupas não convencionais e caminha sem sapatos carregando um bastão apoiado em seus ombros, com alguns dos seus pertences.

Já no Tarot de Waite, o Louco é um jovem andrógino, que aparenta ser perseguido por um cachorro branco, símbolo do seu lado instintivo, que tenta alertá-lo sobre os perigos que se encontram à sua frente.

Nesse baralho, o Louco também tem em mãos uma rosa branca, símbolo da liberdade e dos desejos mais básicos. Sua pose mostra que ele está aberto para o mundo e disposto a se lançar nele.

Os arcanos maiores

Os arcanos maiores são um grupo de 22 cartas. Cada arcano maior retrata uma cena com uma ou mais pessoas, acompanhada do seu nome e seu número em algarismos romanos. Na lâmina das cartas há uma cena, com elementos e símbolos próprios, que auxiliam na interpretação de seus significados.

Estes arcanos representam ciclos, etapas da vida, e são considerados por tarólogos como uma sequência de chaves utilizadas para acessar os caminhos de uma caminhada espiritual, cujo destino é a evolução.

Apesar de alguns detalhes presentes nas lâminas dos arcanos maiores variarem de acordo com o tipo e a origem do baralho de Tarot, existem símbolos de caráter universal que não variam por conterem conceitos essenciais para destrancar os seus significados.

Significados da carta O louco

Duas mulheres fazendo tiragem de tarô

O Louco é a carta que significa inícios. Ela representa o ponto de partida de uma nova etapa na vida. Por ser uma figura distraída, o Louco representa alegria, espontaneidade, rompimento de limites e novas experiências. Confira.

Alegria e espontaneidade

O Louco contém a energia fresca, alegre e espontânea, típica daqueles que iniciam a sua jornada, e da energia jovial que envolve este arcano. Seu lado desapegado e distraído permite com que ele encare a vida de maneira mais leve, embora muitas vezes ingênua e distraída.

Por isso, sua presença numa leitura indica uma fase mais descontraída e mais livre de planejamentos, de modo que você possa respirar novos ares e encarar a vida de uma maneira mais solta e descompromissada. Existe uma mudança que está a caminho que trará a alegria que você tanto deseja.

12px 0px; vertical-align: middle;">■Ultrapassando os limites

A carta do Louco indica que limites estão prestes a serem ultrapassados. No Tarot de Waite, vemos que a figura, na lâmina, está disposta a abraçar o que vier em seu caminho, mas que existem desafios a serem ultrapassados, como é o caso do precipício que está bem diante de si.

O Louco não possui ciência dos obstáculos que estão em seu caminho enquanto desbrava o desconhecido, mas ao mesmo tempo isso garante a ele a habilidade de se aventurar por lugares em que jamais esteve, e assim ele acabará se lançando para além do óbvio, encarando as lições que o mundo tem a oferecê-lo.

Novas experiências

Quando a carta do Louco surge, novas experiências podem estar a caminho. Estas novas experiências podem indicar literalmente uma nova aventura, como a viagem para um lugar em que você jamais esteve ou conhecer alguém com quem você conhecerá uma faceta da vida mais livre e desapegada.

Como tudo que é novo, as novas experiências exigirão que você esteja aberto para explorar aquilo que não conhece. Tenha em mente que o Louco te levará para um caminho cujo destino será o sucesso ou o fracasso, mas acima de tudo, será uma jornada de autodescoberta.

Curiosidade e incertezas

Dar início a uma nova etapa na vida sempre exige a curiosidade e o desejo de explorar o que é novo. Esta curiosidade de buscar o novo trará novas experiências predominantemente positivas, que resultarão em lições importantes para sua vida.

No entanto, tudo o que é novo traz consigo incertezas. Por esse motivo, o Louco também aponta para o desconhecido e para a natureza incerta e inconstante da vida. Esteja preparado para adentrar num novo mundo, através de caminhos que te levarão para lugares jamais explorados.

No entanto, esteja ciente de que a jornada será repleta de pontos obscuros que exigirão muito de você e da sua intuição, pois precisará sair da sua zona de conforto para alcançar o que deseja.

O Louco no amor

A carta O Louco e A Morte

De maneira geral, o Louco indica novas aventuras no campo afetivo. Essa carta traz consigo espontaneidade e empolgação típicas de novos começos. O Louco pode indicar inconstância no relacionamento ou até mesmo a falta de vontade de se comprometer com alguém. Confira.

Para comprometidos

Para comprometidos, o Louco significa você acabou de começar o seu relacionamento. Essa carta indica que é uma fase em que vocês estão começando a se conhecer com aquela energia inicial, e frio na barriga típico.

