segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

OBSESSÕES E DESOBSESSÃO

 OBSESSÕES E DESOBSESSÃO

Pode ser uma ilustração de área interna"... que a desobsessão não seja é caça a fenômeno e sim trabalho paciente do amor conjugado ao conhecimento e do raciocínio associado à fé". (Emmanuel psicografia de Chico Xavier)

Dificilmente se ver falar sobre o processo obsessivo ou obsessão, até mesmo dentro das lides espíritas. Busco acrescentar em minha limitada inteligência a necessidade de compartilhar em redes sociais onde um números grande de pessoas em toda parte do mundo possam ter acesso a essas informações que para alguns não existem e para outros é motivo de temores, porém somos todos nós obsediados em graus menores ou maiores e que todo processo inicia-se através do sono quando estamos todos nós desembaraçados temporariamente fora do corpo. Então decide nesta jornada de compartilhar temas relacionados a mediunidade nas redes sociais o tema OBSESSÃO ESPIRITUAL. Irei usar de um livro básico porém completo e profundo da Suely Caldas Schubert (já desencarnada), o livro é "Obsessão e Desobsessão - Profilaxia e Terapêutica Espírita. O Espírito Manoel Philomeno de Miranda (Espírito esse que já trouxe ao seio terreno diversas obras sobre o tema) afirma que é" Problema de Emergência. Nesta fase de Transição Planetária iniciada no anos de 1950 (ou Final dos tempos que é a extinção de uma raça) vem nos mostra a seleção dos da Direita do Cristo e os da Esquerda do Cristo isso vale para encarnado e desencarnado. Nesta fase como nos diz Ramatís na obra Resgate nos Umbrais pela mediunidade de Marcio Godinho, que grandes falanges estão vindo à Terra para atrasar a humanidade nesta fase de última oportunidade para a raça humana na Terra. Então a separação do Joio e do Trigo nada mais é do que as máscaras caindo, é a fase onde o ser humano não consegue mais manter suas máscaras e revelam-se quem verdadeiramente são a luz do dia nisto adentra os assédios daquelas entidades ainda nutrida dos sentimentos mais primários que desperdiçam a oportunidade de mudança assim também os encarnados, desta forma o conubio obsessivo entre encarnado e desencarnado, desencarnado e encarnado, desencarnado e desencarnado é entre encarnado e encarnado.
Gostaria antes de entrar na definição da autora, uns pontos importantes do Espírito Manoel Philomeno de Miranda:

"O problema da Obsessão é, cada vez mais grave, generalizando-se numa verdadeira epidemia, que assola as multidões engalfinhadas em lutas tiranizantes."

" Amore ódio afinidades e antipatia não se desfazem sob o passe de mágica da desencarnação".

"Não somente o ódio, responde pela alienação por obsessão. Fatores outros do passado e do presente espiritual de cada um, tornam-se a gênese vigorosa desse rude e necessário mecanismo de depuração dos que delinquem... Amores selvagens nos quais prevalecem os instinto primitivos; interesses subalternos, que se atribuem direitos de dominação e posse; invejas perniciosas, acionando os mecanismos da destruição; mórbido ciúmes, que rastreiam aqueles que lhes padecem as injunções, insaciáveis; calúnias e traições, que dormiam ignoradas, e a desencarnação despertou; avarezas da sordidez, que se permitem a insânia de prosseguir arremetendo contra quem lhes ameace a mesquinhez; orgulho desvairados e suspeitas felinas, em conciliábulos de loucura: toda uma vasta gama de motivos, injustificáveis, certamente, fazem-se responsáveis pelas utrizes perturbações que atormentam, desagregam, anulam ou levam ao suicídio muito maior número de incautos do que se pode supor. "

Allan Kardec o Codificador da Doutrina dos Espíritos pergunta aos espíritos no livros dos Espíritos na questão 459:" Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?" Os Espíritos respondem:" Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem".
Suely C. Schubert nos afirma dentro desta assertiva dos espíritos:

"A assertiva dos Espíritos a Allan Kardec demonstra que, na maioria das vezes estamos todos nós - encarnados - agindo sob a influência de entidades espirituais que se afinam com o nosso modo de pensar e de ser, ou em cujas faixas vibratórias que se afinam com o nosso modo de pensar e de ser, ou em cuja faixa vibratórias respiramos".

Assim podemos definir que a obsessão é toda e qualquer má influência que um mal espírito exerce sobre um encarnado, quando aqui se trata somente desta forma de obsessão da qual na Terra é o mais comum. Podemos dizer que a obsessão é uma doença de séculos. As nossas escolhas definem as companhias que atraíremos para caminhar do nosso lado, a autora nos diz da importância de refletir o quanto somos influênciaveis, isso porque ainda somos fracos e vacilantes na dúvida se observem friamente e verás o quanto somos manipulados por aqueles que têm uma mente mais forte mais magnéticas e acabamos caindo sempre em armadilhas. Suely nos define o que é a Obsessão:

"Obsessão - do latim obsessione. Impertinência, perseguição, vexação. Preocupação com determinada ideia que domina doentiamente o espírito, e resultante ou não de sentimentos recalcados; ideia fixa; mania."

Aqui atribuímos também uma das mais linda obra da Doutrina Espírita que é o Evangelho Segundo o Espiritismo, da qual complemento um trecho de Allan Kardec no capítulo XX III, item 81 quando ele diz :

" A obsessão é a ação persistente que um espírito mau exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diversos desde a simpatia exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais".

Nossa busca é nos aprimorar, porém fizemos escolhas da qual hoje tem consequências muitas das vezes gravesssimas desta forma buscamos atrais entidades muitas vezes perseguidoras nutridas pelos ódio e vingança, outros são verdugos contratados por indivíduos ainda encarnados que carregam sentimentos contrários às leis de Amor.
Como diz Suely "a obsessão decorre sempre de uma imperfeição moral, que dá ascendência a um Espírito mau".
Buscamos atribuir também esses processos doentios pela falta de Luz em nossas consciências buscamos sempre meios fáceis ou furtivos para se conseguir algo gerando assim laços com entidades perveças.
Para se combater a obsessão é necessário algumas profilaxias ou prevenções, porém quero ressaltar que há momentos que a obsessão tem suas grandes complexidade quando migra para estágios mais mórbidos e destrutivo como a Fascinação e a Subjugação. Então é se suma importância aos obsediado obter o exercício da humildade e reconhecer que encontra-se doente da alma e precisa de urgência de ajuda. Podemos aqui qualificar algumas dessas Terapias Espirituais trazida pela altora em seu livro sendo eles:

1. Tratamentos pelo Fluidoterapia: tratamento à base de de passes e da água fluidificada.

2. Orientação à família do obsidiado: não somente o obsidiado deve ser conscientizado da sua participação na terapêutica desobsessiva, mas também os seus familiares. (...) por isto, sempre que possível a família deve receber orientações que esclareçam quanto a sua conduta e participação no tratamento do obsidiado.

3. Culto ao Evangelho no Lar: a reflexão da família em torno dos ensinamentos do Mestre, as ponderações e comentários, sob o ponto de vista de cada um, são elementos altamente terapêuticos favorecendo a psicosfera do lar.

Ananda Jitendra!