Aromas e suas funções
Alguns se enganam acreditando que o poder dos aromas age sobre o ambiente diretamente. O correto é que esse poder manifesta-se pelo que chamamos de “Espírito do Aroma”, que tem influência direta sobre nosso cérebro. Assim, crer que um aroma trabalhe por si só é um erro grave. Devemos, sim, colocar-nos sobre seus efeitos e aproveitar suas conseqüências.
A aromaterapia mágica consiste na inalação dos aromas juntamente com a visualização correspondente de cada aroma. Alguns aromas mais poderosos eram usados para alcançar o estado de consciência necessário para a prática de magia. No essencial, tais costumes continuam sendo mantidos até hoje, e é essa a principal motivação, consciente ou inconsciente, para o uso de óleos essenciais, óleos de massagem e sais de banho, incensos e velas aromáticas, tanto na vida diária como nos rituais religiosos e mágicos.ALECRIM: O espírito do aroma protege contra a magia. Destrói o ódio. Combate o medo. Ao inalar o aroma, visualize-se iluminado pela radiante luz do Sol.
ALFAZEMA: O espírito do aroma ativa o mecanismo de autocura. Ao inalar o aroma, visualize a energia curativa permeando seu corpo. A visualização do chakra umbilical (situado à altura do umbigo) harmoniza a função do baço.
ALMÍSCAR: O espírito do aroma ajuda a desenvolver a terceira visão. Ao inalar o aroma, visualize a abertura do terceiro olho. A visualização do chakra frontal (situado atrás do meio das sobrancelhas) harmoniza a função da glândula pituitária.
ALOE VERA: O espírito do aroma age como calmante e restaura a energia psíquica. Alivia o estresse mental. Ajuda na meditação. Ao inalar o aroma, visualize um copo de água turva que vai lentamente se tornando cristalina à medida que a sujeira se deposita no fundo.
ARRUDA: O espírito do aroma atua como um poderoso anti-obsessor. Ativa o mecanismo de autodefesa psíquica. Ao inalar o aroma, visualize os espíritos obsessores afastando-se e indo embora.
BENJOIM: O espírito do aroma ativa o poder mágicko no ritual de proteção dos bens materiais. Ao inalar o aroma, visualize os bens materiais a serem protegidos, como o carro ou o apartamento.
CAMOMILA: O espírito do aroma age como calmante e sedativo. Induz ao sono. Combate a insônia. Ao inalar o aroma, visualize-se sentado ao meio da floresta observando a natureza.
CANELA: O espírito do aroma ajuda a romper o bloqueio psíquico quando é a causa dos problemas financeiros. Ao inalar o aroma, visualize sua situação financeira melhorando consideravelmente.
CÂNFORA: O espírito do aroma ativa o mecanismo de autopurificação. Alivia o estresse físico. Restaura a energia física. Ao inalar o aroma, visualize seu corpo físico expulsando as impurezas e fortalecendo-se.
CRAVO: O espírito do aroma ativa o mecanismo de autoproteção. Estimula a coragem e desenvolve a autoconfiança. Ao inalar o aroma, visualize-se enfrentando o obstáculo a ser enfrentado com coragem e determinação.
ERVA-DOCE: O espírito do aroma ajuda a se manter eternamente jovem. Os ramos frescos dessa planta eram usados para coroar os atletas gregos nas competições e nas cerimônias religiosas públicas. Ao inalar o aroma, visualize-se tomando banho na fonte da eterna juventude.
EUCALIPTO: O espírito do aroma purifica os ambientes carregados de energia psíquica negativa, principalmente após as brigas e discussões. Ao inalar o aroma, visualize a energia solar purificando o ambiente.
ILANGE-ILANGUE: O espírito do aroma estimula o desejo sexual. É um poderoso afrodisíaco de grande ajuda na cura dos problemas sexuais. Ao inalar o aroma, visualize-se envolto numa agradável atmosfera erótica.
JASMIM: O espírito do aroma estimula a energia sexual. O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro sexual, tornando-o perfeito para os rituais amorosos. Ao inalar o aroma, visualize a intensificação do relacionamento atual ou o começo de um novo relacionamento. A visualização do chakra básico (situado no períneo) harmoniza a função das glândulas sexuais.
LAVANDA: O espírito do aroma atua como antidepressivo. Ameniza os estados de descontrole emocional pelo controle da mente consciente. Ao inalar o aroma, visualize um dos símbolos de equilíbrio.
LÍRIO: O espírito do aroma alivia o sofrimento causado pelo rompimento dos relacionamentos. Ao inalar o aroma, visualize-se como uma pessoa livre e independente que não precisa dele ou dela para alcançar a autorealização e ser feliz na vida.
MIRRA: O espírito do aroma desenvolve a religiosidade. Protege do imponderável e atrai as bênçãos divinas. A mirra foi escolhida pelos Reis Magos como um dos presentes para o Menino Jesus. Ao inalar o aroma, visualize a cena da vista dos Reis Magos ao Menino Jesus na manjedoura. A visualização do chakra laríngeo (situado à altura da garganta) harmoniza a função da glândula tireóide.
OLÍBANO: O espírito do aroma desperta a religiosidade. Protege do imponderável e atrai as bênçãos divinas. O olíbano também foi escolhido pelos Reis Magos como um dos presentes para o Menino Jesus. Ao inalar o aroma, visualize a cena da vista dos Reis Magos ao Menino Jesus na manjedoura. A visualização do chakra do plexo solar (situado à altura do diafragma) harmoniza a função das glândulas suprarenais, do pâncreas e dos rins.
PATCHULI: O espírito do aroma ativa o desejo sexual (afrodisíaco). Alivia a tensão que precede o ato sexual. Ao inalar o aroma, visualize alguma cena erótica que preencha suas fantasias sexuais.
ROSA BRANCA / ROSA VERMELHA: O espírito do aroma inspira sentimentos de amor, harmonia e paz. O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro das emoções, onde as mesmas se transformam em sentimentos. Ao inalar o aroma, visualize seu corpo envolto numa pura e brilhante luz branca. A visualização do chakra cardíaco (situado à altura do coração) harmoniza a função da glândula timo.
SÂNDALO: O espírito do aroma ajuda a despertar a espiritualidade. Prepara o corpo e a mente para os rituais religiosos e meditação. Ao inalar o aroma, visualize-se meditando num templo.
VERBENA: O espírito do aroma estimula o mecanismo de autopurificação da mente. Ajuda a afastar pensamentos negativos, poluídos ou destrutivos. Ao inalar o aroma, visualize os pensamentos negativos, poluídos ou destrutivos dissolvendo-se na sua mente.
VIOLETA: O espírito do aroma desenvolve o poder de invocação consciente, facilitando a transmutação e a sublimação, promovendo a Alquimia Divina. inalar o aroma, visualize um pequeno e brilhante ponto de luz branca acima da cabeça. A visualização do chakra coronário (situado no topo da cabeça) harmoniza a função da glândula pineal.
Pesquisado e editado por Negah San