terça-feira, 29 de junho de 2021

Dewi Lanjar - Rainha do Mar do Norte

 Dewi Lanjar - Rainha do Mar do Norte


Pode ser arte de 1 pessoaDewi Lanjar é, na mitologia da Indonésia, uma deusa do mar, é conhecida como a Rainha do mar do Norte, sendo oposta à Nyai Loro Kidul, Rainha dos mares do Sul. Seu culto era muito popular nas cidades de Pekalongan e em Java Central.

Mesmo nos dias atuais o povo de Pekalongan, em particular, ainda tem uma forte crença em Dewi Lanjar. Por exemplo, se uma criança desaparece na praia, as pessoas acreditam que a criança foi levada por Dewi Lanjar. Diz-se que seu palácio está localizado na praia de Pekalongan, próximo ao rio Slamaran.

O nome "Lanjar" possui o significado de "mulher divorciada"; apesar de ter sido casada ela não teve filhos devido a morte prematura de seu marido.

Conforme as histórias, Dewi Lanjar teria sido uma princesa da cidade de Pekalongan, seu nome era Dewi Rara Kuning. Ela ficou viúva muito jovem porque seu marido morreu algum tempo depois do casamento. É por isso que Dewi Rara Kuning é então conhecida como Dewi Lanjar. Por causa disso, Dewi Lanjar decidiu deixar sua cidade natal para evitar ser consumida constantemente pela dor.

Na chegada ao rio Opak, ela encontrou o Rei de Mataram, Panembahan Senopati, junto com Mahapatih Singaranu. Dewi Lanjar expressou seu coração e disse que nunca se casaria novamente. Panembahan Senopati e Mahapatih Singoranu, ambos sentindo pena, aconselharam-na a ir para a praia do Sul e enfrentar a Rainha do Mar do Sul . Então eles se separaram. Dewi Lanjar rumou para a praia do Sul.

Durante a reunião, Dewi Lanjar implorou à Rainha que ela à escolhesse como sua filha, Nyai Loro Kidul não se importou. Um dia, Dewi Lanjar, com as tropas jinn (gênios ou espíritos sobrenaturais), recebeu a ordem de interromper e impedir que Raden Bahu abrisse a floresta Gambiren (agora localizada ao redor da ponte de Pekalongan e da aldeia Sorogenen). No entanto, Raden Bahu não foi afetado pelas tentações de Dewi Lanjar e os jinn. Incapaz de cumprir a tarefa, Dewi Lanjar decidiu não retornar a praia do Sul, mas solicitou permissão a Raden Bahu para poder residir em Pekalongan. Dewi Lanjar foi autorizada a ficar e governar a Praia do Norte, especialmente em Pekalongan, na Java Central.

/Hera - deolhonamitologia