FEHU, ou ‘O Significado das Runas Este alfabeto tem vários nomes e diversas variações e é vulgarmente chamado de Futhark, nome derivado das suas 6 primeiras letras FEHU, URUZ, THURISAZ, ANSUZ, RAIDHO E KENAZ), assim como a própria palavra alfabeto (alpha, beta, etc.).
As runas são um alfabeto que era usado pelos povos nórdicos pagãos para fins mágicos e oraculares e tornaram-se hoje indissociaveis da identidade asatru, onde são usadas como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal.
Significado: sucesso, posses ou bens imobiliários Número: 1 Correspondência fonética: f Palavras chave: dinheiro e bens adquiridos graças ao trabalho, prosperidade, riquezas materiais, posses, prudência financeira. Invertido: perdas, dificuldades financeiras, avareza.
Esta runa representa ganhos merecidos. Representa a nossa carreira assim como saúde, estatuto e posição. Afecta tudo o que se relaciona com os bens materiais, o dinheiro que obtivemos com o trabalho e tudo aquilo que adquirimos graças às nossas qualidades e aos esforços que realizamos.
Em relação à conservação de bens e à segurança material, podemos considerar que, astrologicamente, está em analogia com a Casa II. Com efeito, salienta as noções de ganho e lucro, mas também de conforto e bem estar. Quando esta runa aparece, anuncia a vinda de prosperidade, geralmente sob a forma de dinheiro e bens materiais. O tipo de ganho será indicado pelas runas à sua volta. Com BEORC e GIFU por exemplo, terá a ver com um relacionamento pessoal; com REIDHO poderá ser resultado de uma viagem; com OTHEL poderá ser fruto de um legado ou testamento. Esta runa anuncia a chegada daquilo para que trabalhou. O seu conselho é seguir com os seus próprios esforços e no caminho que leva. Se FEHU estiver rodeado de runas menos positivas, o conselho será conservar aquilo que tem e não esbanjar os bens de que dispõe.
Meditação Asatru:
Partilhe sempre e faça os seus convidados sentirem-se bem vindos. Prepare a melhor refeição e providencie a melhor cama. Quando recebe um presente, deve dar um presente. Dê sempre um presente de igual valor. Nunca dê um melhor do que recebeu para não embaraçar o primeiro a oferecer.
FEHU Invertida
Esta runa invertida representa geralmente uma perda de propriedade pessoal, estima ou algo que se esforce por manter. De alguma forma indica um falhanço. Com runas positivas á sua volta, O FEHU invertido apenas representa um atraso ou obstáculo. Com runas negativas, indica perda material. Poderão ser problemas com as suas finanças ou emoções. Poderá sentir uma falta de realização e possível frustração sexual. Poderá ainda significar interrupção de um ganho, uma má gestão de bens adquiridos ou avareza e falta de generosidade. Assim, esta runa aconselha-o a evitar o materialismo e a resistir à tentação de esbanjar os seus recursos Pense cuidadosamente como as suas acções poderão afectar o seu futuro. Poderá indicar problemas femininos de saúde ou um aumento de peso. Para clarificar o seu significado estude as runas à sua volta.
Significado: designa um boi extinto da Europa Central, energia selvagem Número: 2 Correspondência fonética: u Palavras chave: força, vitalidade, valentia, oportunidade, mudança, regeneração. Invertida: rejeição à mudança, estagnação, situação sem saída.
Esta é a runa da força, boa saúde e muitas vezes de avanço na carreira. Pode também representar alguém de fortes emoções numa relação. Está relacionada com as abundantes fontes de energia que devem ser exteriorizadas, com a vitalidade, força psíquica, dinamismo, valentia e gosto pelo risco.
Astrologicamente, apresenta certas analogias com o signo de escorpião, no sentido que revela muitas vezes uma espécie de fermentação, regeneração e renascimento. O indivíduo deve recorrer às suas fontes de energia mais secretas e mais potentes para empreender ou realizar algo de novo, aproveitar uma oportunidade ou viver uma mudança importante na sua vida
É um bom indício de que o seu desejo ou sonho é momentâneo. URUZ indica momentos de grande energia e saúde para si. Ela sugere um melhoramento nos seus negócios ou finanças (especialmente se sair com runas de finanças ou negócios) resultantes de trabalho árduo.
Meditação Asatru:
Esta runa pode indicar energias dissonantes ou apenas que não se sente bem. Pode indicar energias mal direccionadas ou mal usadas com abuso de poder sobre os outros para fins egoístas.
URUZ Invertida
Nesta posição, anuncia que não sabemos explorar as nossas forças psíquicas e fontes energéticas oportunamente e que, por isso, se viram contra nós. Recusamos mudar e recusamos a mudança. Criamos assim uma situação estanque e sem saída. Claro que a podemos solucionar.
Significado: gigante Número: 3 Correspondência fonética: th Palavras chave: escolha, decisão, acção ou iniciativa amadurecida com o tempo e empreendida no momento certo. Invertida: Impaciência, impulsividade, inconsciência, fracasso.
O nome desta terceira runa designa apenas Thor, o deus germânico da tempestade, do raio e do trovão, mas também da chave fecundadora. Esta runa anuncia quase sempre uma protecção providencial, mas também está relacionada com uma escolha importante a fazer. No entanto, esta não se poderá tomar até ao momento oportuno. A runa inclina, pois, para a paciência e o pressentimento do momento oportuno para agir. Também salienta que aquele que quer realmente evoluir não deve olhar para o passado. De maneira que, antes de dar um passo em frente, recomenda-se fazer um balanço, um enfoque da vida, para que nada nem ninguém possa parar o interessado.
Todos estes significados lembram muito o signo astrológico Carneiro.
Num lançamento, quando a par de EIHWAZ ou EOLH, a protecção e a sorte estão do seu lado.
Meditação Asatru: O que o está realmente a incomodar? Precisa de sorte ou protecção? Ninguém é uma ilha, procure pela ajuda que precisa e deixe de ser teimoso.
THURISAZ Invertida
Esta runa põe-nos alerta contra a impaciência, a impulsividade, os actos irreflectidos, a ansiedade que leva a agir ou a intervir sem ter em conta o momento nem a evolução natural dos acontecimentos e, assim, os riscos do fracasso ou os erros devidos à precipitação.