Clãs Ciganos e suas Origens
Um clã constitui-se num grupo de pessoas unidas por parentesco e linhagem e que é definido pela descendência de um ancestral comum.
Mesmo se os reais padrões de consanguinidade forem desconhecidos, assim, os membros do clã reconhecem um membro fundador ou ancestral maior. Como o parentesco baseado em laços pode ser de natureza meramente simbólica, alguns clãs compartilham um ancestral comum "estipulado", o qual é um símbolo da unidade do clã.
Os clãs podem ser descritos mais facilmente como subgrupos. Alguns clãs são vinculados à linhagem masculina; por exemplo, os clãs do Leste Europeu, em especial a Romênia. Outros são vinculados à linhagem feminina. Ainda existem clãs "bilaterais", consistindo de todos os descendentes do ancestral maior, tanto da linhagem masculina quanto feminina.
Em diferentes culturas e situações, um clã pode significar a mesma coisa que outros grupos baseados em parentesco. Além destas diferentes tradições de parentesco, uma confusão conceitual adicional emerge do uso coloquial do termo.
O Clã dos Ciganos dos Caminhos
O clã dos ciganos dos caminhos, são muito solicitados para ver essas questões de finanças de negócios, é através dos jogos de baralho, que tomam as decisões necessárias a cada caso, eles são ligados à prosperidade financeira. Estão sempre falando de dinheiro e do valor de se ter os conhecimentos.
Eles têm conhecimento e potencial para influenciar com essa parte, para poder ter uma facilidade, para poder nos orientar nesta parte financeira, esse clã ele é feito de vários clãs tradicionais, de várias famílias importantes. E eles não se importam de às vezes caminhar a lugares, as vezes muito longe, para poder fazer as negociações, para trazer sempre uma parte muito boa de dinheiro, de lucro, são sempre muito abastados, sempre trabalha espiritualmente para aqueles que precisam de auxílio nos caminhos, para as pessoas que precisam de trabalho, pede para acender uma vela vermelha para eles.
Nos caminhos financeiros, que tenha equilíbrio entre o doar o melhor de si e também poder fazer um bom trabalho, traz esse equilíbrio para a pessoa que os busca.
O Clã dos Ciganos do Ouro
Os ciganos do Ouro tem uma ligação muito grande com as ligações financeiras, com as questões de dinheiro, dos estudos, do preparo, para o que você quer do trabalho, mas por que, que ele é diferente dos que abrem caminho?
Vamos para a essência do clã, porque aqui é o ouro que vende, relacionados à prosperidade do ouro, então a gente tem nesse clã também um trabalho junto à saúde, porque não adianta você ter e prosperidade, e não ter o equilíbrio necessário, o equilíbrio físico e espiritual para desfrutar disso tudo ou mesmo é aquela pessoa, que não teve esforço, não fez esforço para ter o que tem, e acaba não valorizando esse conforto, que é proporcionado. Os ciganos desse clã, tem uma beleza muito expressiva, gosto por coisas douradas, e de baús. Acreditam, que ouro atrai ouro, joia atrai joia, isso tudo vem, o nosso ouro é a nossa mente.
Então a gente trabalha junto ciganos do ouro com muito incenso, com especiarias, canela, girassol....
Trazendo o mental sempre limpo, mental de ouro, mental sempre pensando em coisas boas, ideias boas, energias e assim eles conseguem fazer tudo o que é necessário, para trabalhar para esse elemento é que é tão nobre quanto ouro.
O Clã dos Ciganos de Cura
Quando os ciganos de cura trabalham, trazem as energias curativas do universo e tem várias formas de atuação. São socorristas do astral, para quando aquele espírito acaba de falecer e necessita de um encaminhamento. Esses ciganos de cura são os indicados e curam também, através das energias curativas do universo as pessoas que estão estão sofrendo a falta deles. E precisam de poucas coisas para trabalhar, até porque sabem manipular energias com facilidade.
Trabalham com o coração, de forma física, o padrão vibratório e trabalham também com as curas emocionais, que são muito difíceis e espirituais. E outros espíritos, às vezes também chegam para a engrossar essa corrente do bem, e pode trabalhar com uma profundidade muito grande. Esses ciganos, eles vão atuar na mente da pessoa principalmente primeiro ajudando a dissipar aquelas energias, a diluir, de acordo com quem vai fazer o tratamento.
Pode usar especiarias, algumas essências comestíveis ou cosméticas, podem também utilizar águas, águas do universo, águas de rios, de chuva, de cachoeira, de mar, de poço, conforme a necessidade. Pode trazer uma parte de cura para a alma, através da própria espiritualidade, dando para aquela pessoa uma missão, para que ela se equilibre e se cure. Também com seus banhos, com curativos e sustentam as pessoas nesta hora de aflição.
O Clã dos Ciganos Anciãos
Então, nós podemos falar que os ciganos anciãos, são impares. Eles estão na maioria das vezes, tem uma luz infinita e uma força extraordinária e esse conhecimento que é passado por eles, é para ser utilizado sim, em benefício dos semelhantes, muitas vezes as pessoas falam que tudo que cigano faz é cobrado, eu digo que pode ou não ser cobrado afinal vivemos num mundo onde o metal é fator de suma importância, na vida de todos nós.
