terça-feira, 8 de junho de 2021

*A HISTÓRIA DE JOÃO CAVEIRA NO EGITO*

 


Pode ser uma imagem em preto e brancoEntre as diversas histórias acerca do surgimento desse Exu, uma das mais conhecidas é sobre a sua vivência no Egito, em torno dos anos 670 d.C. e 700 d.C.

Seu nome era Próculo e ele vivia em uma aldeia simples, fazendo parte de uma família humilde. Por isso é que ele batalhou ao longo de toda a sua vida para crescer e acumular riquezas em forma de cabras, camelos e terras.

Próculo fez isso, principalmente, porque naquela época era preciso pagar um dote ao pai ou ao responsável pela mulher para casar-se com ela; como tinha uma grande paixão por uma moça, acumulou muitas riquezas para que seu pedido para se unir à moça não fosse recusado pelo pai dela.

Ele adquiriu metade da aldeia em que vivia e tornou-se um homem afortunado. No entanto seu irmão de sangue o traiu de forma grave, comprando a permissão para casar com a paixão de Próculo horas antes de ele conversar com o pai da moça. Mesmo muito magoado, ele perdoou o irmão.

A aldeia de Próculo era muito próspera em comparação às aldeias vizinhas, o que fez com que elas tivessem inveja, o que fez com que em certo momento eles se unissem para atacar os habitantes da aldeia de Próculo, que, embora tivesse muitas riquezas, tinha menos habitantes.

Pegos de surpresa, os moradores foram aniquilados, sobrando apenas 49 pessoas. Revoltadas e guiadas pelo ódio, elas se uniram para invadir a aldeia inimiga, e foi assim que muitas pessoas inocentes morreram.

Por estarem em menor quantidade, logo foram capturados e queimados vivos, entre eles estava Próculo. Contudo sua dor maior não foi a do fogo queimando sua carne, mas a do coração pela traição que sofreu do próprio irmão e que agora queimava ao seu lado.

Esses 49 espíritos de homens e mulheres que desencarnaram naquele dia formaram a falange principal de Exu Caveira. Cada um desses Exus, por sua vez, tem mais 7 a seu serviço, e assim por diante, formando uma imensa legião de Caveiras.

Eles passaram por diversas encarnações, sendo a última no Brasil Colonial, em que encarnaram como senhores de engenho, fazendeiros, barões e feitores de escravos. Acredita-se que essa foi a conclusão do Karma desses seres.

A falange do Senhor Caveira é composta pelos Exus Tata Caveira, João Caveira, José Caveira, Exu Caveirinha, Meia-noite, Pemba, Brasa, Carangola, Pagão, Arranca-Toco, Pomba-Gira Rainha do Cemitério, Maria Quitéria, Maria da Gargalhada, entre outros.
Texto:Tenda Espírita vovó Catarina
Postado:#GrupoCandonblénaÍntegra
📷: Olá amigos, seguidores e participantes do grupo quem puder se inscreva no canal vinculado ao grupo!👇
https://youtube.com/channel/UCJeroJT2PXUUrr84eatnKLA