sábado, 11 de junho de 2022

Enoque – חנוך, Chanoch ou Hanokh – é o nome dado a um dos personagens bíblicos mais famosos. Nasceu, segundo os escritos judeus, na sétima geração depois de Adão, sendo filho de Jarede, pai de Matusalém e avô de Noé.

 Enoque – חנוך, Chanoch ou Hanokh – é o nome dado a um dos personagens bíblicos mais famosos. Nasceu, segundo os escritos judeus, na sétima geração depois de Adão, sendo filho de Jarede, pai de Matusalém e avô de Noé. 


Nenhuma descrição de foto disponível.Metraton

Enoque – חנוך, Chanoch ou Hanokh – é o nome dado a um dos personagens bíblicos mais famosos. Nasceu, segundo os escritos judeus, na sétima geração depois de Adão, sendo filho de Jarede, pai de Matusalém e avô de Noé. Segundo textos apócrifos, Enoch seria a transfigurado no Arcanjo Metatron, pois ele é o aspecto angelical de Enoque, que foi transformado em anjo após sua Ascensão ao Céu.

De acordo com o relato de Gênesis, capítulo 5, versos 22-24, Enoque teria sido arrebatado por Deus para que não experimentasse a morte e fosse poupado da ira do dilúvio: “E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”



De acordo com o Targum de Yonatan – tradução para o aramaico das Escrituras hebraicas – Enoque tinha se elevado ao céu ainda em vida e teria se transformado no anjo Metatron: “E não esteve mais (Enoque) entre os habitantes da terra, pois foi tomado e subiu para os céus, pelo comando do Eterno (se fez isso), e chamou seu nome de Metatron, o Grande Escriba.



O Livro Hebraico de Enoque diz que “ Este Enoque, cuja carne se transformou em chamas, suas veias em fogo, seus cílios em relâmpagos, seus olhos em bolas de fogo, e quem Deus colocou em um trono ao lado do trono de glória, recebeu após essa transformação celestial o nome Metatron ”



Na tradição hebraica, não é permitido que os anjos se assentem em um trono, mas Metatron é o único que é permitido, pelo mandamento de Deus, como Sumo Sacerdote e Escriba Divino nos Céus.

A Cabala considera o Metatron como o princípio ativo e espiritual de Kether, a Unidade, que com as tropas divinas sob seu comando (as sefiroth de construção cósmica) empreendem a luta contra as potências do mal e das trevas (que constituem seu próprio reflexo escuro e invertido, as “cascas”, “escórias” ou Qliphoth) dissipando a dúvida e a ignorância no coração do homem, fecundando-o, simultaneamente a essa mesma ação, com a influência espiritual que transmitem.

Sendo um anjo de tão alto nível, recebeu muitos nomes e títulos: o primeiro deles é "Menor YHWH" ou " Deus Menor", um título que o próprio Deus lhe conferiu, colocando-o acima de todos os outros anjos e poderes de todos os ceús. Atuando como o rosto e a voz de Deus , como em Sua manifestação nos mundos inferiores, Metatron também recebeu o título de "O Príncipe da Presença Divina". Dizem que, pela presença e voz de Metatron, Deus se comunicou com os profetas do Antigo Testamento, e especialmente com Moisés.



Supõe-se que Metatron foi quem levou os israelitas para fora do exílio e que através de sua voz os dez mandamentos foram proferidos em voz alta. Como alguém que foi transformado de Enoque, ele também é chamado de “Naar”, que significa “o jovem”, o mais novo de todos os anjos, mas ao mesmo tempo aquele que estava mais cheio de poder e glória.



Na Cabala, seu nome é igual ao nome de Deus - El-Shaddai, do ponto de vista numerológico, o arcanjo também é chamado de "Aquele que leva o nome de seu mestre" ou " Nome como seu mestre.