quarta-feira, 30 de junho de 2021

Sirins

 

Sirins


Pode ser uma imagem em estilo anime de 2 pessoasÉ um pássaro mítico do folclore russo semelhante ao Gamayun e ao Alkonost. Essas criaturas são representadas tendo a cabeça e o peito de uma bela mulher e o corpo de um pássaro (geralmente uma coruja). Eles também podem aparecer usando uma coroa ou nimbo.

Segundo o mito, os Sirins viviam " em terras indígenas " perto do rio Eufrates. Essas meias-mulheres, meias-pássaros, baseiam-se diretamente nos mitos gregos e no folclore posterior sobre sereias. Os Sirins costumam cantar belas canções para predizendo alegrias futuras. Já paro os humanos os Sirins eram perigosos. Os homens que os ouvissem esqueceriam tudo na terra, os seguiriam e, por fim, morreriam. As pessoas tentariam se salvar de Sirins atirando canhões, tocando sinos e fazendo outros barulhos para assustar o pássaro.

Entre os séculos XVII e XVIII, a imagem do Sirin mudou, ela começou a simbolizar a harmonia mundial (já que ela vive perto do paraíso). As pessoas naquela época acreditavam que apenas pessoas felizes podiam ouvir um Sirin, enquanto poucos podiam ver um porque ela era tão rápida e difícil de entender quanto a felicidade humana. Eles passaram a simbolizar a alegria eterna e a felicidade celestial.

De acordo com contos populares, na manhã da Festa da Maçã do Dia do Salvador , os Sirins voam para o pomar de maçãs e choram tristemente. À tarde, o Alkonost voa para este lugar, começando a se alegrar e rir. O Alkonost remove o orvalho de suas asas, concedendo poderes de cura a todas as frutas da árvore em que está sentada.

No folclore russo, o Sirin foi misturado com o venerado escritor religioso Santo Efrém, o Sírio . Assim, liristas camponeses como Nikolay Klyuev costumavam usar Sirin como sinônimo de poeta.

deolhonamitologia