Ausrine - A Estrela da Manhã
Na mitologia lituana, é tida como a estrela da manhã correspondendo ao planeta Vênus. Aurisne é dentro da sua mitologia a deusa da juventude e beleza, por esse motivo se torna rival de Saule, deusa do Sol. Saule tem bastante inveja do brilho de Ausrine porque ela é o terceiro astro que mais emite luz na terra ficando atrás apenas do Sol (Saule) e da lua ( Melunis), e também de sua beleza.
Essa rivalidade também tem outra origem, Melunis, esposo de Saule, havia se encantando por Ausrine com quem teve um breve caso, após essa traição Melunis foi punido por Perkunas, deus do trovão, um dos mais importantes deuses tanto da mitologia lituana quanto da letã. Mesmo com essa rivalidade entre as duas, Ausrine continua sendo fiel a Saule preparando todos os dias o caminho para que a deusa do Sol possa passar. Saule muitas vezes aparece sendo uma possível mãe de Aurine, dela e dos demais astros celestes do espaço.
Em outras versões do mito, Ausrine seria filha de Saule ( sol) e Melunis ( lua), nessa versao do mito seu pai aproveitou a saída de sua mãe para abusar dela, quando sua mãe voltou e descobriu o que havia ocorrido ficou muito furiosa e feriu Melunis no rosto com uma espada, dando assim origem as marcas que a lua hoje carrega.
Ausrine se equivale à grega Eos, em Roma Aurora, a védica Ushas e a letã Auseklis. Ela é a contraparte ou oposto de Vakarine ( estrela da noite). Todas as manhãs Ausrine prepara o caminho para a chegada de Saule na terra, e Vakarine cuida da noite para que Saule possa então descansar de suas tarefas. Ausrine é descrita como uma bela jovem de cabelos dourados como o sol, ela pode aparecer sobre três diferentes formas: como uma estrela no céu, como uma égua no mar e como uma bela donzela na terra.
De acordo com um mito lituano, um cara chamado José ficou extremamente fascinado com o brilho de Ausrine pensando ele que se tratava de um segundo sol, até que ele descobre que se tratava de uma bela donzela que aparecia no céu todas as manhãs iluminando o caminho para a deusa do sol então chegar. Através de um deus do vento do norte ele encontrou uma maneira de chegar na ilha passando despercebido pelo seu guardião, que era um valente touro que guardava a ilha; após sua chegada a ilha ele conseguiu se tornar um servo fiel de Ausrine cuidando do touro que protegia a ilha de invasores. Logo após a cristianização da Lituânia a imagem de Ausrine se fundiu com a imagem cristã da Virgem Maria. Dia 10 de Maio se comemora o dia de Ausrine na Lituânia.
/Hera - deolhonamitologia