Caso esteja num relacionamento há anos, a carta do Louco representa que um de vocês não está disposto a dar o próximo passo que envolva comprometimento. Além disso, a carta mostra que o relacionamento é instável e que falta a segurança que um relacionamento daria.

Quando invertida, indica que seu relacionamento está balançado e que algum de vocês não está se dedicando a ele.

Para solteiros

15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">O Louco é um excelente indicador de que um (ou até mesmo muitos) romance está a caminho. Ele será de natureza bastante desapegada, excitante e um pouco impulsiva.

Nesse tipo de relacionamento, pode ser muito difícil de encontrar alguém que esteja disposto a se comprometer com você, então esteja preparado para aventuras para não se decepcionar.

Se estiver saindo com alguém, a carta mostra que a pessoa está interessada em você e que você faz com que ela se sinta bem. Atente-se para os sinais, pois há chance de que ela não queira nada sério. Aproveite esta fase, pois ela será bastante intensa.O Louco mostra que oportunidades estão batendo na sua porta, tanto em seu trabalho, quanto em sua vida financeira. É momento de arriscar e ter paciência e para se lançar em caminhos que você jamais pensou que existiam.

12px 0px; vertical-align: middle;">■Para empregados

O Louco indica novas ideias no ambiente de trabalho, além de uma nova posição que fará com que você se sinta mais revigorado e tenha mais ânimo para trabalhar. De maneira geral, essa carta indica avanços e mudanças positivas, pois as oportunidades estão diante de você.

É momento de se reinventar e de se lançar em áreas que você mesmo jamais pensou em explorar, pois isso te garantirá novas experiências que trarão excelentes benefícios para a sua vida profissional. Use sua intuição para encontrar o caminho e esteja ciente de que, ao fim da jornada, você terá alcançado uma excelente posição.

Para desempregados

É chegada a hora de encontrar um novo trabalho ou dar início ao negócio dos seus sonhos. Embora muitos possam duvidar dos seus potenciais por não entenderem o que você deseja, não se deixe levar pela energia negatividade que a dúvida dos outros te traz.

Siga o caminho considerado por muitos como loucura, mas certifique-se também de fazer as pesquisas necessárias para manifestar os seus desejos de um novo trabalho ou negócio. A mensagem que a carta te manda é a de não ter medo de se arriscar, pois a mudança está a caminho.

Situação financeira

O Louco mostra que procurar por novas oportunidades será extremamente bom para você. É momento de se arriscar mais, especialmente no âmbito da inovação e empreendedorismo. Essa carta mostra que suas finanças melhorarão de uma maneira que você jamais pensou. A carta pode indicar também que um ganho material inesperado está a caminho.

Na posição invertida, o Louco indica para que você não haja de maneira impensada, pois poderá se arrepender. Certifique-se de que seus documentos e boletos estão em dia, pois poderá ter uma surpresa desagradável.

Combinações com a carta O Louco

Cartas de tarô "The Fool", "The Magician" e "High Priestess"

Combinações com a carta o Louco podem ser positivas ou negativas. No geral, a presença desta carta numa tiragem mostra que novas experiências estão a caminho. Contudo, é importante ficar atento às cartas próximas para compreender melhor os fatos e realizar uma leitura mais precisa.

Combinações positivas para a carta O Louco

As combinações positivas para a carta do Louco são bastante abundantes, revelando mais detalhes acerca da oportunidade que está brilhando em seu caminho. Alguns exemplos de combinações positivas são:

O Louco e o Diabo: falta de fé em uma área importante da sua vida. Momento para arriscar mais.

O Louco e o Enforcado: momento para se livrar de preocupações e ter fé, pois em breve receberá boas notícias.

O Louco e Ás de Copas (ou os Enamorados): novo relacionamento.

O Louco e Três de Copas: festa surpresa ou celebração.

O Louco e Seis de Paus: promoção no trabalho.

Combinações negativas para a carta O Louco

As combinações negativas para a carta o Louco apontam para o lado mais descompromissado da vida, quando tudo está indo rumo ao desconhecido, com surpresas desagradáveis. Alguns exemplos de combinações negativas são:

O Louco e A Morte: o fim de uma situação está próximo e existe um novo começo no horizonte. É momento de abraçar a mudança.

O Louco, a Lua, A Força. O Diabo: adultério.

O Louco e Dez de Espadas: não arrisque, pois haverá decepções.

O Louco e Cinco de Ouros: conta inesperada que te deixará em problemas financeiros.

O Louco e a Lua: ilusões e ingenuidade.

