As Categorias de Canalização
A capacidade de canalizar informações pode ser dividida em duas categorias gerais, a física e a mental.
A canalização física está relacionada a objetos físicos ou tem efeito sobre eles. Ela inclui a psicometria, o pêndulo (radiestesia), a leitura das folhas de chá (teimancia), a leitura de cartas (cartomancia) etc.
A canalização mental é a recepção de impressões em algum nível da percepção consciente. Ela inclui a clarividência (“visão clara”), a clariaudiência (“audição clara”), a clarissenciência (sensações) e a telepatia (transmissão de pensamentos).A canalização mental inclui a capacidade de interagir com estruturas temporais precognitivas (antes do acontecimento), retrocognitivas (após o evento) e relacionadas ao presente.
A canalização também é dividida em duas outras categorias: a canalização inconsciente (ou o “transe”, que pode ser leve, médio e profundo) e a canalização consciente. Em poucas palavras, o termo “transe” indica falta de atividade consciente do canalizador ou “canal”. No transe profundo, o canal não está consciente durante o processo e não guarda nenhuma lembrança do ocorrido. No estado médio ou de semitranse, o canal geralmente tem uma certa consciência do que ocorre e guarda alguma lembrança do que aconteceu. Nesse caso, a mente consciente age como um observador e não participa ativamente da canalização da informação. No transe leve, a lembrança do que foi canalizado é mais marcante. Entretanto, a mente consciente ainda funciona apenas como um observador e não assume uma parte ativa no processo de canalização.
No caso da canalização consciente, a consciência do canalizador pode participar ativamente e, muitas vezes, faz isso. Não só os níveis mais elevados de consciência recebem e assimilam informações, como a percepção consciente recebe e analisa dados no nível físico (tal como a manifestação física da resposta emocional, que inclui a linguagem corporal, a expressão facial e a inflexão da voz).
Como se Preparar para a Canalização
Para se tornar um canal, você precisa eliminar tudo que bloqueia ou impede o fluxo de informações. Você precisa desobstruir a mente, livrando-a de todo o lixo acumulado ao longo da vida, e criar um ambiente propício, no qual os poderes latentes dentro de você possam se desenvolver. Você precisa superar suas inibições, seus falsos valores, suas incertezas, sua indecisão e seu criticismo com relação aos outros. Seguem algumas das principais medidas que você deve tomar:
1. Controlar a mente – para desobstruir a passagem para a mente superior, você precisa aprender a controlar e focalizar a mente consciente. Em certos momentos, milhares de pensamentos parecem disputar sua atenção na sua cabeça? Isso mostra como você dispersa as suas energias, concentrando apenas uma pequena percentagem dela numa determinada ideia ou ação. Se você aprender a controlar as suas energias mentais e dar atenção total a uma coisa de cada vez, terá força para atingir qualquer meta, o poder da criação.
2. Eliminar as emoções – preocupação, medo, ira, inveja, fúria, afobação são um veneno para o seu sistema espiritual, assim como o arsênico é para o seu corpo físico. As qualidades espirituais verdadeiras eliminam completamente esses venenos. A fé absoluta não deixa espaço para a preocupação. O amor incondicional não permite o ódio, a inveja, a ira e a ganância.
3. Fazer um autoexame – como um buscador da verdade, você deve examinar a si mesmo continuamente. Deve determinar os seus ideais e as suas crenças. Deve buscar uma ideia clara e concisa do que é certo e errado para você. Assim como não pode julgar os demais, não pode ser julgado por qualquer pessoa que não seja você mesmo. Deve identificar as suas ambições e analisar as suas motivações. Deve estabelecer as suas metas e defini-las claramente. Ninguém consegue concluir uma jornada sem antes estabelecer um destino específico. Por exemplo, para visitar um amigo, você não vai só até uma certa cidade. Vai para uma rua específica, um prédio específico e um apartamento específico. Você não deve apenas definir seus objetivos, como também precisa organizá-los em ordem de prioridade e seguir essa ordem. Enquanto seleciona, prioriza e cumpre seus objetivos, você precisa aderir à regra: “Não prejudique ninguém...”.
4. Superar a possessividade – um dos maiores obstáculos que precisamos superar é a possessividade. Nossas obsessões (pelas pessoas e pelas coisas) regem a nossa vida, embora finjam nos servir. Elas exigem o nosso tempo e o nosso dinheiro. Impedemnos de avançar e complicam muito a nossa vida. Inspiram ciúme, cobiça, inveja e ódio. Não estou dizendo que devamos negar, a nós mesmos, as nossas posses. Estamos aqui para conquistar todas as coisas, compartilhar todas as coisas e ter o poder sobre todas as coisas. Entretanto, não estamos neste mundo para ter poder sobre uma ou duas coisas, em detrimento de todas as outras. Analise os seus sentimentos com relação às suas obsessões. Quem é o mestre e quem é o escravo? Aprenda a transformar obsessões inferiores no grande sentimento espiritual do compartilhamento e da união.
5. Aprender a amar – você precisa aprender a amar de fato. São muitas as ideias equivocadas a respeito desse assunto. O amor é muitas vezes confundido com uma emoção egoísta ou com a luxúria. Você precisa aprender sobre o amor superior, o amor desinteressado. Precisa aprender a amar de verdade para conseguir libertar as pessoas e as coisas, em vez de se apegar a elas e aprisioná-las. Seu amor deve ser grande a ponto de fazê-lo capaz de compreender o outro e perdoá-lo. Você precisa entender que cada pessoa tem o seu próprio caminho a seguir, suas próprias experiências para assimilar, de modo que possa se desenvolver completamente. Você precisa deixar que as pessoas sigam o caminho que escolheram, e no ritmo delas. Precisa dar amor.
Precisa receber amor. Precisa aprender a ter empatia pelas pessoas e a se pôr no lugar delas, em vez de simplesmente imaginar o que estão sentindo e ter piedade delas.
6. Meditar – por fim, você precisa aprender a ficar em silêncio para que o seu Eu Superior possa se comunicar com você. Assim como mencionei na lição anterior, é por meio da meditação que você aprende a se concentrar e focalizar a sua atenção no nível superior. A prática diária de meditação esvazia a mente agitada e possibilita a canalização.
À medida que você continuar a seguir os seis passos descritos anteriormente, seu poder de canalização aos poucos começará a ser desobstruído e você passará a captar fragmentos de informação. Em geral, o processo é tão gradativo que você pode nem perceber de início. Muitas vezes as pistas iniciais são fragmentos de conhecimento que não têm nenhuma fonte conhecida pela mente consciente. Elas podem ser ideias completamente diferentes, conceitos ou percepções de novas verdades. A abertura do canal também pode ser expressada por meio de uma memória mais aguçada. Em qualquer caso, ela raramente acontece com estardalhaço. Você não se tornará um sensitivo de repente, mas aos poucos, depois de um período; novas verdades, novos conhecimentos e uma nova consciência passarão a fazer parte da sua vida.
Pesquisado e editado por Negah San