Akai Ito: o amor no fio vermelho do destino
O akai ito que significa fio vermelho ou fio vermelho do destino é um símbolo que surgiu a partir de lendas asiáticas, originalmente chinesas.
Ele simboliza o amor verdadeiro e a união de duas pessoas que foram destinadas uma para a outra, que são almas gêmeas.O fio vermelho, que é algo metafórico, uma conexão invisível, pode se emaranhar, pode se esticar, mas nunca irá se quebrar. É a união inquebrável entre duas pessoas.
Uma das histórias conta que o deus Yue Lao ou Xia Lao Yue, que significa velho homem sob a lua, o qual é responsável pelos casamentos e uniões, juntando os casais predestinados com um fio vermelho no tornozelo, encontra um menino e lhe diz que logo ele iria precisar se preparar para o seu destino, ou seja, o casamento.
O jovem, que ainda era bastante imaturo, diz que não pretende casar e que não quer mais participar daquela conversa. Porém, o velho sábio lhe mostra, pela primeira vez, o cordão vermelho que o liga a uma garota.
Assustado, o jovem acaba por pegar uma pedra e atirar na cara da menina, fugindo depressa daquele cenário. O fio vermelho então se torna invisível, além de ter ficado emaranhado.
Após alguns anos, o jovem que já tinha se tornado um homem, inclusive não recordava muito bem daquela memória de infância, não parava de pensar o quanto queria encontrar seu par ideal.
Passeando pelo seu vilarejo, sob a luz do luar, ele avistou a silhueta de uma mulher por quem logo se apaixonou e quis casar. Após o casamento, ele percebeu que sua mulher apresentava uma cicatriz no rosto e perguntou como aquilo tinha acontecido.
A mulher lhe disse que quando era uma menina, anos atrás, um jovem a teria acertado com uma pedra. Logo tudo ficou muito claro, que ele tinha se casado com a moça predestinada a ele pelos deuses.
Deixando um pouco a lenda de lado toda vez que nos ligamos a alguém seja de uma forma afetiva ou amizade, a ligação é mais que sentimental se cria um vínculo energético, como se uma linha ligasse nosso plexo solar ao da pessoa, exemplo disso é o fato de estarmos conectados sentimos quando o outro não está bem, sabemos quando está pensando em nós, vínculo este que é criado pelo amor, que podem muitas vezes trespassar as vidas e surgir em outras encarnações, mais nem sempre é positivo pois quando algo quebra este vínculo podemos ficar presos a ligações antigas e levar senpre conosco está magoa, devemos saber que nem sempre todos estarão do nosso lado e devemos saber a hora de partir e deixar partir para seguirmos para o próximo capítulo.
Escrito por Negah