A MAGIA GOÉTICA DE CROWLEY
A MAGIA GOÉTICA DE CROWLEY
Magia goética ou magia goécica, também chamada simplesmente de goétia ou goécia em referência ao antigo texto homônimo que a descreveu, é um complexo sistema mágico que, na tradição ocultista ocidental, trata da suposta evocação de 72 entes preternaturais, concebidos como "deuses" por alguns, "espíritos" por outros, "demônios" por teurgos, e conhecidos no meio ocultista como goécios. O sistema teria sido supostamente aprendido e utilizado por Salomão, rei de Israel, e aperfeiçoado por praticantes posteriores, conhecidos como goetas.
O sistema de operação é complexo. Os instrumentos mágicos utilizados na prática vieram, também, a compor mais tarde o aparato de avios ritualísticos de vários outros sistemas mágicos, particularmente as tradições de bruxaria moderna.
Dentre esses instrumentos, ou "armas" mágicas na grafia do texto, estão a baqueta ou bastão (reconhecida por não-praticantes como a "varinha mágica"), o círculo de guarda, o triângulo de manifestação, o selo mágico, o hexagrama e o pentagrama.
A baqueta ou, às vezes, cajado serve como instrumento coordenador e expresso da vontade dos goetas.
O círculo goécico, ou da guarda, é uma série concêntrica de diversos círculos contendo termos hebraicos e gregos, transliterados ou não, indo desde nomes divinos a palavras mágicas, para resguardar os conjurantes contra os malefícios diretos da entidade.
O triângulo de manifestação ou das aparições, é o espaço dentro do qual o goécio escolhido se manifestará, visivelmente ou não, após ser evocado e lá confinado pelo goeta.
O selo mágico, ou sigilo (lat: sigillum, "selo") na grafia dos grimórios, é a carântula que contém a "assinatura" ou "sinete" (signo individual) do goécio escolhido, totalizando 76 selos para 72 entidades (quatro delas possuem dois sigilos). O sigilo é colocado no meio do triângulo das aparições, e supostamente servirá como um "elo", "portal" ou inter-mundi (espaço entre mundos) conectando o plano físico com o espiritual. O material no qual o sigilo será feito deve ser levado em consideração. Cada goécio tem por apanágio um planeta e cada planeta tem um metal. Por exemplo, as Clavículas deixam bem claro que sigilos de duques infernais são feitos de cobre, príncipes infernais de prata, e reis infernais de ouro.
O pentagrama e o hexagrama são, por fim, amuletos, e são utilizados ao longo da operação para coagir a entidade a obedecer ao goeta.
Os Nomes dos 72 Goécios
Baal;
Agares;
Vassago;
Samigina;
Marbas;
Valefor;
Amon;
Barbatos;
Paimon;
Buer;
Gusion;
Sitri;
Beleth;
Leraie;
Aligos;
Zepar;
Botis;
Bathin;
Saleos;
Purson;
Marax;
Ipos;
Aym;
Neberius;
Glasya-Labolas;
Bune;
Ronove;
Berith;
Astaroth;
Forneus;
Foras;
Asmoday;
Gaap;
Furtur;
Marchosias;
Stolas;
Phenex;
Halphas;
Malphas;
Raum;
Focalor;
Vepar;
Sabnock;
Shax;
Vine;
Bifrons;
Vual;
Hagenti;
Crocell;
Furcas;
Balam;
Alloces;
Camio;
Murmur;
Orobas;
Gremory;
Ose;
Amy;
Orias;
Vapula;
Zagan;
Valac;
Andras;
Haures;
Andrealphus;
Cimejes
Amdusias;
Belial;
Decarabia;
Seere;
Dantalion;
Andromalius.
Louco ou visionário?
Aleister Crowley, ou Edward Alexander Crowley, foi um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada e influente ocultista britânico, responsável pela fundação de uma doutrina que batizou de Thelema. Ele foi o co-fundador da A∴A∴ e, mais tarde, um líder da O.T.O
Psi Atayde Patreze Jr.
Psicanalista e Tarólogo
Bruxo Natural