Zadiel ou Zadkiel (em hebraico צדקיאלTzadqiel, "Justiça do Senhor") é o arcanjo da liberdade, benevolência, misericórdia, e o patrono de todos os que perdoam, ele é o príncipe das dominações.
Zadiel ou Zadkiel (em hebraico צדקיאלTzadqiel, "Justiça do Senhor") é o arcanjo da liberdade, benevolência, misericórdia, e o patrono de todos os que perdoam, ele é o príncipe das dominações.
Também conhecido como Sachiel, Zedekiel, Zadakiel, Tzadkiel, Zedekul e Hesediel. A tradição rabínica considera-o o anjo patrono da misericórdia. Ele é um dos anjos porta-estandartes, com o outro sendo Jofiel, que carregam estandartes seguindo atrás de Miguel quando este arcanjo entra em batalha.
No misticismo judaico e nos rituais mágicos ocidentais, Zadkiel é associado com o planeta Júpiter.A posição do anjo no Sephirot é a quarta, que corresponde a misericórdia.
Vestido, como diz a tradição cabalista, em roupas roxas, com um azul brilhante como o céu claro dos dias da primavera, o Arcanjo Zadkiel tem a imagem de um rei sábio e poderoso, com penetrantes olhos azuis brilhando faíscas violetas, um cabelo imaculado e barba. Ele usa uma coroa imperial adornada com as mais claras safiras e águas-marinhas, de uma beleza e habilidade incomparáveis, juntamente com um espectro que brilha como um raio.
Também conhecido como Sacchiel, Satquiel, Sadkiel, Zedekiel ou Zadquiel, seu nome na língua hebraica significa " Justiça de Deus ", no sentido de respeitar as leis e normas divinas. Tsedek, "justiça" também é o nome do planeta Júpiter, que ele governa.
Segundo a tradição, os espíritos e anjos jupiterianos que são governados por Zadkiel são anjos da justiça, da nobreza, da honra, mas também da alegria, humor e bem-estar. Na Cabalá, isso corresponde ao valor da Misericórdia e da compaixão, e as lendas rabínicas dizem que Zadkiel é o anjo de Deus enviado a Abraão para impedir o sacrifício de seu filho Isaac, na lenda bíblica do Livro do Gênesis. A personalidade celeste chamada Zadkiel é particularmente complexa. A literatura moderna o mostra como um anjo de cura e transmutação, mas ele é muito mais que isso.
Zadkiel dispõe de uma imensa sabedoria e é o modelo arquetípico do sábio sacerdote-rei que julga os que são submetidos à sua autoridade com a maior exatidão. Como Salomão ou Melquisedeque, Zadkiel tem a imagem imponente de um rei poderoso e sábio, cujo julgamento é divino. Embora o julgamento dos reis humanos possa ser corrompido por suas próprias personalidades, o julgamento de Zadkiel é sempre correto e justo, não sendo o julgamento de um arcanjo, mas a Lei Divina incorporada em um ser de categoria angélica superior.
Ele assume os deveres cármicos provenientes de Raziel e Tzafkiel e julga de acordo com os princípios mais justos, determinando se o espírito enviado à encarnação pode gozar de certas liberdades ou das maneiras pelas quais ele será punido, tirando certos privilégios. Uma vez que o espírito julgado é colocado diante de suas ações, ele aceita as lições que deve aprender e faz seus juramentos que o ligam a certas pessoas que ele prejudicou ou que o prejudicaram.
Zadkiel conhece a medida da alegria e tristeza de cada homem, sabe quando punir e quando recompensar e, especialmente, quando perdoar. Aqueles que apelam à misericórdia divina, na verdade, fazem um apelo à imensa misericórdia e sabedoria nele incorporadas; assim, Zadkiel é quem decide realmente o cumprimento de uma oração ou pedido. Se a pessoa que emite uma oração faz isso com o coração claro, ela é ajudada prontamente pelos anjos sob o comando de Zadkiel.
Os incríveis casos de benefícios que as pessoas relatam são as silenciosas obras dos anjos da abundância. Aqueles que oram por bem-estar, saúde, alegria e até ganhos materiais estão realmente fazendo pedidos ao tribunal de Zadkiel, e as almas mais limpas sempre recebem ajuda. Por trás de todo ganho, benefício ou encontro de sorte na vida de um homem, há sempre o julgamento divino incorporado neste arcanjo.
Do centavo encontrado na rua com o qual o homem faminto pode comprar um pão ao empréstimo que um homem recebe pelos seus negócios ou casa, tudo está sob os olhos claros do zakdiel. Todas as situações favoráveis e desfavoráveis, e as alegrias e tristezas, todas as perdas e vitórias estão em seu domínio e nada passa sem a sua aprovação. Embora Zadkiel possa ser percebido como um arcanjo com uma personalidade majestosa Zadkiel incorpora misericórdia, compaixão e cuidado. A abundância e a proteção que todo pai sente pelo filho são inspiradas diretamente na natureza deste arcanjo, pois o planeta Júpiter é o guardião da segurança em todo o sistema solar. Zadkiel da proteção e segurança a quem pede a ajuda de Deus.