Quando as mulheres jogam, estão exercendo seu oficio mais sagrado, e deve ser cobrado sim, as pessoas que trabalham com a luz, realmente não tem preço. Os anciões sabem, que são os seus conselhos, que orientam a kumpania. Os conselhos de anciãos, sabem sobre ervas, banhos, magia, benzimentos, e eles vão ensinando aos mais jovens, eles são muito bons e também eles aprenderam nas suas andanças, a utilizar florestas e seus materiais.
Então são grandes conhecedores, das forças sagradas, para o problema que tiver naquele momento, os anciãos tem elevados níveis de consciência e eles conseguem contato com o sagrado com muito mais profundidade que todos nós, e principalmente os mais jovens que aprendem estas artes com eles. Toda a linhagem cigana é fechada, mas os anciãos são ainda mais fechadas. Por isso disponibilizam ensinamentos somente para os que desejam ardentemente aprender com eles.
O Clã das Ciganas Bruxas
O clã das ciganas Bruxas, eu ainda sempre falo que quando se fala de bruxaria, que tem uma ideia injusta, mas quando se fala bruxaria logo se pensa no clã de Cigano das bruxas, que elas fazem uso total do seu conhecimento.
Seu manancial mágico é da sua mão e conhecimento, e assim produz muitas ações mais profundas. Até produzir um certo medo no geral. E a cigana bruxa que pratica bruxaria e a bruxa que joga baralho cigano, também se vale dos nossos artifícios e magia, são mulheres femininas e conhecedoras da natureza. E podem exibir aos olhos de quem não conhece, os seus poderes, como pessoas que podem e fazem o curso sobrenatural, acontecer, aproveitando desses recursos para si mesmo ou para outras pessoas.
É uma semelhança, nesta linha de pensamento, porque no clã das bruxas, elas utilizam essas magias para melhorar suas vidas, para ter controle, são mulheres especiais que através desse poder mágico, dão auxílio aos familiares, aos amigos e compõe a sua clientela. Durante muito tempo, durante séculos, as pessoas tinham uma imagem errada da cigana bruxa. Desse clã de Bruxas como uma pessoa inferior. Mas elas são pessoas que trabalham com algo muito Digno, não colocando nada, nem ninguém acima delas, são mulheres guerreiras, mães solteiras e usam toda a força de pensamento. Elas costumam dizer que elas são Deusas.
O Clã das Ciganas Feiticeiras
O clã das ciganas feiticeiras, tem uma característica em geral muito conhecida, elas tem o dom e o poder da palavra. Tem capacidade de trazer a tona o melhor de cada um.
Estas sacerdotisas trabalham espiritualmente dentro destes princípios e põem em pratica, atraindo para si e para outros, o sucesso pessoal, o poder realizador, a beleza, e tudo o que for luz para os seus caminhos. Utilizam rituais próprios para cada ocasião, manipulando o etéreo para atingir seu objetivo. A feminilidade facilita a magística. São brilhantes, capazes e amigas, e livres de dogmas e do obscuro.
Uma mulher livre é aquela que não se importa com a sociedade, com o que as pessoas vão pensar, não se importa de fazer o que realmente tem vontade, ama dar e receber prazer. As Bruxas e Ciganas Evorianas são sacerdotisas que não se prendem a conceitos, e muito menos ao que venha dizer seus vizinhos sobre sua postura diante do mundo. Somos seguras de atos e pensamentos. Após avaliar, temos capacidade de saber tudo o que gostamos, com isso fazemos sempre o que é bom, o que nos trás luz. E atraímos isso pelos princípios inteligentes, com estratégia, com esforço, e, sobretudo com magia. Sempre será no intuito de se sentir cada vez melhor e poder auxiliar os que nos buscam..
O Clã dos Homens do Deserto
Diz uma lenda muito antiga, que os ciganos nas suas andanças pelo mundo, aprenderam a viver, nas caminhadas pelo Oriente, junto com os ventos. Andavam bailando junto com as areias, e as marcas de seus pés eram gravadas na alma de cada um.
A jornada do Povo do Deserto é intrínseca de um povo comedido, mas alegre de suas difíceis conquistas. Com a presença dos muitos véus, a passagem deste povo trás a magia do verdadeiro sentido da Magia realizada de corpo e alma seja para o que for, os ventos e seus avisos através de sinais característicos, fazem surgir do fundo da alma a resistência, que justifica a trajetória deste povo pelo mundo.
Os Ciganos chegaram ao mundo árabe por volta do século IX. Muitos desses Ciganos tornaram-se muçulmanos e aprenderam costumes e danças árabes, mas mantendo também o seu estilo.