Um pouco mais sobre a carta O Louco

Baralho de tarô com "El Loco" no topo

O Louco é a figura que permeia a jornada dos arcanos do Tarot. Sua natureza espontânea traz consigo mudanças que, embora sejam predominantemente positivas, podem trazer consigo surpresas desagradáveis. Continue lendo para entender sua relação com a saúde, seus significados em sua posição invertida, além de outras dicas importantes.

O Louco na saúde

O Louco é um indício positivo se você esteve doente, já que ele indica energia, novos começos e vitalidade. No entanto, é preciso que você haja com cautela, pois essa carta indica que haverá uma tendência de sofrer acidentes quando surge em leitura de saúde.

O Louco pode indicar também gravidez, com o início de uma nova vida. Invertida, o Louco mostra que é necessário tentar tratamentos alternativos para restaurar a sua saúde. Nessa posição, a possibilidade de acidentes é ainda maior, então evite situações de risco.

Carta invertida

A carta O Louco invertida indica uma ingenuidade perigosa e o caos que emerge na vida daqueles que não possuem um direcionamento. Ele representa imprudência, negligência, distração e até mesmo ignorância.

Você está curtindo o momento, mas ignorando os efeitos das suas ações na sua vida e na vida dos outros. É necessário ter um plano sólido de ação, caso contrário você poderá cair no desfiladeiro. Numa tiragem de amor, o Louco invertido indica que um dos parceiros não está levando o relacionamento a sério.

Na carreira e dinheiro, tenha cuidado em tomar decisões importantes, pois você não consegue discernir o perigo adiante. Na saúde, você é displicente e está suscetível a acidentes. Caso esteja doente, considere ver outros profissionais.

O Louco na tiragem do sim ou não

15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">Quando o Louco aparece numa tiragem do sim ou não, a resposta para sua pergunta é "sim". O Louco indica importantes decisões que estão a caminho. No entanto, tal como a figura representada nesse arcano, dispa-se de suas preocupações e dúvidas, pois as coisas estão se encaminhando a seu favor.

O Louco representa novos inícios e uma aventura que se faz presente de maneira despreocupada. Mesmo com seu caráter tolo, o Louco assume uma visão otimista diante da vida no sentido de agir, invés de se ater às restrições e amarras impostas pela sua atual situação de vida. Por isso, siga o conselho deste arcano e se jogue naquilo que você se propõe a fazer.

Desafios da carta O Louco

Os desafios da carta do Louco estão associados a como você lida como aquilo que é novo e desconhecido. Embora seja uma carta geralmente positiva que indica novos começos e aventuras, é necessário que você dê um salto no escuro para que você possa crescer como resultado dessa nova experiência.

Além disso, sua presença numa leitura de Tarot pode indicar que é necessário que se pense antes de agir, pois a depender do salto que você esteja disposto a tomar, a queda poderá ser grande e talvez você não esteja disposto a arcar com as consequências.

Dicas

O surgimento do Louco em sua leitura é um indício positivo. No entanto, é preciso que você esteja disposto a se abrir para as oportunidades que um novo início pode trazer. Se você é uma pessoa ansiosa ou controladora, se jogar no novo, sem nenhum plano, pode parecer assustador.

Mas, em certos momentos da vida é necessário que renunciemos àquilo que conhecemos para podermos crescer como indivíduos e projetar nossas vidas para um outro nível. Mesmo isso sendo aterrorizador para muitos, exerça o desapego e siga o fluxo da energia deste arcano, usando sempre a sua intuição para que você possa sair ileso dessa jornada.

A carta O Louco pode indicar um bom momento para abrir-se para o mundo?

Cartas de tarô "O Louco", "O Enforcado" e "O Diabo" ao lado de uma vela

Sim. Quando o Louco aparece durante uma leitura, é sinal de que chegou o momento de se abrir para o mundo e todas as possibilidades que isso pode trazer. Ao assim fazê-lo, você renascerá com o espírito jovial e espontâneo desse arcano.

Tal qual a representação da figura do Louco nesta lâmina, o Universo mostra que é preciso abrir seus braços e encarar a vida com a cabeça erguida. Dessa maneira, você estará pronto para abraçar o que está a caminho.

Assim como o Louco, é momento de estar no centro do universo, pois isso te agraciará com o desejo de seguir adiante e com lições preciosas para sua vida.

Para auxiliar sua jornada, preste atenção nas cartas do seu jogo, pois elas te servirão como uma bússola para calibrar a sua intuição. Pegue apenas aquilo que precisa e lembre de apreciar cada momento do percurso até o seu destino.

Autor deste artigo

Netto Sousa

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.