O bailado Cigano árabe tem como principal elemento a água, que rege nosso ventre e, por isso, nesse bailado fazemos muitos movimentos de quadril. Assim, os cintos de moeda são muito apropriados, pois deixam a barriga adornada e fazem um som especial, desenvolvendo cada vez mais o estilo original de sua dança ao acrescentarem elementos das diferentes culturas com quem tinham contato.
O Clã dos Kakus
Os Kakus protegem os mantenedores da família, os que saem de casa para buscar o sustento da família, protege contra forças astrais que não são positivas, busca resolver os casos mais urgentes, pois sabe do tamanho de sua força. Protegem os animais, os desesperançados, os que sofrem injustiças e os que estão em tratamento de saúde física e astral.
A família é a base da organização social dos ciganos, havendo hierarquia rígida no interior dos grupos. O comando normalmente é exercido pelo homem mais capaz, uma vez que os ciganos respeitam acima de tudo a inteligência.
Este homem pode ser um Kaku, e representa a estrutura na Krisromani, uma espécie de tribunal cigano formado pelos membros mais respeitados de cada comunidade, com a função de punir quem transgride, a rígida ética cigana.
O misticismo e a religiosidade fazem parte de todos os hábitos da vida cigana. A maior parte deles acredita em um único deus (Dieula ou Bel) em eterna luta contra o demônio (Deng). Normalmente, assimilam as religiões do lugar onde se encontram, mas jamais deixam de lado o culto aos antepassados, o temor dos maus-olhados, a crença na reencarnação e na força do destino (baji), contra a qual não adianta lutar.
O Clã das Ciganas Encantadas do Amor
A cigana sabe que a partir do momento em que ela se descobre como Mulher, as possibilidades de encantar a quem quiser é real. Nós temos a certeza de sermos Atrativas sem ser vulgar e, como sabemos Mulher tem que saber ser Mulher, isso gera o encanto e o poder que as ciganas tem. E dentro desta energia de pensamento, sua força atrativa esta funcionando. Saiba que não é pensar somente, a afinidade mental, emocional e sexual garante você como pessoa atraente, interessante e desejada. Atração se cria, se inspira, não tenha medo da Deusa, da Cigana linda que mora dentro de você!
A mulher cigana sabe que a partir do momento em que ela se descobre como Mulher, todas as possibilidades de encantar a quem quiser é real. Nós temos a certeza de sermos Atrativas sem ser vulgar e na sabedoria antiga, como sabemos Mulher tem que saber ser Mulher, nem executora de tarefas, e nem mãe do par, isso gera o encanto e o poder que as ciganas tem.
Atração se cria, se inspira, não tenha medo da Deusa, da Cigana linda que mora dentro de você! Se você se auto avalia com todos estes cuidados, você estará em condição de poder praticar a Arte da Sedução, que as ciganas aprendem desde a mais tenra idade, e avaliar se aquele relacionamento que você vivencia neste momento é satisfatório para suas aspirações futuras.
O Clã dos Artistas
Vamos falar agora do clã de artistas, o primeiro Cigano que chegou aqui em 1568, foi João de Torres ele chegou entrou e os artistas ciganos. Eles vieram para o Brasil junto às esquadras de D. João, que eram artistas, cantores, bailarinos, atores, os que faziam o papel do bobo da corte, e poetas e vários outros. Porque alguém tinha que divertir a corte portuguesa no Brasil e eles foram trazidos para fazer essa diversão da corte, e foram alojados numa grande praça, que se chama Campo da República, muitos anos atrás, era chamada de Campo de Santana, e os são ciganos que são merecedores de nosso respeito.
São vistos como detentores de uma grande sabedoria porque tem uma experiência de vida muito forte. Seus conselhos são ouvidos e a voz do conhecimento que é apreendido são passados pela transmissão oral dos ensinamentos e das tradições.
Possuem lugar de destaque nas cerimônias atuando também junto às pessoas que não são ciganas, são muito talentosos e uma das coisas que pode-se falar também sobre os artistas ciganos, é que geralmente eles conseguem uma força muito grande em suas atuações, justamente por trazerem as suas dores para o palco ou para o canto ou até mesmo para a escrita.
O Clã dos Cuchilleros (Leia-se Cutchileros, que significa Ourives)
Desde o início da colonização, o ouro ocupa lugar destacado na sociedade brasileira por ser o metal preferido para a ornamentação de casas e igrejas. Mas não existem jazidas de prata no país, o que faz com que ela seja trazida do México, da Espanha e do Peru e trocada no Brasil por tecido, açúcar e também por escravos africanos.
De qualquer modo, sinais do surgimento de uma ourivesaria brasileira original começam a ser notados, em boa medida devido ao grande número de ajudantes ciganos conheciam da Europa os processos de fundição de metais. Os ourives ciganos acabam por criar objetos que passam a ser considerados típicos, como as pulseiras e o famoso trile.
As primeiras peças famosas de que se tem notícia são romenas, do século XII. Em Portugal, elas se tornam populares a partir do ano de 1688. Como boa parte da ourivesaria colonial brasileira está a cargo de ciganos, que trabalham clandestinamente, muitas das peças nacionais não possuem identificação.
souciganadealmaesmeralda